Página Correio Esportes

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Espaços para Esporte e Lazer Comunitário em Fraiburgo e seus benefícios para a saúde!

Vista panorâmica de Fraiburgo
Em fevereiro de 2012, através dessa coluna promovemos o debater sobre a necessidade de ter espaços para se praticar esporte, cultura e lazer comunitário em Fraiburgo. É importante lembrar que esporte e lazer são direitos sociais, previstos no artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Para continuar esse importante debate, reeditaremos alguns tópicos da coluna de então.

Espaços
O bairro São Miguel, é o maior de Fraiburgo em termos populacionais, atualmente tem pouquíssimos espaços para as crianças, adolescentes, jovens e adultos praticarem esporte e terem lazer. No bairro não tem campo de futebol, parquinho, local para caminhada...

Porém, este bairro é dotado de espaços físicos excelentes (na minha avaliação) para áreas de lazer e esportes, basta a atual administração se atendar para isso. Outros bairros têm espaços nobres para a pratica desse tipo de esporte e lazer, menciono dois: no bairro Jardim América tem a Praça do Capão das Araucárias e no bairro Liberada tem a Praça Otílio Andrade.
 
Vista panorâmica bairro São Miguel

Melhorias
Já passou da hora dos gestores públicos, melhorarem e criarem espaços nos bairros citados, com ações pontuais e de baixíssimos investimentos, pelo custo beneficio que trarão de forma direta aos moradores desses bairros porque não a toda a comunidade fraiburguense. 

Benefícios
Sendo criados e melhorados os espaços referidos, seriam garantidos mais três espaços para a realização de corridas e caminhadas, somente com esses dois exercícios físicos são gerados os seguintes benefícios:
Diminui as taxas do mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL);
Fortalece ossos prevenindo osteoporose;
Ajuda a controlar o estresse (stress);
Torna o sono mais agradável;
Diminui a ansiedade.


Além dos benefícios citados acima, o organismo fica mais bem condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por consequência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão.E por fim diminuirá os investimentos em a saúde publica.  

Promover melhorias, e construir espaços comunitário para pratica de esporte, cultura e lazer comunitário nos locais citados e em outros bairros do município, é investir no bem estar da comunidade fraiburguense, além disso, é promover mudanças substanciais no esporte, no lazer e na cultura comunitária. Pensem nisso senhores gestores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.