Página Correio Esportes

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

IFC oferta 2.425 vagas gratuitas em cursos técnicos! 160 Vagas são em Fraiburgo.



A criação do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Fraiburgo é fruto da mobilização popular (leia matéria na integra sobre o assunto abaixo). A Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) foi uma das 21 instituições que participou da mobilização da comunidade, quando do processo para federalização do Ceproff.

Começam hoje (01/09) e vão até 14 de outubro, as matriculas para uma das 2.425 vagas em 21 cursos técnicos (Integrado, Concomitante, Subsequente) distribuídos em 14 unidades do IFC instaladas no estado catarinense. Em Fraiburgo serão oferecidos os seguintes cursos e vagas:
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Integrado ao Ensino Médio: 80 vagas, período integral;
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Subsequente para que tenha concluído o Ensino, período noturno 40 vagas;
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: Subsequente para que tenha concluído o Ensino, período noturno 40 vagas.

Para ter mais informações sobre os cursos clique no link a seguir:


Coletivo de 21 Organizações Sociais do Contestado Apoiam a Federalização do CEPROFF
Aconteceu em Fraiburgo no dia 19/03/2009, a Audiência Pública para tratar do ensino técnico profissionalizante e ensino superior em Fraiburgo, mais precisamente a federalização do CEPROFF tornando-o uma extensão do IFET (Instituto Federal de Ensino Tecnológico) de Videira. A Audiência que foi organizada pela comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa contou com expressiva participação popular.

Fizeram-se presentes vários representantes dos Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações e Escolas, a audiência também contou com a participação de muitos estudantes vindo das escolas de ensino médio de Fraiburgo, destacamos a presença dos estudantes de magistério da Escola Estadual Gonçalves Dias e da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz.

Na audiência presidida pelo Deputado Estadual Pedro Uczai (PT), aprovou-se por unanimidade a Federalização do CEPROFF em um sistema de sessão por 25 anos, ou seja, o Governo Federal utilizará a estrutura do CEPROFF por 25 anos oferecendo cursos Técnicos e Superiores gratuitamente. Também se tirou como encaminhamento o agendamento de uma nova audiência pública para debater-se quais cursos será oferecido em Fraiburgo pelo IFET.

Nas várias intervenções dos representantes da comunidade civil organizada, ficou clara a necessidade do ensino público, gratuito e de qualidade em Fraiburgo. Além disso, um coletivo de 21 organizações sociais da Região do Contestado apresentou proposta para os cursos técnicos e de ensino superior nas modalidades de bacharelatos e licenciaturas. A proposta de curso do coletivo de organizações sociais é a seguinte: Ensino Médio: Técnico em Fruticultura com ênfase em Vitivinicultura, técnico em Informática, técnico em Construção Civil e o Técnico em Saúde Comunitária. Bacharelatos: Comunicação Social e Enologia. Licenciatura: Ciências Agrícolas com ênfase em Agroecologia e Ciências Sociais, Química e Arte Cênica.

Para o educador Matheus Morh as indicações dos cursos mencionados acima, são fruto de um profundo processo de discussão e atende algumas das principais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da região do Contestado.

Outro ponto importante da audiência foi à constatação feita pelo educador Jilson Carlos Souza, o mesmo lembrou aos presentes que a atual secretária da educação do município de Fraiburgo, não se fazia presente na audiência e tampouco mandou representantes ou justificou sua falta.

O educador também solicitou providências e atenção com a Escola Agrícola 25 de Maio, pois segundo o ele essa escola precisa ser devidamente respeitada pelo poder publico local, pois tem mais de 20 anos de história e atualmente as estradas de acesso à mesma estão dificultando a chegada dos estudantes até a escola para participarem das atividades pedagógicas curriculares. Para concluir o educador mencionou que a Escola Agrícola 25 de Maio conta com um coletivo de 300 estudantes e 30 educadores, entre as várias conquista da escola ele destacou o Curso Técnico em Agroecologia que já formou mais de 80 técnicos de 26 municípios de Santa Catarina.

Fonte: Jornal Vitória

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.