Página Correio Esportes

sábado, 15 de junho de 2013

Começaram as aulas da 2ª Turma de Instrutores em Informática

Começou no dia (08/06) e acontecem até final de março de 2014, as aulas da 2ª Turma de Instrutores em Informática, oferecidas através do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, mantido pela APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).

O curso é dirigido a adolescentes e jovens, integrantes dos projetos sociais da Associação Vital e da APAFEC, 25 estudantes estão matriculados. Já foram desenvolvidas várias atividades entre elas, curso sobre comunicação para organizações sociais, sessão de cultura popular, lançamento do livro sobre o Contestado entre outras.

As aulas acontecem nos finais de semana, na Sala de Inclusão Digital da APAFEC (bairro São Miguel – Fraiburgo SC), são ministradas por educadores do coletivo da instituição e por professores convidados. O curso tem por objetivos preparar os adolescentes para atuarem como multiplicadores de informática no Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes e também contribuir com a formação integral dos matriculados. 



Obs. Matéria produzida coletivamente pelos estudantes, durante a aula do dia 15/06.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Neymar e a espetacularização do nada!

Apesar do tempo que já passou, vale a pena ler o artigo abaixo, pois o considero este artigo atemporal, por isso resolvi publicá-lo. Boa leitura!

Não era o homem pisando na Lua; era Neymar irrompendo o Camp Nou na apresentação oficial do Barcelona. Mas, para a imprensa brasileira, que nos últimos anos se dividiu em endeusar ou criticar severamente o jogador, era necessário ir além. Criou a editoria “Apresentação de Neymar”, em que cada detalhe ganhou uma comoção desmedida: a chegada ao aeroporto, a roupa do jogador, as Neymarzetes espanholas, as caras e bocas da namorada global, as imagens exclusivas do exame médico.

Os portais exibiram uma espécie de “tempo real” para cobrir o insignificante. Neymar almoçando na concentração, funcionários do estádio entregando copos de água aos torcedores, imagens incríveis do placar eletrônico. Em alguns momentos, parecia que estávamos diante de um conclave futebolístico. A cada minuto, uma atualização qualquer, desprovida de qualquer relevância.


Em um programa de TV, um debate acalorado sobre o número da camisa que usará o “astro brasileiro”. Só faltou consultarem um numerólogo para engrandecer a discussão. Em outro, o descritivo completo da primeira refeição de Neymar em Barcelona. Outro portal cobrava a participação das fãs no Twitter, pedindo a elas que registrassem em fotos a paixão pelo ídolo.

É possível notar ainda que a espetacularização não é exclusividade nossa. Os próprios veículos espanhóis exploraram a chegada de Neymar como o acontecimento do ano. Mas do lado de cá, a impressão é de que estamos apresentando para a Europa nossa melhor mercadoria, o menino dos gols de ouro, o jovem talento que precisou ultrapassar os limites sul-americanos. A imprensa brasileira adotou a postura de uma mãe orgulhosa, com lágrimas nos olhos, acompanhando os últimos passos do filhote sob a sua tutela.

Neymar não é só o maior jogador brasileiro da atualidade, mas também o de maior exposição e retorno publicitário. E a sua trajetória no Brasil muitas vezes se assemelhou a um comercial sem fim, sempre em busca do gol decisivo, do drible perfeito e do holofote mais bem posicionado. Agora, em solo europeu, surge a dúvida inevitável: será só mais um, ou o maior de todos? E aqui estaremos sedentos por curiosidades que virarão notícia. O que come por lá? Com quem divide o quarto na concentração? Como a namorada está se adaptando ao clima? Um boletim periódico sobre o nada. Um nada absoluto capaz de promover a paixão por algo que nem o torcedor sabe ao certo o que vem a ser.

Tomado do Blog:



Imagem:

Copas e as mazelas sociais do Povo Brasileiro!


