Página Correio Esportes

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Esporte e cidadania com Pelé e Ronaldo!

É momento para refletirmos sobre o papel do esporte de maneira geral, na formação integral dos seres humanos. Essa semana, tivermos o desprazer de ver e ouvir às declarações do Ronaldo e Pelé, sobre as manifestações que pipocaram por todo o Brasil nos últimos dias, reivindicando transporte coletivo, educação e saúde de qualidade, além, de exigir o fim da corrupção publica e privada que corroem nosso país, desde a vinda dos portugueses em 1500.

Não é necessário, discutir o talento de ambos com a bola, não tive o prazer de ver Pelé jogando, nos relatos dos mais experientes fica evidente que era um gênio com a bola no pé. Ronaldo Fenômeno é um dos maiores centroavantes, que já atuou com a camisa da seleção brasileira. Porém, fora de campo ambos comprovaram um despreparo enorme, não conseguindo compreender o momento histórico pelo qual nosso país passa, perderam uma oportunidade de ouro de ficaram calados. Ou seja, os dois foram ótimos jogadores, porém não chegaram a ser atletas! Pois, o atleta tem claro o seu papel dentro e fora do campo ou da quadra.

É preciso os pais e mães, conhecerem os professores/as que estão trabalhando com seus filhos/as nas escolinhas esportivas, nas mais diversas modalidades oferecidas pela municipalidade. É importante saber quais são os conhecimentos técnicos desses profissionais, entretanto é muito mais salutar ter ciência, de quais valores estão sendo trabalhados com as nossas crianças e adolescentes durante as horas que estão com estes profissionais.


O esporte precisa trabalhar valores como: companheirismo, respeito ao próximo, cidadania plena, incentivo a leitura e aos estudos, estes devem ser a base pedagógica das escolinhas. Caso não sejam, é muito perigoso e preocupante, pois estes professores/as querem formar apenas um bom jogador ou jogadora, não estão preocupados com a formação integral de seus filhos/as, e estes poderão ser muito bons em uma determinada modalidade esportiva e um cidadão desconectado da realidade, assim como o Pelé e o Ronaldo deixaram claro que são.

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.