Página Correio Esportes

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Canção destaca história, trabalhos e ações sociais da Apafec

Pedro Pinheiro, João Carlos e Sergio Moraes durante o
lançamento da música da Apafec
A composição musical começa falando de “Gentes que trilham caminhos da educação popular / Carregam no seu olhar a mística bonita da organização / Cidadania em construção fazendo sua história andar / A busca do emancipar releva-se o jeito da nova canção”.
Uma abertura que sintetiza o perfil e alguns dos ideais propagados há 15 anos pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) em Fraiburgo e região. “Gerando cidadania e construindo sonhos”, canção composta por Pedro Pinheiro, busca “falar das ações desenvolvidas pela Apafec, Esporte bem legal, Mateada, Artesanato, etc. Também citar as pessoas e a que a mesma atinge: crianças, adultos. Falar que o trabalho é feito, construído, por pessoas da própria comunidade onde ela está inserida”, diz o autor.
O cantor e compositor Pedro Pinheiro (Foto: Marcelo Ferreira/ICPJ)
“Num segundo momento”, o músico destaca, o propósito da canção é “citar Paulo Freire. E se quem não o conhece ouvir a música, ao menos que fique interessado em saber quem é o educador. A música, acredito, busca instigar as pessoas a saber um pouco sobre a Apafec, mas também sobre o que é Educação Popular e quem foi Paulo Freire”.
Como sugere a leitura e audição dos versos “Na voz do educador, profeta da libertação / Trabalho, ação-reflexão, palavras que fazem pensar / É o jeito de se caminhar, realidade em transformação / Conhecendo de fato o chão onde a gentes podem pisar”. Para ouvir a canção clique aqui!

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesedebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.