Página Correio Esportes

sábado, 21 de setembro de 2013

Projeto educativo incentiva a leitura das crianças em passeio de barco

O Projeto 'Barca dos Livros, desenvolvido na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, oferece para crianças e adultos uma forma diferente e divertida para aprender novas histórias.

Desenvolvido por voluntários da biblioteca comunitária da Lagoa, os passeios que ocorrem uma vez por semana já foram realizados cerca de 130 vezes e contam com a ajuda de empresas para continuar, porém os recursos não têm sido suficientes para manter o projeto em ação.


"É possível contribuir com qualquer valor, que será descontado na conta de luz. Isso vai ajudar a manter os gastos com as pequenas coisas", explicou Sayonara Salum, que é contadora de histórias.

De acordo com os voluntários, o projeto da Barca dos Livros começou em 2006, depois da aprovação do Ministério da Cultura, a partir da Lei Rouanet. O cenário que desperta a curiosidade das crianças, desde o começo do passeio, também atrai os pais. Lá, todos escolhem um livro e acomodam-se para desfrutar da leitura. Em seguida, entre uma história e outra, os voluntários utilizam música para envolver todos os presentes. "É bem interessante e muito legal", disse Jaqueline Diniz.

Tomado do Blog:


Siga pelo twitter: @Esportes_Debate

1º Festival de Bets da APAFEC é transferido!


A coordenação da APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), comunica que em função das fortes chuvas ocorridas nos dois últimos dias (19 e 20/09), foi transferida a realização do 1º Festival de Bets da APAFEC, que aconteceria no Santuário Nossa Senhora de Fátima, amanhã 22/09 das 7h00min as 12h00min. Em breve será definida outra data com os meninos e meninas que integram o Projeto Esporte Bemlegal.

Siga pelo twitter: @Esportes_Debate

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Repercussão positiva!


Continua repercutindo positivamente a sugestão que fizemos através da Coluna e do Blog Esportes em Debates, sobre a possibilidade de Fraiburgo e Videira se candidatarem em conjunto para ser sede de uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC. 



Esse tema foi assunto de parte do Programa Bate Bola apresentado pelo comunicador Jonatam Cordeiro da Rádio Fraiburgo, na ultima terça-feira 17/09. O debate começa a tomar corpo, foi proposto a realização de uma mesa redonda, para ampliar as informações sobre este assunto.  Em breve mais informações aqui no Blog e na Coluna, editada semanalmente no Jornal A Coluna.

Siga pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Paulo Freire é lembrado em encontro de educação para a América Latina

Patrono da educação brasileira
Mais de 700 trabalhadores na área de educação de todos os países da América Latina estarão reunidos entre os dias 17 a 22 de setembro em Pernambuco para realizar atividades e debater estratégias de fortalecimento da pedagogia latino-americana. A ação é organizada pela Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), entidade internacional responsável pelas lutas em relação à educação.

Uma homenagem ao educador Paulo Freire foi realizada hoje (19/09), dia do aniversário do pernambucano com o VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, na Universidade Federal de Pernambuco. Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira defendia que o papel da escola era, entre outros pontos, ensinar o aluno a "ler o mundo” para transformá-lo. Ele ainda pôs em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido para a aquisição dos instrumentos de leitura quanto para a sua libertação, experiência que serviu de base para um de seus livros mais conhecidos, "Pedagogia do Oprimido”.

Além da homenagem, o cronograma do evento possui plenárias e apresentações de grupos que pretendem firmar os pilares da chamada pedagogia latino-americana, baseada na educação como instrumento de libertação política e social, a formação integral do ser humano como meta e contribuição da escola para tal libertação e o desenvolvimento da razão ou pensamento como tarefa central da escola que busca promover o desenvolvimento humano e a libertação.

Haverá ainda a inauguração de uma escultura do educador feita pelo artista Abelardo da Hora, um ato político e shows artísticos. No mesmo dia haverá o Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano: Rumo a um movimento latino-americano de ensino, como parte da IX Conferência Regional da IEAL, que tem como objetivo promover debates sobre alternativas de políticas públicas para cada país. Com isso, no futuro eles seriam os protagonistas de uma proposta pedagógica conjunta que consolide o movimento e que garanta a boa qualidade da educação latino-americana.

Quem foi Paulo Freire?
Paulo Régis Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, nordeste do Brasil. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Na adolescência começou a desenvolver um grande interesse pela língua portuguesa. Com 22 anos de idade, começa a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife, casou e teve cinco filhos, daí ensinou no Colégio Oswaldo Cruz em Recife.

No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educação e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro onde apresenta trabalho importante onde defende que a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.

No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Logo após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares.

Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia. Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu o cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 2 de maio de 1997.

Tomado do Portal da ADITAL

Siga pelo twitter: @Esportes_Debate

Jogos Regionais da APAE começam hoje em Videira


Videira sedia a partir desta quinta-feira (19/09) os Jogos Regionais da APAE, competição que reúne paratletas de Caçador, Rio das Antas, Santa Cecília, Arroio Trinta, Salto Veloso, Curitibanos, Tangará e Videira. Os destaques se classificaram para a Etapa Estadual que acontecerá em Criciúma em 2014.

A abertura do evento aconteceu hoje (19/09) às 9h30min, no Ginásio de Esportes da APAE com a presença de autoridades e convidados. Após a cerimônia começaram as disputas de natação para competidores com Síndrome de Down e outras disputas. À tarde a partir das 13h30min, acontecem às disputas do tênis de mesa no Parque da Uva e as 15h30min iniciam as provas de atletismo no Complexo Esportivo do Medalhão.

