Página Correio Esportes

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

PADRE VILSON GROH E JOÃO PEDRO STÉDILE ABREM O 2º CONGRESSO NACIONAL DO CONTESTADO, NO DIA 23 DE AGOSTO

De 23 a 26 de agosto de 2021, acontece o 2º Congresso Nacional do Contestado, evento visa divulgar, promover, debater e popularizar ações e pesquisas desenvolvidas na e sobre a Região Vale do Contestado – local onde ocorreu a Guerra do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916.

A abertura do evento acontece na segunda-feira, dia 23 de agosto, às 19h00min, e vai contar com uma mesa-redonda sobre desigualdades no campo e na cidade. A atividade de abertura terá a participação do Padre Vilson Groh, integrante do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Florianópolis e presidente do Instituto Padre Vilson Groh. O religioso vai abordar sua experiência em ações educativas e assistenciais em periferias da capital – buscando enfatizar a justiça social e a redução de desigualdades – pano de fundo das ideias que nortearam a criação do Congresso do Contestado.

A mesa de abertura também contará com a presença do economista João Pedro Stédile, ativista social, fundador e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e autor de cinco livros. Stédile fará um panorama das questões agrárias sobre a ocupação do território rural no Brasil, pobreza, desigualdade e questões sociais no campo, discutindo possibilidades para uma distribuição de terras de modo equânime, pautado em um modo de vida sustentável nos aspectos econômicos, político-sociais e ambientais. 

A conferência de abertura com o Padre Vilson Groh e João Pedro Stédile terá a mediação do professor Paulo Pinheiro Machado, doutor e pós-doutor em História e docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A escolha dos nomes levou em conta a relevância de sua atuação em prol da redução de desigualdades sociais ou o destaque na produção científica e cultural relacionada ao tema.

Às 18h30min, antes a mesa-redonda de abertura, será exibido o documentário sobre a Invernada dos Negros, que retrata o modo de vida, a luta e a resistência dos Quilombolas na Região Vale do Contestado.

Ao longo da semana, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a programação do Congresso contará com 13 palestrantes de diversas áreas, distribuídos em 6 mesas-redondas e 4 Grupos de Trabalhos (GTs), em que os artigos serão apresentados e debatidos pelos participantes. Confira a programação completa e como fazer sua inscrição CLICANDO AQUI!

Com informações e imagem: IFC Câmpus Videira

Publicidade/BED

Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates, há 10 anos, fazendo Comunicação e Esporte em Coletivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.