Página Correio Esportes

quinta-feira, 26 de março de 2015

Aumenta a adesão à greve dos professores estaduais em Fraiburgo e região


A adesão à greve dos professores estaduais está crescendo a cada momento. Segundo o Sinte em Fraiburgo, 80% dos professores da rede estadual já pararam até o momento, com destaque para a Escola Gonçalves Dias (centro) e Eurico Pinz (São Miguel), mais de 180 profissionais estão de braços cruzados no município.

Além da paralisação, os educadores da rede estadual realizarão caminhadas e manifestações públicas. Amanhã 27/03, as 9h00min na Praça Maria Frey acontece reunião, em seguida caminhada pelas ruas do centro de Fraiburgo.  

Os objetivos da greve e da manifestação que acontece amanhã é lutar a favor da:
  • Divulgação do movimento das professoras e professores do estado de Santa Catarina;
  • Plano de Carreira que valorize o magistério catarinense, dando-lhes condições de vida e trabalho decentes de acordo com sua importância para a sociedade;
  • Descompactação da tabela salarial que achata o salário dos profissionais de educação.


Os professores e professoras também estão em greve e querem tornar publico que são contra a:
  • Medida Provisória (MP 158) que altera a remuneração dos/as ACTS e os torna horistas, precarizando ainda mais a relação de trabalho do setor;
  • Retirada da regência de classe e criação do prêmio batizado de incentivo a sala de aula;
  • Retirada de direitos conquistados com lutas nas duas ultimas décadas.

O Blog Esportes em Debates repudia a falta de respeito com a qual o governo vem tratando a educação em nosso estado e apoia incondicionalmente a greve e a manifestação que acontece neste sexta-feira 27/03.



Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 25 de março de 2015

IFC Fraiburgo promove o 2º Dia da Ação Social dia 11 de abril!

O Instituto Federal Catarinense, campus Fraiburgo, promove no dia 11 de abril de 2015 o 2º Dia da Ação Social no Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos, localizado nas proximidades do Lago das Araucárias.

O evento tem como objetivo incentivar a prática da cidadania na região de Fraiburgo, além de oferecer assistência social à população de baixa renda, contanto para isso, com o envolvimento e integração de toda a comunidade fraiburguense. A entrada é aberta ao público em geral e é gratuita.

O IFC Fraiburgo esperar atingir mais de 800 pessoas da comunidade fraiburguense e da região entre crianças, jovens, adultos e idosos. Os principais serviços que serão oferecidos durante a ação são: Orientações sobre saúde; Atividades esportivas e brincadeiras; Apresentações de dança e Karatê; Corte de Cabelo; Pintura de unhas; e Sorteio de brindes.

Outras informações pelo fone: (0**49) 3246 – 9850, email: comunicacao@fraiburgo.ifc.edu.br ou diretamente na sede do IFC Fraiburgo situada à rua Emílio Vescovi nº 123, bairro Jardim América.

Com informações do Portal do IFC Fraiburgo


Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

terça-feira, 24 de março de 2015

Paulo Freire Vive!!!

Em meio a tantas faixas, uma em particular chamou a atenção dos brasileiros nestes últimos dias de manifestações pelo país. Trata-se de um dizer perdido em meio à multidão: “Basta de Paulo Freire”. “Educador popular, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio. O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos. Freire recebeu prêmios como: Educação para a Paz (das Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (da Organização dos Estados Americanos, 1992)”.

São tantos os clamores que se fazem pela qualidade na educação hoje, ao mesmo tempo que foram tantos os avanços conquistados pela presença histórica de Paulo Freire e seu modo de ensinar. Partindo da realidade dos empobrecidos e compreendendo a realidade de cada um\a, Freire construiu formas de fazer com que as pessoas lessem o mundo, como bem dizia, para além das letras. Falar na contribuição de Freire para a educação brasileira é complexo demais e precisaríamos páginas e mais páginas para destacar o quanto o nome PAULO FREIRE ainda segue tão presente na nossa vida.

Se bem recordamos, no ano de 2012, a presidenta Dilma Rousseff declarou Paulo Freire o Patrono da educação brasileira, pela quebra de muitos paradigmas feitos por ele, na educação, principalmente no que se refere a educação bancária e domesticadora aplicada em muitas escolas ainda. Basta conhecer um pouco de Freire, para entender a sua contribuição nas nossas vidas e a sua tarefa humana, muito bem cumprida. De repente, nos deparamos com uma faixa pedindo um basta a Paulo Freire.

