Página Correio Esportes

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Começa hoje (23/10) no Brasil o Encontro Panamericano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais

Várias crianças e adolescentes com os avanços tecnológicos conhecem pouco ou ainda não tiveram contato com jogos que foram importantes na formação de outras gerações. É consenso entre educadores físicos e pedagogos que os jogos e brincadeiras possuem estreita relação com a construção da consciência corporal e cognitiva, por isso, os mesmo devem ser estimulados na infância e adolescência.
Porém, as atividades lúdicas têm sido cada vez mais deixadas de lado, por isso, com a intenção de resgatar os jogos tradicionais e valorizar a cultura dos povos autóctones, acontece de 23 a 25 de outubro em Palmas no Tocantins, o 3º Encontro Panamericano de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais.
O auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência e Arte (CUICA) e o Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência em Palmas (CTG) serão os palcos para as reuniões, palestras e plenárias. O evento foi programado e organizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e com Associação Pan-Americana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais.
Argentina, Chile, Colômbia, Guadalupe, Haiti, Honduras, México, Panamá e Peru, são alguns dos países que enviaram representantes para o encontro, também estão presentes representantes de 21 estados brasileiros.
Segundo Emerson Souza, representante da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), na noite de ontem (22/10) aconteceu à primeira reunião de trabalho para repasse de informações sobre as ações que serão desenvolvidas durante o encontro.
De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora Elizara Carolina, o encontro é um movimento mundial para reconhecer a importância dos jogos tradicionais dos diferentes povos. Por isso participam pesquisadores de diversas Universidades do país, representantes de Associações e de Museus ligados aos Jogos Tradicionais, bem como, jogadores.


Histórico
Esta é a primeira vez que o evento acontece no Brasil e o Tocantins foi escolhido por já receber uma grande quantidade de turistas neste período, em virtude dos Jogos Indígenas que acontece em paralelo. O primeiro encontro ocorreu no México na cidade de Veracruz, em julho de 2012, com a participação de quatro países (representantes do país sede, do Brasil, da Guatemala, de Honduras e dos Estados Unidos). A segunda edição foi realizada no período de 4 a 8 de maio de 2013, em Honduras/São Marcos, reunindo oito países (representantes do país sede, da Argentina, do Brasil, do Chile, da Guatemala, do México, do Panamá e da Nicarágua).

Objetivos

Formar uma rede de diálogo continental em tornos dos jogos tradicionais; estimular a criação de Associações Nacionais de Jogos Tradicionais nos diferentes países da América; dar visibilidade e angariar o reconhecimento dos jogos como manifestação lúdica da humanidade, entre outros.

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.