Página Correio Esportes

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Estudantes da APAE de Fraiburgo tem ano movimentado no esporte

Para os estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Fraiburgo o ano de 2015 foi bastante movimentado quando o assunto são as atividades esportivas. Além das atividades físicas cotidianas os estudantes da APAE tiveram a oportunidade entre abril a novembro de 2015 de participar de cinco eventos esportivos. Foram os seguintes eventos esportivos que os estudantes da APAE de Fraiburgo tiveram a oportunidade de participar:

Amistoso de bocha com a APAE de Arroio Trinta
Estudantes e educadores/as das APAE's de Fraiburgo e
Arroio Trinta na cancha de bocha do Sintraipel
    Dia
14 de abril foi realizado na cancha de Bocha do Sindicato dos Trabalhadores do Papel de Fraiburgo (SITRAIPEL), o amistoso de bocha entre estudantes das APAE’s de Fraiburgo e Arroio Trinta, as disputas foram realizadas somente no naipe masculino e foram realizadas duas partidas, com os seguintes resultados: 1º jogo: Arroio Trinta venceu pelo placar de 12 x 09. Na segunda partida os estudantes da APAE de Fraiburgo se recuperaram e empataram o jogo em 06 á 06.

Parajasc em São Miguel do Oeste
Estudantes e educadores/as da APAE de Fraiburgo no Parajasc em
São Miguel do Oeste
11 estudantes da Escola Especial Maria Frey, participaram entre os dias 25 a 29 de abril da 11ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) realizado na cidade de São Miguel do Oeste. Os jogos contaram com delegações de 62 municípios catarinenses que inscreveram 1.700 paratletas. Entre os participantes estão atletas com deficiência física (DF), auditiva (DA), visual (DV) e intelectual (DI), os estudantes/atletas disputaram 12 modalidades esportivas.
Fraiburgo participou nas modalidades de bocha masculino e feminino, tênis de mesa individual e dupla, no atletismo nas seguintes provas: Arremesso de peso masculino e feminino; Corrida de 100 e 200 mts rasos no naipe masculino; e Salto em distancia também no masculino. O educador físico Fabiano Gonçalves Dias ressalta que essa foi à primeira vez que os estudantes da APAE de Fraiburgo participaram no Parajasc.
A participação dos atletas/estudantes foi considerada boa e foram obtidas as seguintes colocações: bocha feminina 10º lugar, na prova de 200 metros masculina, Diego Tavares conquistou o 7º lugar no Geral. Para participar da 11ª edição do Parajasc a APAE contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Fraiburgo que forneceu o transporte.

Amistoso de tênis de mesa com a APAE de Correia Pinto
      No dia 10 de agosto, alguns estudantes da APAE de Fraiburgo, foram até a cidade de Correia Pinto (planalto serrano catarinense) para participarem de amistoso na modalidade de tênis de mesa com estudantes/atletas daquele município, os jogos aconteceram na categoria individual e em duplas. No individual Fraiburgo foi vencido por 03 á 01, em duplas os fraiburguenses equilibraram o confronto, porém foram vencidos outra vez pelo placar de 03 a 02.

4º Torneio de Bocha Rafa Wollo em Pomerode
Estudantes e educadores/as da APAE de Fraiburgo em Pomerode
Entre os entre dias 29 e 30 de agosto a APAE de Fraiburgo participou do 4º torneio de Bocha Rafa Wollo, no masculino e feminino. O evento foi realizado pela APAE de Pomerode naquela cidade. Os resultados obtidos foram os seguintes: 6ª colocação no masculino e vice-campeão no feminino perdendo na final para atual campeã dos Parajasc a equipe de Jaraguá do Sul.

Amistoso de bocha com a APAE de Videira
Estudantes e educadores/as das APAE's de Fraiburgo e Videira
amistoso realizado na Comunidade Farroupilha.
Aconteceu na sexta-feira (13/11), amistoso de bocha feminina e masculina entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Fraiburgo e Videira, o encontro esportivo foi realizado na cidade Videira/SC e esteve sob a orientação dos educadores físicos Gustavo Costenaro Brandalise e Fabiano Gonçalves Dias.
A equipe masculina de Videira foi à vencedora com a pontuação 24 a 16, já no feminino a vitória foi da equipe fraiburguenses pelo placar 24 a 22. “O amistoso terminou empatado e todos foram vencedores, pois, segundo os educadores, durante os jogos foi possível perceber o desenvolvimento cultural, físico e social dos atletas, é muito importante também proporcionar a troca de experiência entre os nossos estudantes, o amistoso serviu ainda para a interação entre as APAE’s da região”. Comentam os educadores.

Objetivos
A participação em jogos e nos amistosos citados acima tem por finalidades favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais. Além disso, oferecer aos estudantes/atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas proporcionando a aquisição de experiências que enriqueçam seus conhecimentos e facilite sua relação com o meio em que vivem, dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania.

Felicitações
      O Blog Esportes em Debates parabeniza todos/as atletas envolvidos, os educadores em especial o educador físico Fabiano Gonçalves Dias pela participação nos eventos relatados acima e também pelas conquistas em 2015. Colocamo-nos a disposição para seguir divulgando as atividades esportivas da APAE de Fraiburgo em 2016. 

Com informações e fotos de Fabiano Gonçalves Dias.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.