Gadotti destaca num texto escrito por Bruno Pavan, e que se refere ao ódio escancarado nas manifestações “que, muitas vezes, esse discurso vem de quem também foi beneficiado por programas sociais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies). Ele lamenta que parte dessas pessoas, incluídas no ensino superior, tenha recebido uma educação domesticadora, e não conscientizadora”.

Paulo Freire será sempre uma referência para a educação brasileira, para a formação política, educadora, humana de todos\as nós! Paulo Freire Vive! Presente! Presente! Presente!

Por Claudia Weinman

Tomado da Coluna Oeste de Fato, publicada Jornal Expresso d' Oeste de Palmitos\SC.

Foto: Reprodução

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Comentários e reflexões sobre o jogo entre o Brasil Kirin e o Joaçaba Futsal

O Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos foi palco do amistoso de futsal entre o Brasil Kirin e o Joaçaba Futsal, realizado no sábado 21/03, o jogo movimentou Fraiburgo e região.

O Jogo
A partida foi vencida pelo Brasil Kirin por 3 tentos a 1. Segundo comentários que ouvi e li de alguns especialistas em futsal, o jogo foi bastante pegado e em alguns momentos com faltas duras. Ainda segundo estes conhecedores, a qualidade técnica do jogo não foi tudo aquilo, pois os times estão em fase de preparação para a temporada 2015.

Parabéns I
Acompanhei o amistoso pela Web TV Tchô (http://www.tvtcho.com.br/ao-vivo.html) e ouvi a narração empolgante do Nilton Silva da Radio Nova Líder (http://www.radiolider.am.br). A qualidade das imagens ficaram evidentes, parabéns a coordenação da TV Tchô. A imprensa da região compareceu em peso, esse fato projeta nosso município.

Parabéns II
A comunidade fraiburguense esta de parabéns, pois lotou o centro de eventos, segundo alguns meios de comunicação e organizadores, assistiram ao jogo mais de 4800 pessoas.

Parabéns III
A valorização de árbitros e anotadores fraiburguenses foi muito importante, parabéns aos organizadores, por essa brilhante atitude.

Falta I
Senti falta da transmissão vibrante da equipe de esportes da Rádio Fraiburgo, acessei o site da Rádio, e a programação durante o jogo era musical, perderam todas as pessoas que não puderam ir ao centro de eventos.

Falta II
Procurei e não encontrei, talvez por incompetência desse colunista, por isso, está fazendo falta, a prestação de contas do evento. Quantos foram os pagantes do jogo? Qual o valor arrecadado? Além de ceder o centro de eventos, com o que mais o município contribuiu para a realização do evento? Quanto o município de Fraiburgo investiu na promoção deste evento? Que órgão ficará com os possíveis lucros líquidos do jogo?

Falta III
Sem dúvida alguma, Fraiburgo a cada evento realizado no Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos torna-se um polo do turismo esportivo e de eventos. Porém, além do fortalecimento do turismo esportivo e de eventos, qual o legado esportivo deixado? Ou seja, fez falta ao futsal fraiburguense, fazer clinicas, minicursos e intercâmbios técnicos com os jogadores e comissão técnica das equipes, fortalecendo a formação integral e técnica de atletas e dirigentes do futsal de Fraiburgo.

Foto:
Blog Opinião


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Mais uma corrida completada!

Aconteceu no domingo (22/03), a 1ª Corrida Rústica de Brunópolis, o percurso foi de 3 km, participaram mais de 45 corredores de 6 municípios catarinenses. Alcancei a 10ª colocação na categoria livre masculino, isso não é o mais importante, pois, as participações em provas são meros instrumentos de motivação, para seguir fazendo exercícios físicos e cuidando da saúde.

Obrigado a todas as pessoas que de uma forma ou outra contribuíram para a concretização de mais esse passo, em especial ao educador físico Emerson Souza, que vem fazendo a assessoria com os planos de treinamentos.

O novo desafio é fazer uma prova de 10 km no final de abril, o objetivo é concluir a prova com o tempo de até 55 minutos. Os treinos começam amanhã 25/03 e fazem parte do planejamento de realizar o maior número de provas de 10 km (abaixo de uma hora) e 21 km (abaixo do tempo realizado em Joinville) até o final de 2016, como forma de preparação para participar de uma Maratona, ou seja, correr 42 km em uma única jornada.  

