Página Correio Esportes

domingo, 4 de agosto de 2013

Atividade Física x Sedentarismo

O sedentarismo é definido como a falta de atividade física suficiente, que afetar a saúde física e mental das pessoas. Por outro lado, a falta de atividade física não necessariamente está ligada a não praticar esportes. Quem realiza atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realiza funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários.

A cada dia ficam mais claros os benefícios das atividades físicas e que o sedentarismo é danoso à saúde. Atualmente o sedentarismo é um dos mais graves problemas de saúde pública, conhecida também como a "doença do século" por causa dos vários malefícios que causa à saúde.

O combate ao sedentarismo pode diminuir a incidência de doenças e mortes prematuras. Praticar atividades físicas regulares diminui o risco de desenvolver ou morrer de várias doenças tais como: doença cardiovascular, diabetes, pressão alta, câncer de colón, ansiedade, depressão, controla o peso corporal, fortalece ossos, músculos e articulações saudáveis.


Por isso, tornasse imprescindível mudarmos hábitos simples do nosso dia a dia, como ir caminhando ao trabalho, fazer tarefas manuais em casa e no trabalho. Quando o assunto são atividades físicas como caminhadas, corridas entre outras é fundamental que as mesmas sejam orientadas por um profissional de educação física.

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.