Página Correio Esportes

sábado, 5 de outubro de 2019

Paratletas de Videira se preparam para disputar o PARAJASC em Caçador

Foto de divulgação
Os paratletas de Videira estão se preparando para participar da etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que acontecem de 14 a 19 de outubro, em Caçador. São 60 paratletas que representarão o município no Atletismo, Futsal, Tênis de Mesa e Bocha. Em busca dos melhores resultados, eles estão treinando intensivamente e superando suas limitações através das modalidades esportivas.
Uma das atletas que irá competir é Elia Ziger. Em 2008 ela sofreu um grave acidente, que resultou na amputação de parte da perna esquerda. Desde então, ela precisou se adaptar as novas condições, o que no início foi bastante complexo, não só pela dificuldade, mas pelo preconceito que tinha de si. Através do esporte, ela retomou o gosto pela vida e a superar suas próprias limitações.
Em 2017, conheceu o paradesporto através de uma amiga. Juntas, iniciaram os treinamentos e Elia conheceu aquela que seria sua nova paixão, o atletismo. Sua primeira participação no Parajasc foi no mesmo ano, em Criciúma, onde conquistou as primeiras medalhas de bronze. No ano seguinte, em Rio do Sul, ela garantiu duas medalhas de ouro e em 2019, o objetivo é repetir o resultado. “Estou me preparando muito para essa competição. O esporte me proporcionou motivação e saúde. Sou muito grata por tudo de bom que o atletismo me trouxe”.
O professor de esportes adaptados, Gustavo Brandalise, relata que os competidores treinaram muito em busca de bons resultados nessa competição. Ele explica que entre os representantes do município estão deficientes físicos, intelectuais, auditivo e pela primeira vez Videira também terá deficientes visuais competindo. “Nossa meta é conquistar o maior número de medalhas possível. Independentemente do resultado, vamos fazer uma brilhante competição, o que será um marco para o paradesporto videirense”.
De acordo com o diretor geral da Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV), Sérgio Ozelami, a evolução do paradesporto em Videira acontece devido ao envolvimento da atual administração. Ele relata que o município conta hoje com paratletas que estão iniciando os treinamentos ainda crianças. “Esse olhar diferenciado para essa área esportiva se consolida com os resultados que Videira vem conquistando. O paradesporto conta agora com uma sede própria, adequada às necessidades. Além disso, mais de 20 paratletas foram contemplados com o Bolsa Atleta, o que vem motivando ainda mais para estes competidores”, completa.

Fonte: Agência Comunidade/Jornal Vitória
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO! 

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Alguns querem palco, outros/as luta.

Estamos falando de dois tipos de luta, é engraçado, mas faz todo sentido.