Histórico:
Acompanhe abaixo quadro de corridas realizadas até março de 2015:
Data
Nome da Prova e local
Tamanho do percurso
Tempo realizado
Setembro de 2013
Corrida da Primavera – Fraiburgo.
3,5 km
32’22’’
Fevereiro de 2014
Corrida Rustica de Tangará.
4,5 km
27’40’’
Outubro de 2014
Circuito Unimed etapa de Fraiburgo.
5 km
31’38”
Dezembro de 2014
Circuito Unimed etapa de Rio do Sul.
10 km
64’20’’
Fevereiro de 2015
Corrida e Caminhada 5 km BRF – Videira
5 km
27’10”
Março de 2015
22ª Meia Maratona de Joinville
21 km
2:31’27”
Março de 2015
1ª Corrida Rustica de Brunópolis
3 km
Não foi informado pelos organizadores
Total de provas realizadas: 07.
Total de quilômetros percorridos: 52 km.



Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 23 de março de 2015

Apafec e Associação Vital participaram da 1ª Corrida Rústica de Brunópolis

Delegação fraiburguense que esteve em Brunópolis
As ruas da pequena Brunópolis foram palco da 1ª Corrida Rústica de Brunópolis, o percurso foi de 3 km e aconteceu no ultimo domingo 22/03, às 9h00min, participaram mais de 45 corredores de 6 municípios catarinenses.

Integrantes da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, participaram do evento, e se comprometeram em voltar nas próximas edições.
 
5 corredores fraiburguense que participaram da 1ª Corrida Rustica Brunópolis
A corrida foi organizada pela Associação Desportiva Borússia. Confira abaixo os resultados por categoria da 1ª Corrida Rústica de Brunópolis:

Categoria Livre Masculino
1 º Heliton Zanoni – Campos Novos;
2 º Cristiano Fortes – Campos Novos;
3 º Marcelo Silva – Campos Novos;
4 º lucas ramos – Monte Carlo;
5 º Jonas Santos – Brunópolis;
6 º Matheus Deitos – Campos Novos;
7 º Antônio Deitos – Campos Novos;
8 º Gerson Fischer – Fraiburgo;
9 º Antônio Marcos – Herval do Oeste;
10 º Jilson Carlos Souza – Fraiburgo;
11 º Sandro Silva – Curitibanos;
12 º Evaldo Santos – Campos Novos;
13 º Sandro Alves – Campos Novos.

Categoria Sub 11 Masculino
1 º Vinicius Ribeiro – Brunópolis;
2 º Andrei Azevedo – Campos Novos;
3 º Leonardo Souza – Campos Novos;
4 º Michael Pacheco – Campos Novos;
5 º Gabriel Deitos – Campos Novos;
6º Felipe Hemes – Fraiburgo.

Categoria Sub 14 Masculino
1 º Kelvin Denardi – Fraiburgo.

Categoria Livre Feminino
1ª Rosilei Deitos – Campos Novos;
2ª Fabiane Aparecida Guedes – Fraiburgo.

Categoria Sub 13 Feminino
1ª Viviane Azevedo – Campos Novos;
2ª Amanda Alves – Campos Novos;

3ª Fernanda Souza – Campos Novos.

Fotos:
Sofia Hermes e Rafael Carlos Rodrigues 


Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Duzentas Colunas Esportes em Debate: Agradecimentos e Continuidade!


Na edição 691 do Jornal A Coluna, que circulou em Fraiburgo e região neste final de semana desde sexta-feira 20/03, completei duzentas Colunas Esportes em Debates publicadas!

Como o periódico é semanal foram o mesmo número de semanas, ou 50 (cinquenta) meses e ou 4 (quatro) anos e dois meses partilhando e debatendo  informações, conceitos e sugestões sobre o esporte amador de Fraiburgo e região.

Estou muito feliz com esse número, a satisfação aumenta quando olho para trás e vejo que nunca utilizei este espaço para atacar ninguém ou fazer proselitismo politico partidário, pois as criticas feitas sempre foram no sentido de apontar possíveis erros e soluções para os problemas enfrentados pelo esporte amador de Fraiburgo e região.

Agradeço todas as pessoas que durante a semana, vem e fazem comentários, criticas e sugestões a partir do que leu na Coluna Esportes em Debates. Também agradeço ao jornalista Renato de Souza, a diagramadora Raquel Santos e diretor geral desse semanário Wilson Guse pelo convite, confiança e espaço.

Espero seguir neste lugar por muito tempo, quero ainda seguir contando com o retorno dos leitores e leitoras.

Que venham as próximas 200 edições!


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate