Página Correio Esportes

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Histórias popularescas da administração publica em Fraiburgo!


Há um tempo ouvi de um advogado que já foi presidente de um determinado partido de Fraiburgo, e procurador geral do município em governos anteriores, a seguinte frase: “Na administração publica é assim: Aos amigos, conhecidos, aliados e pessoas que gosto os sabores e doçuras da lei, aos meus inimigos, não aliados e pessoas que não gosto da cara as agruras e dissabores da lei”.

A locução me incomodou muito na época, porém o tempo passou e eu esqueci a dita frase. Nessa semana voltei a lembrar da mesma, pois estou vivenciando uma situação que reflete muito bem esse pensamento, tacanho e pouco republicano do outrora nobre procurador do município de Fraiburgo!  

Porém, o que me fez lembrar a conversa com o referido profissional de direito, já é outra história, que muito em breve contarei!

Fonte imagem:

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O esporte não existe para os candidatos à presidência


Parece mentira, mas no país que recebeu a Copa do Mundo de futebol neste ano e que receberá a Olimpíada em 2016, é como se o esporte não existisse para os candidatos à presidência da República.

Ontem houve o segundo debate e mais uma vez não se ouviu nenhuma palavra sobre esportes, nem como fator de prevenção para saúde pública, num país em que o ministério da Saúde deveria ser chamado de ministério da doença.

Dados da Organização Mundial da Saúde, da ONU, revelam que cada dólar investido em acesso à prática esportiva corresponde a três dólares economizados em saúde pública.

Mas o tema não sensibiliza nossos políticos nem sob a ótica da massificação, nem sob a dos esportes de competição.

Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira, 2 de setembro de 2014.

Tomado do blog:


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

IFC oferta 2.425 vagas gratuitas em cursos técnicos! 160 Vagas são em Fraiburgo.



A criação do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Fraiburgo é fruto da mobilização popular (leia matéria na integra sobre o assunto abaixo). A Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) foi uma das 21 instituições que participou da mobilização da comunidade, quando do processo para federalização do Ceproff.

Começam hoje (01/09) e vão até 14 de outubro, as matriculas para uma das 2.425 vagas em 21 cursos técnicos (Integrado, Concomitante, Subsequente) distribuídos em 14 unidades do IFC instaladas no estado catarinense. Em Fraiburgo serão oferecidos os seguintes cursos e vagas:
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Integrado ao Ensino Médio: 80 vagas, período integral;
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Subsequente para que tenha concluído o Ensino, período noturno 40 vagas;
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: Subsequente para que tenha concluído o Ensino, período noturno 40 vagas.

Para ter mais informações sobre os cursos clique no link a seguir:


Coletivo de 21 Organizações Sociais do Contestado Apoiam a Federalização do CEPROFF
Aconteceu em Fraiburgo no dia 19/03/2009, a Audiência Pública para tratar do ensino técnico profissionalizante e ensino superior em Fraiburgo, mais precisamente a federalização do CEPROFF tornando-o uma extensão do IFET (Instituto Federal de Ensino Tecnológico) de Videira. A Audiência que foi organizada pela comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa contou com expressiva participação popular.

Fizeram-se presentes vários representantes dos Movimentos Sociais, Sindicatos, Associações e Escolas, a audiência também contou com a participação de muitos estudantes vindo das escolas de ensino médio de Fraiburgo, destacamos a presença dos estudantes de magistério da Escola Estadual Gonçalves Dias e da Escola de Ensino Médio Eurico Pinz.

Na audiência presidida pelo Deputado Estadual Pedro Uczai (PT), aprovou-se por unanimidade a Federalização do CEPROFF em um sistema de sessão por 25 anos, ou seja, o Governo Federal utilizará a estrutura do CEPROFF por 25 anos oferecendo cursos Técnicos e Superiores gratuitamente. Também se tirou como encaminhamento o agendamento de uma nova audiência pública para debater-se quais cursos será oferecido em Fraiburgo pelo IFET.

Nas várias intervenções dos representantes da comunidade civil organizada, ficou clara a necessidade do ensino público, gratuito e de qualidade em Fraiburgo. Além disso, um coletivo de 21 organizações sociais da Região do Contestado apresentou proposta para os cursos técnicos e de ensino superior nas modalidades de bacharelatos e licenciaturas. A proposta de curso do coletivo de organizações sociais é a seguinte: Ensino Médio: Técnico em Fruticultura com ênfase em Vitivinicultura, técnico em Informática, técnico em Construção Civil e o Técnico em Saúde Comunitária. Bacharelatos: Comunicação Social e Enologia. Licenciatura: Ciências Agrícolas com ênfase em Agroecologia e Ciências Sociais, Química e Arte Cênica.

Para o educador Matheus Morh as indicações dos cursos mencionados acima, são fruto de um profundo processo de discussão e atende algumas das principais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da região do Contestado.

Outro ponto importante da audiência foi à constatação feita pelo educador Jilson Carlos Souza, o mesmo lembrou aos presentes que a atual secretária da educação do município de Fraiburgo, não se fazia presente na audiência e tampouco mandou representantes ou justificou sua falta.

O educador também solicitou providências e atenção com a Escola Agrícola 25 de Maio, pois segundo o ele essa escola precisa ser devidamente respeitada pelo poder publico local, pois tem mais de 20 anos de história e atualmente as estradas de acesso à mesma estão dificultando a chegada dos estudantes até a escola para participarem das atividades pedagógicas curriculares. Para concluir o educador mencionou que a Escola Agrícola 25 de Maio conta com um coletivo de 300 estudantes e 30 educadores, entre as várias conquista da escola ele destacou o Curso Técnico em Agroecologia que já formou mais de 80 técnicos de 26 municípios de Santa Catarina.

Fonte: Jornal Vitória

Tomado do Portal da Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Homenagem aos profissionais de Educação Fisica


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate