Página Correio Esportes

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

INICIADO PROCESSO DE TOMBAMENTO DO PRIMEIRO SÍTIO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DA GUERRA DO CONTESTADO, EM SANTA CATARINA

O dia 12 de agosto de 2021 entra para a história catarinense como um grande marco, ao ser protocolado no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do município de Lebon Régis (Trombudo do Contestado) o processo de tombamento do Crematório de Cadáveres de Perdizinhas, no Coração do Contestado. Com este ato, é dado início ao pagamento da dívida histórica republicana brasileira ao povo caboclo remanescente da Guerra do Contestado, ocorrida oficialmente entre 1912 e 1916. Mas esta parcela do pagamento está sendo paga, de fato, pela própria população do município com auxílio de pesquisadores.

Nesta data, a região do Contestado, o município de Lebon Régis (Trombudo do Contestado), o estado de Santa Catarina e o Brasil vivem o marco inicial do reconhecimento e revalorização do patrimônio contestadense-caboclo que seguiu praticamente abandonado pelos poderes públicos estaduais e federais nos últimos 100 anos.

O pedido formal foi feito pela diretoria da Associação Cultural Coração do Contestado, de Lebon Régis (Trombudo do Contestado) e pela coordenação do Observatório da Região e da Guerra do Contestado, que tem sede na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, que protocolaram o primeiro pedido de tombamento de um sítio histórico-geográfico da Guerra do Contestado e do martírio caboclo no Brasil. Esta ação, mais do que simbólica, se caracteriza como um enorme passo no rompimento da invisibilidade, do silenciamento e do esquecimento republicano sobre a causa de um dos momentos mais caros registros de violência do Estado contra o povo brasileiro do sertão, ao longo do processo de formação da nação brasileira.

Crematório das Perdizinhas em Trombudo do Contestado

Fruto de muita luta da atual geração de cidadãos, cidadãs e pesquisadores, contou com um forte envolvimento coletivo, desde a proposição de legislação municipal sobre o tema, passando pelo rompimento da desconfiança local e regional, vivendo momentos de incertezas e, tomados pelos sonhos de numerosas pessoas envolvidas e que jamais deixaram de acreditar que este dia histórico chegaria.

Podemos dizer que são mais de 100 anos de lutas, resistências e encantamentos que buscam a plena coexistência de todos os povos que formam o território catarinense e brasileiro na atualidade.

O estado de Santa Catarina tem basicamente patrimônios tombados sobre a cultura ligada a imigração europeia, e praticamente não há o reconhecimento sobre a cultura indígena, assim como da cabocla e de outras. Este pedido de tombamento, se caracteriza como um ato mais do que simbólico, ele visa demonstrar ao próprio estado que há urgência no reconhecimento e aceite da diversidade dos povos formadores barrigas verdes e que toda expressão cultural tem seu papel na história, por mais que tenha sido ocultada e abafada pela força e venda de uma imagem europeizada catarinense.

É preciso reconhecimento e respeito de tudo, de todas e de todos que fazem Santa Catarina existir, sem a eliminação de determinados grupos sociais, pois tal esquecimento e abandono representa a própria proscrição do estado como um todo!

Em breve, assim que a lei for aprovada, traremos um estudo mais profundo que explicará a importância deste Crematório de Cadáveres de Perdizinhas como patrimônio tombado do Povo Caboclo na região da Guerra do Contestado.  

 

Por Nilson Cesar Fraga, Geógrafo - Pesquisador do CNPq, Universidade Estadual de Londrina e Coordenador do Observatório da Região e da Guerra do Contestado

 

#Contestado

#LebonRégis

#CoexistênciaCabocla

#CulturaCabocla

#GuerraDoContestado

#ValeDoContestado 

Publicidade/BED

Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates, há 10 anos, fazendo Comunicação e Esporte em Coletivo


INTEGRANTE DA COORDENAÇÃO DA APAFEC, PARTICIPA DE MESA REDONDA DURANTE O 2º CONGRESSO NACIONAL DO CONTESTADO

O 2º Congresso Nacional do Contestado, acontece de 23 a 26 de agosto de 2021, o evento visa divulgar, promover, debater e popularizar ações e pesquisas desenvolvidas na e sobre a Região Vale do Contestado – local onde ocorreu a Guerra do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916.

Na terça-feira 24 de agosto, o educador e comunicador popular Jilson Carlos Souza, da coordenação da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC) e do Fórum Regional em Defesa da Civilização e Cultura Cabocla do Contestado, participa da mesa redonda Ações Comunitárias.

Além do educador popular, participarão da mesa Fabíola Rubas Girotto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Pedro Penteado do Prado da Escola de Educação Básica Santa Cruz de Canoinhas, a mediação dos trabalhos será feita por Arthur Luiz Peixer professor da Rede Municipal de Rio das Antas/SC. Confira a programação completa e como fazer sua inscrição CLICANDO AQUI!

Publicidade/BED

Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates, há 10 anos, fazendo Comunicação e Esporte em Coletivo!

PADRE VILSON GROH E JOÃO PEDRO STÉDILE ABREM O 2º CONGRESSO NACIONAL DO CONTESTADO, NO DIA 23 DE AGOSTO

De 23 a 26 de agosto de 2021, acontece o 2º Congresso Nacional do Contestado, evento visa divulgar, promover, debater e popularizar ações e pesquisas desenvolvidas na e sobre a Região Vale do Contestado – local onde ocorreu a Guerra do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916.