Por Claudia Weinman*, para Desacato. info.
Foto: Claudia Weinman
Os espaços institucionais me causam estranheza e preocupação, porém é ali, que na sociedade muitas das decisões são tomadas, é só olharmos o que está se fazendo com a reforma da previdência, a trabalhista e tantas outras pautas que nos atingem diretamente.
Parte da vida de trabalhadores e trabalhadoras acaba sendo negociada nesses espaços por pessoas que muitas vezes nunca pisaram em chão de terra, que nunca experimentaram de forma forçada a falta de água, de energia elétrica, que nunca reivindicaram moradia.
De outro lado, são esses trabalhadores e trabalhadoras que passam por tudo isso e muito mais que movimentam toda a estrutura. Por isso o Mauro Iasi fala que “quando os trabalhadores e trabalhadoras perderem a paciência depois de dez anos sem uso, por pura obscelescência, a filósofa-faxineira passando pelo palácio dirá: “declaro vaga à presidência”. Outras coisas vão mudar quando essa paciência se esgotar. A gente sabe, vê que quando o povo se organiza para as lutas, como das últimas vezes, a cavalaria é acionada por esses mesmos engravatados que convocam a força nacional e mandam espalhar bombas e balas de borracha temendo a organização popular que carrega em si a força de transformação.
Mas qual a razão afinal para se falar disso agora? Faz um tempo, as terras do Contestado foram tomando a nossa identidade, pois afinal, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm muito a ver com essa história de genocídio Caboclo e Indígena. Quando chegamos nesse lado catarinense de Terras Contestados percebemos que essa parte “institucional” que comentei acima, justamente não se preocupa com a vida do povo que ali habita. Porque se preocupariam não é mesmo? Esses representam a continuidade do pensamento capitalista e nesse lugar que abriga escolas de assentamentos, moradias do povo assentado, acampamentos indígenas serão sempre invisibilizados por essas pessoas que negociam o caráter, a identidade.
Um fato me chamou atenção outro dia quando aconteceu a sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em homenagem aos 30 anos do Karatê-dô Fraiburguense e 20 Anos do Estilo Hayashi-há no Estado (a primeira sessão da assembleia inclusive, feita ali, na história da região). Uma noite que contou com várias pessoas dessas, de Raiz Contestada, sendo homenageadas e podendo falar no mesmo microfone que os engravatados tomaram para si. Quando assisti pelo vídeo na internet à sessão e ouvi as falas do campeão mundial Anderson Gomes e do professor Luiz Coelho, a emoção tomou conta, pois são pessoas que conhecem aquele chão de terra e luta por água, energia, moradia que falei no começo desse texto.
Ali, nessa região, a comunidade do bairro São Miguel, por exemplo, empobrecida de recursos financeiros é, como disse o professor Luiz Coelho, “a mina de ouro” de Fraiburgo. A meninada dali já garantiu muitas medalhas, mas foi especialmente o Karatê que garantiu a elas o direito humano à informação e ao conhecimento para transformar a sua realidade. Não foi só mérito, mas a organização popular, a luta de moradores e moradores que sem contar com apoios institucionais tiveram que pelear como a gente diz, para conseguir acesso ao que deveria ser premissa básica de vida humana, afinal, o esporte também é direito e dignidade.

Que a luta nunca foi fácil para as gentes nós sabemos, somos parte disso também, mas tem uma palavra que define:
Hipocrisia:
1. Qualidade ou característica do que é hipócrita; FALSIDADE; FINGIMENTO [Antôn.: sinceridade.
2. Ação ou resultado de dissimular, falsear a verdade, as intenções, os sentimentos. Assim são algumas (maioria) das pessoas que estão nesse espaço institucional e que nunca contribuíram de forma concreta ou quando pensam que contribuem se relacionam mais com a palavra:

Assistencialista:
1. A prática assistencialista pode angariar votos, mas não resolve a questão social.
2. Adepto ou praticante do assistencialismo.
A gente assiste e reflete, se não fosse triste seria muito feio ver e ouvir pessoas usando o microfone para falar o que esses poderes institucionais nunca fizeram, usando de uma luta popular e coletiva para se promover. Mas o povo não se cala e sempre dá o seu recado.
Foi lindo de assistir as gentes falando com tamanha propriedade sobre o dia a dia do Karatê-dô Fraiburguense.

*Claudia Weinman é jornalista, diretora regional da Cooperativa Comunicacional Sul no Extremo Oeste de Santa Catarina. Militante do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR).
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Seminário em Lages promove debate com pesquisadores sobre o futuro do meio ambiente

