Página Correio Esportes

terça-feira, 15 de agosto de 2017

“Causas Comuns, Pessoas Comuns: A Nova Face da Política”.

Por Mário Henrique Vicente
Segundo pesquisa do instituto Ipsos, mostra que, após um ciclo de acirramento da polarização política no País, há uma ânsia por iniciativas de conciliação. Nada menos do que 88% dos entrevistados concordam com a afirmação de que “as pessoas deveriam se unir em torno das causas comuns, e não brigar por partido A ou partido B”. Parcela similar considera que “brigar por partido A ou B faz com que as pessoas não discutam os reais problemas do Brasil”.
De Fato, quando vejo as últimas movimentações, amparadas pela jovem Tatiane Bartolomeu, um grupo de moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, com apoio, sempre presente, da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), na regularização fundiária, percebe-se, claramente que a perspectiva (e expectativa) dos cidadãos mudaram.
Para mim, a única surpresa é a falta de percepção de alguns políticos, de que as coisas mudaram.  Sempre vi no agente político um ser sensível aos reclamos sociais, já que sempre presente nas comunidades. Mas me causa calafrios a teimosia e insistência em não participarem, ativamente (sim, ativamente. Microfone não conta!) dos debates e das questões socialmente relevantes. E o pior de tudo é que, diante de tanto barulho que a sociedade tem feito (redes sociais, passeatas), parece que a maioria se recusa a compreender a nova política e suas novas abordagens. Que mal é esse, que neutraliza os agentes políticos de todos os reclamos?
Como diria o caboclo do Frai: Se não aprender pelo amor, vai aprender pela dor. Qualquer agente político que não se envolver – sem demagogia – as causas sociais, será uma das vítimas das causas sociais, na próxima eleição.
______

Sobre o autor: Mario Henrique Vicente é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo.

Obs.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em  Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Publicado originalmente no JORNAL CABOCLO
Publicidade/ Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do 
                 Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.