A abertura do evento acontece na segunda-feira, dia 23 de agosto, às 19h00min, e vai contar com uma mesa-redonda sobre desigualdades no campo e na cidade. A atividade de abertura terá a participação do Padre Vilson Groh, integrante do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Florianópolis e presidente do Instituto Padre Vilson Groh. O religioso vai abordar sua experiência em ações educativas e assistenciais em periferias da capital – buscando enfatizar a justiça social e a redução de desigualdades – pano de fundo das ideias que nortearam a criação do Congresso do Contestado.

A mesa de abertura também contará com a presença do economista João Pedro Stédile, ativista social, fundador e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e autor de cinco livros. Stédile fará um panorama das questões agrárias sobre a ocupação do território rural no Brasil, pobreza, desigualdade e questões sociais no campo, discutindo possibilidades para uma distribuição de terras de modo equânime, pautado em um modo de vida sustentável nos aspectos econômicos, político-sociais e ambientais. 

A conferência de abertura com o Padre Vilson Groh e João Pedro Stédile terá a mediação do professor Paulo Pinheiro Machado, doutor e pós-doutor em História e docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A escolha dos nomes levou em conta a relevância de sua atuação em prol da redução de desigualdades sociais ou o destaque na produção científica e cultural relacionada ao tema.

Às 18h30min, antes a mesa-redonda de abertura, será exibido o documentário sobre a Invernada dos Negros, que retrata o modo de vida, a luta e a resistência dos Quilombolas na Região Vale do Contestado.

Ao longo da semana, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a programação do Congresso contará com 13 palestrantes de diversas áreas, distribuídos em 6 mesas-redondas e 4 Grupos de Trabalhos (GTs), em que os artigos serão apresentados e debatidos pelos participantes. Confira a programação completa e como fazer sua inscrição CLICANDO AQUI!

Com informações e imagem: IFC Câmpus Videira

Publicidade/BED

Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates, há 10 anos, fazendo Comunicação e Esporte em Coletivo!

2º CONGRESSO DO CONTESTADO ACONTECE EM AGOSTO E INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

De 23 a 26 de agosto de 2021, acontece o 2º Congresso Nacional do Contestado, evento visa divulgar, promover, debater e popularizar ações e pesquisas desenvolvidas na e sobre a Região Vale do Contestado – local onde ocorreu o Conflito do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916.

O evento é gratuito e totalmente online, transmitido pelo canal do Youtube do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. As inscrições para participação como ouvinte já estão abertas e podem ser feitas até 23 de agosto pelo site do evento, por meio do link: https://doity.com.br/2cnc  

O Congresso Nacional do Contestado é destinado a estudantes de todos os níveis de ensino, professores, pesquisadores e interessados em manter e construir a memória dos Caboclos e Caboclas do Contestado.

O debate proposto entre as diversas áreas do conhecimento, abre espaço de forma a construir pensamentos e práticas de popularização da ciência e da tecnologia no espaço cultural, socioambiental e histórico-geográfico do Contestado.

Toda a programação, incluindo os Grupos de Trabalho (GTs), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e ficarão disponibilizadas para acesso público após o evento. Com a seguinte programação:

23 DE AGOSTO | ABERTURA DO EVENTO (SEGUNDA-FEIRA):

18h30min: Exibição do Documentário “Invernada dos Negros”;

19h00min: Protocolo oficial e Mesa de Abertura “Desigualdades e Resistência”;

Palestrantes: Pe. Vilson Groh (IVG – Instituto Padre Vilson Groh) e João Pedro Stédile (MST);

Mediação: Paulo Pinheiro Machado (UFSC).

Mesa de abertura do 2º Congresso do Contestado

24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA):

09h:00min: Exibição do documentário “Contestadas”;

09h15min: Mesa-redonda Inovação e Inteligência Artificial;

Palestrantes: Joni Hoppen dos Santos (Aquarela) e Luiz Salomão Ribas Gomez (FIESC);

Mediação: Samuel da Silva Feitosa (IFSC);

14h00min: Apresentação de trabalhos – GT Pesquisa e Desenvolvimento;

19h00min: Exibição do documentário “Vila Usina”;

19h20min: Mesa-redonda Ações Comunitárias;

Palestrantes: Fabíola Rubas Girotto (MST), Jilson Carlos Souza (Apafec) e Pedro Penteado do Prado (EEB Santa Cruz, de Canoinhas);

Mediação: Arthur Luiz Peixer (professor do Mun. de Rio das Antas/SC).

 

25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA):

09h00min: Apresentação de trabalhos – GT Desigualdade e Conflitos;

14h00min: Exibição do documentário “Povo da Floresta”;

14h15min: Mesa-redonda sobre Ciência e Tecnologia;

Palestrantes: Joni Stolberg (UFSC) e Michael Nunes (IFSC);

Mediação: Pétrick Anderson Soares (Unoesc);

19h00min: Apresentação de trabalhos – GT Cultura e Patrimônio.

 

26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA):

09h00: Exibição do documentário “Natureza Cabocla”;

09h15: Mesa-redonda sobre Patrimônio Histórico e Turismo;

Convidados: Jaisson Teixeira Lino (UFFS) e Viviane Bueno (IGR Contestado);

Mediação: Paulo Pinheiro Machado (UFSC);

14h00min: Apresentação de Trabalhos – GT Educação e Extensão;

19h00min: Exibição do documentário “Os guardiões do mensageiro”;

19h20min:  Mesa-redonda sobre Cultura Cabocla;

Convidados: Arlene Anélia Renk (Unochapecó) e Kiciosan da Silva Bernardi Galli (UDESC);

Mediador: Henrique Aniceto Kujawa (IMED).

 

Com informações e imagem: IFC Câmpus Videira.

Publicidade/BED

Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates, há 10 anos, fazendo Comunicação e Esporte em Coletivo!