Meio Ambiente e Sociedade 2019 também apresenta projetos de sustentabilidade desenvolvidos na região.
O futuro da natureza - imagem ilustrativa disponível na internet
O Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019, que acontece na próxima sexta-feira, 04 de outubro, em Lages, reunirá pesquisadores e especialistas para um debate de avaliações e perspectivas sobre o desenvolvimento da região e a sustentabilidade no século XXI. As conferências acontecem pela manhã e à tarde (programação abaixo), no Auditório do CAV/UDESC. Além das palestras, também serão apresentados projetos voltados à preservação ambiental na região. A atividade é a terceira de uma série de sete eventos voltados ao tema, em todas as regiões do Estado.
A primeira palestra, Ciclo da Água, Aquíferos, Energia e Gás de Xisto, inicia às 8h30min e aborda um tema fundamental para Santa Catarina, que já tem na pauta projetos para exploração de gás de xisto utilizando o fracking, tecnologia invasiva que já causou danos ambientais irreversíveis em diversas regiões do mundo. A conferência será conduzida pelo professor Dr. Luciano Augusto Henning, do Projeto Rede Guarani/Serra Geral. Luciano tem mestrado e doutorado pela UFSC na área de Geografia e participou de pesquisas na Queen´s University, no Department of Global Development Studies, em Kingston, no Canadá. Atualmente, além de pesquisador do projeto Rede Guarani/Serra Geral, integra a equipe de investigadores do Laboratório de Análise Ambiental (LAAm) do Departamento de Geociências da UFSC, com ênfase na área de recursos hídricos.
A segunda palestra, Energia e Desastres Ambientais, terá a participação do professor Dr. Marcos Aurélio Espíndola, e trata da relação entre o modelo de geração de energia no País e as consequências ambientais e sociais para as populações. O professor é mestre em Geografia pela USP, doutor em Geografia Humana pela UFSC e Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Área de Concentração Sociedade e Meio Ambiente (Desastres Ambientais e Políticas Públicas), também pela UFSC. Sua principal atuação é na análise de risco e desastres, impactos ambientais e o setor energético.
Durante a tarde acontece a conferência Energias Renováveis e tecnologias sociais, com o professor Dr. Marcio Antonio Nogueira Andrade, que coloca no foco o desenvolvimento de formas alternativas de geração de energia e sua interação com a sociedade. O professor é Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP e Pós-doutor no Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC (Núcleo de Engenharia Sanitária do Departamento de Hidráulica) em Lisboa, Portugal, e na Cornell University (Department of Biological and Environmental Engineering) em Ithaca, Nova Iorque, Estados Unidos. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Análise Ambiental (LAAm) da UFSC e professor do Programa de Mestrado em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado (UnC).

Experiências regionais
Também durante a tarde o Seminário abre espaço para a apresentação de projetos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade na região. Serão apresentados o Projeto Lixo Orgânico Zero, da UDESC Lages, Projeto Constituição das Cooperativas de Catadores na Região da Amures (UNIPLAC ITCP), Projeto Rios Comunidade Rio Itapuã (Cáritas e CDH Lages), Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de integração urbana nas questões ambientais (IFSC Lages) e Economia Solidária: Artesanatos Pedra Ferro Bairro D. Daniel - FMM / MMM / FINER-LAGES.
“Nosso objetivo é colocar em pauta as principais questões que envolvem o meio ambiente na região, com destaque para a água. Mas, principalmente, trazer professores e pesquisadores para dialogar com as comunidades a partir das experiências que estas comunidades têm”, explica o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que preside o Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, promotor do evento junto do projeto Rede Guarani/Serra Geral, Escola do Legislativo, Comissão de Turismo e Meio Ambiente, MAB, CNBB Regional Sul 4 e Cáritas Santa Catarina.
Na região, também são parceiros a UDESC, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Lages), ITCP Uniplac, Centro de Direitos Humanos e Cidadania Ir. Jandira Bettoni, Instituto Catarinense da Juventude (ICJ), Fórum de Mulheres do Mercosul, Finer, Cáritas Diocesana de Lages e Marcha Mundial das Mulheres (MMM).
As inscrições gratuitas para o Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019 estão disponíveis no site http://escola.alesc.sc.gov.br/evento

Programação SEMINÁRIO MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE LAGES:

MANHÃ
8h00min – Abertura

8h30min – Palestra: Ciclo da Água, Aquíferos, Energia e Gás de Xisto 
Prof. Dr. Luciano Augusto Henning (Projeto Rede Guarani/Serra Geral)

