Página Correio Esportes

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Treine no calor para melhorar o desempenho

Estudo aponta ganho de performance após alguns dias correndo sob temperaturas mais elevadas
Com a chegada do verão, os treinos ao ar livre começam a ficar mais difíceis. O calor acaba aumentando o cansaço e, por isso, muita gente opta por horários alternativos para os exercícios mais cedo ou mais tarde do que o normal ou aposta na academia para manter a forma.
Um novo estudo, desenvolvido por especialistas do Hospital Aspetar, no Catar e publicado no periódico científico Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, traz um ponto de vista positivo sobre atividades físicas em dias mais quentes.
De acordo com os pesquisadores, duas corridas por semana no calor são suficientes para aumentar o volume de plasma no sangue, o que resulta na melhora do desempenho. Para uma adaptação completa, no entanto, é preciso algum tempo nessa rotina e o verão é a época ideal para fazer isso.
Logo nos primeiros treinos, os cientistas indicam que a temperatura do corpo na região do coração cai um indício de aclimatação. Com o passar das semanas, o suor diminui e o preparo físico para encarar o calor melhora. Isso representa que, para voltar a se cansar tanto quanto nos primeiros dias, será preciso correr mais.
O volume de plasma atinge um platô após duas semanas. Para os pesquisadores, isso ocorre a partir do momento em que o corpo se adapta às mudanças climáticas. Correr por uma hora, em um determinado ritmo e uma temperatura padrão, no início, é algo estressante para o organismo, mas ele acaba se acostumando.
A solução para manter o volume de plasma sempre elevado, segundo os cientistas, é tentar manter a temperatura do corpo sempre um grau mais alto do que a média básica. Ou seja, independentemente do calor externo ou da velocidade imposta durante o treino, o caminho é tentar controlar a temperatura corporal.
É claro que você não encontrará ninguém correndo com um termômetro nas axilas. Por isso, a sugestão dos autores do estudo é que você mantenha uma frequência cardíaca durante o treino. Dessa forma, vai perceber que consegue correr mais rápido mesmo mantendo uma mesma quantidade de batimentos por minuto (BPM).

Por: Olavo Guerra - São Paulo


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.