Página Correio Esportes

sexta-feira, 8 de março de 2013

Origem do Dia Internacional da Mulher.

O dia 8 de março é, desde 1975, comemorado pela Organização das Nações Unidas – ONU, como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram trancadas na fábrica onde, e foi ateado fogo pelos proprietários, e 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Essa entidade tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. 



Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de votar. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, homenagear àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como "Dia Internacional da Mulher".

Por isso, neste 8 de março ainda há um longo caminho de luta pelo respeito às mulheres, mas podemos avançar juntos, mulheres e homens, do campo e da cidade. Para isso, é preciso, desde nossas famílias, cultivar o espírito do respeito à diversidade que nos faz fortes. Feliz dia das mulheres com muita luta e busca pela dignidade das mulheres. 

Carinhosamente Coletivo de Mulheres da APAFEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.