Página Correio Esportes

segunda-feira, 25 de março de 2013

Voluntário ou explorado?

Terminaram no dia 17/02, as inscrições para seleção de “voluntários” da International Federation of Association Football – FIFA para a Copa das Confederações. Milhares de jovens se inscreveram com a ilusão de encontrar aí uma “oportunidade profissional”, de “qualificação” ou uma oportunidade para “troca de experiências”, termos utilizados pelo Governo e pela FIFA na propaganda da seleção. 

O “Trabalho voluntário” é um trabalho não remunerado, que geralmente conta com aqueles que se dispõe para realizar algum tipo de tarefa com determinada função social. Por exemplo, se ocorre um deslizamento ou uma enchente é comum que sejamos voluntários para ajudar uns aos outros, tendo como principio básico a solidariedade. No caso do “trabalho voluntário” prestado a FIFA, não existe função social, alegada neste programa a não ser “fazer a melhor copa do mundo”. 


A FIFA é declaradamente privada, e embora reivindique para si o título de organização sem fins lucrativos ela tem lucros astronômicos nos eventos que “promove”. Na copa da África do Sul lucrou 4,7 bilhões, e estima ter um lucro liquido próximo dos 6 bilhões de dólares na Copa de 2014! Mesmo lucrando bilhões, a FIFA tem a audácia de utilizar o trabalho voluntário, no lugar de mão de obra devidamente remunerada. 

E o governo brasileiro, não só permite, como apoia e ajuda a organizar o trabalho voluntário através de um programa do ministério dos esportes! Como se não bastasse, os gigantescos investimentos públicos para a construção de estádios, verdadeiros elefantes brancos, que na sequência serão entregues nas mãos da iniciativa privada. Também tem os incentivos dados pelos governos: federal, estaduais e municipais deixaremos de arrecadar aproximadamente 600 milhões de dólares com a isenção de impostos concedidos a FIFA.

A partir das cifras citadas, podemos nos perguntar: O trabalho que milhares de jovens brasileiros prestarão na Copa das Confederações e também na Copa do Mundo. É trabalho voluntário ou a FIFA com o consentimento do governo está explorando o povo brasileiro? Responda quem souber...

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.