10h30min – Palestra: Energia e Desastres Ambientais
Prof. Dr. Marcos Aurélio Espíndola (Projeto Rede Guarani/Serra Geral)

TARDE
13h30min – Palestra: Energias Renováveis e tecnologias sociais
Prof. Dr. Marcio Antonio Nogueira Andrade (UFSC)

15h30min – Apresentação de Experiências Regionais
-Projeto Lixo Orgânico Zero - UDESC Lages
-Projeto Constituição das Cooperativas de Catadores na Região da Amures - UNIPLAC ITCP
-Projeto Rios Comunidade Rio Itapuã - Cáritas e CDH Lages
-Tecnologias de Informação e Comunicação como fator de integração urbana nas questões ambientais - IFSC Lages
-Economia Solidária: Artesanatos Pedra Ferro Bairro D. Daniel - FMM / MMM / FINER-LAGES

17h00min – Encerramento
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Eleição para Conselheiros/as Tutelares acontece no domingo 06 de outubro

Imagem ilustrativa/reprodução internet
No próximo domingo, 06 de outubro, ocorrem em todo o país a Eleições do Conselho Tutelar que definirá os novos conselheiros e conselheiras.
Segundo o TRE-SC, ao todo, 1.300 urnas serão utilizadas no pleito de 06 de outubro. E as urnas eletrônicas serão distribuídas para 119 municípios do estado, onde 4.289.785 eleitores poderão votar por meio do processo eletrônico. As demais 176 cidades, responsáveis por 796.534 eleitores, utilizarão urnas de lona.
Em Santa Catarina, os eleitores escolherão cerca de 1.500 conselheiros tutelares do estado, sendo ao menos cinco por cidade.

Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Assista à Sessão Solene da Alesc pelos 30 anos do Karatê-dô Fraiburguense

Na sexta-feira, 20 de setembro, aconteceu a Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) em homenagem aos 30 anos do Karatê-dô Fraiburguense e 20 Anos do Estilo Hayashi-há no Estado, 45 personagens foram homenageados. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores de Fraiburgo, clique abaixo e assista a Sessão Solene completa:   
Comunicação Karatê-dô fraiburguense
Contato: karatefraiburgo2018@gmail.com
KARATÊ-DÔ 2019: 30 ANOS EM FRAIBURGO! 
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!

Karateca da Região no Topo do Ranking Mundial Sub-21

O Karateca Marco dos Anjos da equipe Unochapecó/Arawaza Brasil/Prefeitura de Chapecó assumiu a liderança do ranking mundial na divisão Sub-21 na categoria até 75 quilos. O ouro no panamericano do Chile no início do mês passado, deu os pontos suficientes que consolidou o chapecoense como líder no ranking mundial, seguido pelos atletas da Macedônia, e do Cazaquistão.
Marco conquistou o Panamericano no mês passado - Foto: Arquivo Pessoal
Agora é partir para conquista do Mundial no final deste mês. A liderança no ranking mundial é muito importante para o atleta, pois coloca o mesmo em evidência dentro da modalidade.
“Para mim a importância é ainda maior, pois meu local de treinamento é longe dos grandes centros de referência da modalidade, mostrando com isso que mesmo no interior do Brasil é possível fazer esporte de alta performance. Chapecó têm essa vocação empreendedora e progressista, temos ótimas universidade e somos um povo determinado. Desta forma minha felicidade é dupla, uma por ser o líder do ranking mundial, e outra de poder representar nossa fabulosa Chapecó”, comemora Marco dos Anjos.
Comunicação Karatê-dô fraiburguense
Contato: karatefraiburgo2018@gmail.com
KARATÊ-DÔ 2019: 30 ANOS EM FRAIBURGO! 
Publicidade/BED
Essa iniciativa tem apoio do BED
Blog Esportes em Debates: 
08 ANOS FAZENDO COMUNICAÇÃO E ESPORTES EM COLETIVO!