Página Correio Esportes

terça-feira, 8 de abril de 2014

Dia do Desafio = Esporte Comunitário

O Dia do Desafio acontece anualmente, na última quarta feira do mês de maio, por meio de ações de esporte comunitário, as pessoas são convidadas a participar voluntariamente de algum tipo de atividade física. Neste ano acontece no dia 28/05! Este evento foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Fraiburgo participou, pela primeira vez em 30/05/2012. Ficamos extremamente felizes em saber que as pessoas, instituições publicas e privadas de Fraiburgo terão a oportunidade de participar em 2014 do Dia do Desafio, pois este evento foi sugerido pelo blog e Coluna Esportes em Debate, em junho de 2011.

Números
Segundo o SESC São Paulo, entidade que coordena o evento no Brasil, o Dia do Desafio em 2013, foi realizado por 3.415 cidades, de 22 países do planeta terra mobilizando 48.171.546 (quarenta e oito milhões, cento e setenta e um mil, quinhentos e quarenta e seis pessoas). Ainda conforme o SESC em 2012 e 2013, Fraiburgo movimentou 12.937 e 6.174 pessoas respectivamente, totalizando 19.111 que se mexeram nestes dois anos.


Saúde x Competição...
É importante destacar que o Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, por meio de ações comunitárias. O convite à atividade física se estende a todos/as, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Podem ser desenvolvidas: caminhadas, ciclismo, corridas, exercícios em empresas, gincanas, jogos diversos, atividades para pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outros. O resultado da competição entre as duas cidades que se confrontam, sai em dois dias e vence a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao seu número de habitantes, mas os grandes vencedores serão as pessoas, que adotaram hábitos saudáveis em benefício da qualidade de vida.

Sugerencia para 2014

A sugestão da coluna neste ano para Fraiburgo e os municípios da região, é para que sigam o exemplo de Bom Retiro – SC, que além de atividades físicas, promoveu no Dia do Desafio em 2013, reflexões sobre a importância do esporte e das atividades físicas em nossa vida.   Os gestores municipais de esportes da região interessados que seus municípios participem desse evento, podem fazer a inscrição e buscar mais informações junto ao SESC São Paulo pelo site: www.sescsp.org.br/diadodesafio

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.