Página Correio Esportes

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Novas Medalhas e Agora?



Formar um atleta de excelência é algo extremamente difícil, demanda tempo, investimento e dedicação impar.   Os karatecas de Fraiburgo alcançaram este nível, entretanto, não foi por acaso. De maneira bem sucinta, vamos analisar sob esses três aspectos a formação de um atleta de excelência.

Tempo – vários estudos demonstram que para a formação de atleta precisa-se de muita prática, muito treino mesmo, neste caso o habito realmente faz o monge.  Alguns chegam a apontar que são necessárias no mínimo 5000 horas de preparo para ser um atleta mediano. Os grandes atletas chegam a se preparem em torno de 8000 a 10000 horas para conseguir o nível de desempenho desejado. Treinos físicos extenuantes, várias horas de repetição até o domínio completo da técnica, mais treinos táticos, competições, amistosos, trabalho de recuperação, mais treinos, viagens (leia-se viagem = tempo longe da família).

Dedicação – Não basta cumprir todo o programa acima mencionado. É preciso fazê-lo com empenho, com motivação a cada dia se esforçando um pouco mais.

Investimento – esse é o item mais carente na formação de um atleta em Fraiburgo, são décadas de atraso e descaso com o esporte fraiburguense, principalmente quando se trata de investimento público.  Enquanto em outras cidades se trabalha há alguns anos com comissões técnicas (técnico, auxiliar técnico, preparador físico) em Fraiburgo os técnicos são sobrecarregados tendo que exercer todas as funções. O que se dizer então da necessidade do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo)?  

Atleta precisa comer, se vestir, de lazer, enfim como todo mundo tem uma serie de contas à pagar. E é aí que mora o grande perigo, vários atletas não chegam a alcançar grandes níveis de performance por que precisam largar os treinos para trabalhar. Os que por ventura alcançam estes níveis, após se destacarem em âmbito estadual acabam tendo que deixar Fraiburgo, em busca de melhores condições de treinos e de vida. Por isso, fica a pergunta às medalhas de Fraiburgo serão valorizadas como devem ou cairão no esquecimento?

Por outro lado, você pode se perguntar como que em um cenário tão adverso aparecem tantas conquistas? Parece-me que o Sensei Luiz Coelho incutiu muito bem na cabeça de seus atletas, um dos pilares do esporte: “Ser atleta é superar as adversidades”!

Parabéns a todos os Karatecas!!!

Parabéns ao esporte Fraiburguense!!!



Por Emerson Souza, educador físico, efetivo na rede municipal de educação de São Bento do Sul e um dos  fundadores da APAFEC. 


Imagem: 
http://www.google.com.br/imgres     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.