Página Correio Esportes

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Moradores/as dão aula de cidadania e governança comunitária ao reformar parquinho na comunidade Nossa Senhora Aparecida

Crianças aproveitam um dos brinquedos reformados
Foto de divulgação 
As moradoras, moradores e amigos/as do bairro Nossa Senhora Aparecida deram uma grande aula de cidadania e governança comunitária ao reformar o parquinho na comunidade abandonado há vários anos pelo poder público fraiburguense, pois além de exigir que o poder público reformasse o espaço, fizeram sua parte.
Mobilizaram pessoas para reuniões, decidiram coletivamente quais as necessidades mais urgentes da população do bairro e elencaram três prioridades, entre as quais, a reforma do parquinho, protocolaram pauta de reivindicações no paço municipal, as quais ainda não foram atendidas pela atual chefe do poder executivo.
Tornaram-se a se reunir e decidiram fazer por conta própria. Em um final de semana fizeram a roçada, em outro reformaram e pintaram os brinquedos existentes no local, para isso, mobilizaram pessoas que roçaram, que fizeram o serviço de carpintaria, o trabalho de pintura, além de buscar junto à iniciativa privada doações de madeira, tinta, pregos...
Conforme relato de moradores do bairro, na segunda-feira posterior ao segundo final de semana de trabalho voluntário, mais de 30 crianças da comunidade utilizaram os brinquedos e o espaço de lazer comunitário.
O fato me fez lembrar uma fala do deputado estadual Padre Pedro Baldissera (reserva moral da política/partidária catarinense), durante a inauguração da Biblioteca Comunitária Alisson Zonta em 17 de maio de 2013, na presença de mais de 350 convidados/as, quando ele disse: “Meu sonho quando fui prefeito de Guaraciaba no extremo oeste do nosso estado, era poder contar com entidades como as duas mantenedoras dessa biblioteca”.
Recordei-me da fala acima, pois creio que a atual prefeita deve se sentir privilegiada por ter no município de Fraiburgo, um caldo social substancial formado por várias instituições entre as quais a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, que está dando uma verdadeira aula de cidadania e governança comunitária! Pois, estão apontando as necessidades e as prioridades de uma das comunidades mais carentes do município, além disso, estão movimentando pessoas para ajudarem a resolver problemas históricos daquele bairro.   
Parabéns, aos moradores/as, amigos/as e aliados/as da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, sigam promovendo a cidadania plena e a governança comunitária tão necessária para a renovação do sistema político/partidário/eleitoral em nosso município, estado e país, sistema este carcomido pelos interesses excêntricos de grupelhos que não representam os interesses coletivos!


Por Jilson Carlos Souza, educador popular e liderança comunitária!

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesedebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.