Na sexta feira (20/09) pela manhã, prosseguem as provas de atletismo e a tarde, no ginásio de esportes da APAE os jogos serão na modalidade de futsal. O encerramento dos jogos está previsto para as 16h00min, com uma reunião entre os professores de educação física para selecionar os atletas classificados para a etapa estadual. Todos os jogos estão abertos a comunidade que está convidada a prestigiar os paratletas da região.

Tomado do Portal da Agência Comunidade

Siga pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

1º Festival de Bets da APAFEC acontece no próximo domingo


A coordenação do Projeto Esporte Bemlegal – PEB, desenvolvido pela APAFEC (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) desde abril de 2003, realiza no próximo domingo (22/09), o 1º Festival de Bets da APAFEC, que acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Fátima, das 7h00min as 12h00min. Poderão participar somente meninos e meninas que fazem parte do PEB.

As disputas serão nos naipes masculino, feminino e também misto, as duplas serão organizadas na hora por idade, para promover uma maior integração entre as meninas e meninos integrantes do PEB. Haverá premiação, para os três primeiros colocados de cada categoria e naipe.

Na quarta-feira (18/09), às 20h00min, no Dojô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel, será realizado um encontro com as mães, pais, responsáveis, crianças e adolescentes do PEB, para a retirada das autorizações e demais orientações pertinentes. 

Curiosidades do Bets
O bets, também é conhecido como jogo de taco, ou bete-ombro é praticando geralmente na rua por crianças e adolescentes. Existem várias versões sobre a origem dessa brincadeira. Uma delas é que foi criada por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII, outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam taco nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos.

Em Minas Gerais o jogo de bets é conhecido como ‘bete-altas’, a expressão seria derivada de ‘bats out’, já em Belém do Pará o jogo é conhecido como castelo ou casinha.

Para praticar o bets, são necessários dois tacos de tamanho médio, dois alvos (podem ser garrafas plásticas, latas de refrigerante ou pedaços de madeira apoiados em forma de tripé; tradicionalmente eram três ramos sem folhas de cerca de 30 cm) e uma bola pequena de borracha, uma bola feita de meias, ou até mesmo uma bola de tênis.

Por se tratar de um jogo típico de cidades do interior do Brasil, praticado em campos abertos, descampados e até mesmo na rua, não há utilização de equipamento de segurança, mas podem ocorrer acidentes, principalmente com os tacos. O lançador fica atrás do rebatedor, por isso, deve ficar um pouco afastado, pois, pode ser atingido pelo manejo do taco.

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

domingo, 15 de setembro de 2013

Sugestão sobre o JASC e OLESC em Fraiburgo e Videira é elogiada


Uma sugestão feita na semana passada, foi muito elogiada por vários leitores/as da coluna e do blog. A sugerencia é para que gestores públicos de Fraiburgo e Videira façam as tratativas necessárias, para que em breve inscrevam as duas cidades para sediarem em conjunto o JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) e a OLESC (Jogos da Juventude Catarinense) no ano seguinte, assim como fez Caçador nos dois últimos anos.

É importante deixar claro que o JASC já teve como sede mais de um município. As cidades de Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, foram sede da 48ª edição, realizada no período de 20 a 29 de novembro de 2008.

A sugestão tem várias finalidades, entre as quais:
  • Fortalecer a pratica em Videira e Fraiburgo das modalidades esportivas que fazem parte do JASC e OLESC;
  • Aproveitar e melhorar as estruturas esportivas existentes nos dois municípios;
  • Construir estruturas esportivas que não existe, exemplo: pista de atletismo descente e espaços públicos para pratica de esportes aquáticos que nenhum das duas cidades tem; e
  • Movimentar a economia e o comércio da região.

Já passou da hora da sociedade civil organizada, promover esse debate e os gestores públicos acordarem para todos os benefícios que tal empreitada geraria para os dois municípios e região, somente assim no futuro seremos sede de eventos esportivos amadores, como estes que estão entre os mais importantes do país.

Siga pelo twitter: @Esportes_Debate

Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro inicia atividades em Lebon Régis


Após três meses de contatos e planejamento, iniciou no sábado (14/09), as 09h00min, as atividades do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro – Núcleo Rio Doce em Lebon Régis. A parceria foi formalizada entre a Cáritas de Lebon Régis e a Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô, com essa parceria 52 estudantes com idades entre 06 e 16 anos, moradores dos bairros Núcleo Rio Doce, Gruta e Centro terão a contato com o Karatê-dô.

Essa arte marcial milenar, tem por objetivos principais, a Disciplina, a Educação e o Respeito, como filosofia de vida, sendo assim instrumento para a construção de um mundo justo, humano, fraterno e Igualitário.


As atividades desse novo núcleo do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, aconteceram sempre aos sábados no horário das 9h00min as 11h00min e estarão baseadas nos mesmos princípios e valores do núcleo do bairro São Miguel em Fraiburgo, desenvolvido pela entidade há mais de 11 anos.

Agradecemos todos os pais e responsáveis, a professora Neilita da V. Rocha (Programa Mais Educação), aos integrantes da Cáritas de Lebon Régis, aos estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro Núcleo São Miguel (Carlos, Jocemir, Marcos Antônio e Richard), que fizeram uma demonstração e acompanharam a aula inaugural no novo núcleo. Agradecemos de maneira especial à Cáritas Diocesana de Caçador, pelo apoio aos projetos sociais de toda a região. Deus nos abençoe em nossos desafios sinceros!


Por Luiz Coelho – Educador Marcial