Neste final de semana começa a Copa das Confederações 2013, com 8 seleções, entre as quais a nossa seleção canário. Seis Estádios serão utilizados! A Fédération Internationale de Football Association – FIFA e os grandes meios de comunicação vêm forçando a barra, para que chamemos os Estádios de “Arenas”!

Entre os Estádios utilizados estão: 
Mané Garrincha (em Brasília), com capacidade para 62.547 espectadores, custo da obra 1,015 bilhão de reais; 
Castelão (em Fortaleza) que consegue acolher até 64.846 pessoas, o custo das obras 518,6 milhões de reais; 
Fonte Nova (em Salvador) com capacidade para receber 55 mil torcedores, o custo das obras 591 milhões de reais; 
Mineirão  (em Belo Horizonte) pode receber 70 mil espectadores, é o segundo maior estádio do Brasil, custo das obras 666,3 milhões de reais;
Pernambuco (em Recife) tem capacidade para 46 mil torcedores, custo das obras 529,5 milhões de reais;
E o Maracanã  que é o maior estádio do Brasil, com capacidade para 76.935 torcedores e custou mais de 1,120 bilhão segundo fontes extraoficiais.


Os investimentos realizados nos 6 estádios da competição com inicio nesse final de semana, totaliza  4,440 bilhões de reais, 100% desse dinheiro é publico, ou seja, de todos nós! Por isso, torna-se impossível não nos perguntarmos: E se esses mais de 4 bilhões de reais, fossem investidos em saúde? Quem sabe em educação? Ou ainda em um profundo plano de urbanização das favelas espalhadas por esse país continental? Qual o custo benefício da Copa das Confederações e do Mundo, para a grande maioria da população brasileira?

Podemos concluir então, dinheiro existe, o que falta é vontade política, no poder executivo e no legislativo (nos municípios, estados e na união) para resolver as mazelas sociais que assolam a população brasileira!

Imagem 1:

Imagem 2:

Você também pode adquirir o seu Blusão da APAFEC personalizado!

A Malharia Pegoraro e a APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) fecharam mais uma parceria! Agora para a confecção do Blusão da APAFEC (arte abaixo), a parceria tem dois objetivos, divulgar as ações e projetos da APAFEC e também arrecadar recursos financeiros para o CECAP (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular).

O dinheiro arrecadado com a venda de cada Blusão da APAFEC será investido da seguinte maneira: Pagamento das despesas junto a Malharia Pegoraro, e as sobras no pagamento do empréstimo realizado junto a CRESOL Fraiburgo, em agosto de 2010 para a aquisição do imóvel onde será instalado o CECAP, situado na av. Pedro Gianello nº 1422, em frente ao portão principal do CAIC.  


O Blusão da APAFEC será confeccionado em malha “adidas” peluciada, personalizado com o nome de cada pessoa (arte acima). A Malharia Pegoraro repassará as blusas a preço de custo! Cada integrante dos projetos sociais ou amigos e amigas da APAFEC poderá adquirir a sua divulgar a entidade e ajudar a construir o CECAP. São três faixas de valores:
Tamanhos: 06, 08 e 10 – R$ 44,90;
Tamanhos: 12, 14, 16 – R$ 54,90;
Tamanhos: P, M, G, GG e XGG: 64,90.


Para encomendar o seu Blusão da APAFEC personalizado, faça contatos pelos fones: (0**49) 9111 – 6453 (vivo), 8418 – 3450 (oi) ou 9931 – 6598 (tim) e também pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rápidas do Esporte Fraiburguense!

O FEC deixou escapar a vitória sobre a Copercampos, no ultimo domingo em casa. Vencia por 1 x 0, até os 43 minutos etapa final. Em pouco mais de 5 minutos sofreu dois gols, e agora contabilizada duas derrotas e uma vitória no certame estadual de amadores!

“No esporte profissional, no esporte amador de alto rendimento e no de médio/baixo praticado na região, é fundamental o planejamento para se obter conquistas”, ouvi essa palavras do educador físico Paulo Eduardo Gonçalves da Silva (popular Tico-tico).