Página Correio Esportes

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Assembleia Nacional da PJMP inicia com celebração e memória aos mártires da história

A memória dos mártires que fizeram de suas vidas uma constante luta pela terra, pelo direito a dignidade, foram rememorados durante a abertura da XVI Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 21 de janeiro em Maceió- Alagoas. Com o Tema: “Vida e Missão no Meio Popular” e Lema: “O Cuidado com a Casa Comum”, a atividade conta com a participação de aproximadamente 60 pessoas representando em média 10 estados do Brasil e deve seguir até o dia 24, com intenção de eleger a nova Coordenação Nacional desta pastoral, articular propostas e projetos para o próximo período.
Conforme um dos representantes da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Jone Braga, do Amazonas, a PJMP do Brasil busca por meio de suas assembleias e encontros, unificar as lutas, em defesa da vida, contra a criminalização das juventudes, violência contra a mulher entre outras pautas que historicamente tem movimentado as bandeiras deste coletivo.

“Pai Nosso Revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos”
Com a canção “Pai Nosso dos Mártires”, o coletivo PJMP do Brasil realizou simbolicamente uma corrente de resistência aos ataques e conflitos que tem acontecido em todo o país e fora dele também, e que afetam diretamente as juventudes, a classe trabalhadora explorada. Dom Nelson, do Rio de Janeiro, também falou sobre as perseguições aos que lutam pela vida dos povos. “Temos um contexto histórico de perseguições brandas e silenciosas. É necessário resistir e persistir na construção do reino”, disse ele.
Após a celebração que contou ainda com a participação dos Padres Helio, Antonio Gomes e Padre Tadeu, representantes da PJMP do Brasil seguiram a noite tendo em vista as orientações gerais e aprovação do regimento da XVI Assembleia Nacional da PJMP. Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, a assembleia acontece com a apresentação das realidades da PJMP dos estados, análise de conjuntura social e política, discussões acerca do fortalecimento da comunicação interna e externa entre outros pontos. Ao final da assembleia também será feita uma avaliação da atividade e encaminhamentos.

Por Claudia Weinman (PJMP\PJR-SC)

Fotos: Sandoval Barbosa (Bahia) e Carlos Medrado (Ceará).

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.