Página Correio Esportes

sábado, 29 de julho de 2017

A Regularização Fundiária no Frai e no bairro Nossa Senhora Aparecida opinião de um ex-vereador

Foto de divulgação - bairro Nossa Senhora Aparecida
aproximadamente 540 famílias podem ser beneficiadas 
Por Mário Henrique Vicente

O problema fundiário no Brasil tem como origem a desorganização administrativa, em geral é fruto de concessões políticas. Geralmente, alguns prefeitos populistas permitem a ocupação irregular de terrenos em troca de votos.
E, claro, em geral, os terrenos não tem condições básicas de infraestrutura, como saneamento básico, ruas pavimentadas e calçadas, para falar do mínimo. Os moradores, em geral vítimas da politicagem perversa se lançam a sorte de morar em tais condições. É melhor que pagar aluguéis extorsivos.
No Frai, não foi diferente. Há 18 anos, A ocupação desordenada do Bairro Nossa Senhora Aparecida, decorreu desta velha política e, claro, seus moradores, aliás, todos os moradores da cidade, pagam um preço muito alto.
Na época, como vereador, me manifestava que a regularização fundiária era questão de dignidade humana. Afinal, as condições mínimas de moradia importam na elevação da cidadania. Naquela época, o município poderia empreender um loteamento para baixa renda, com os investimentos necessários em infraestrutura e, principalmente, regularizados.
Esta semana, li nas redes sociais, que a associação dos moradores, novamente, toma a iniciativa de debater a regularização fundiária. É claro que o fardo e a fraude da política habitacional do município recairão sobre a Prefeitura e nossa Prefeita, mas será uma oportunidade para marcar pontos, se houver apoio a iniciativa necessária e indispensável a dignidade humana.

______

Sobre o autor: Mario Henrique Vicente é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo.

Obs.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em  Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Publicado originalmente no JORNAL CABOCLO
Publicidade/ Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do
Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Salto Veloso Futsal/Farenzena enfrenta a AAPF Palmitos no domingo 30/07

Depois do empate com a equipe de Curitibanos, no último sábado (22/07) e uma semana de treinos, a equipe do Salto Veloso Futsal/Farenzena volta à quadra para enfrentar a AAPF Palmitos no domingo (30/07), o jogo será realizado no Ginásio Municipal de Salto Veloso e o início da partida será às 18h00, é válido pela segunda rodada do returno do Campeonato Estadual da Liga Catarinense de Futsal, conforme publicação na página do Facebook Futsal Salto.
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Restaurante Portal, Padarias do município, Centro Esportivo, Atletas e comissão técnica da equipe. Para maiores informações sobre a equipe ou contato para adquirir os ingressos podem ser feitos pelos fones: (49) 99972–4822/3539–6015 com Tico-tico, (49) 99932–4860 com Eridio e (49) 99958–3559 com Rogério.
Publicidade/ Blog Esportes em Debates 
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Blogueiro/dirigente esportivo fraiburguense faz sugestão ao gestor da FME: “Abra o olho Tita”

Sapuca - blogueiro e dirigente esportivo 
Por Davi Severo filho (Sapuca)
Está acontecendo uma coisa no nosso campeonato Municipal de Futsal que é de derrubar qualquer Superintendente e quando alguns dizem que a prefeita Claudete é centralizadora e que quer saber de tudo eu dou razão pra ela.
Na FME, o Tita deu liberdade pro Dimi que pode ser um bom menino, pode vir a ser um bom gestor no futuro, mas que no momento não tem a mínima condição de ser um coordenador esportivo até pela sua falta de humildade em reconhecer os erros no regulamento não levando para discussões nos congressos técnicos.
Nosso regulamento no item dos critérios de desempate está ASSIM:
Reprodução Blog Visão Esportiva 
O correto e que é padrão na Fesporte, na Liga Catarinense e na FCFS e utilizado em tudo que é campeonato amador ou oficial no estado e inclusive na OLIZA que é referência como competição na região é o seguinte:
a) Confronto direto
b) Maior número de vitórias
c) Menor número de gols sofridos
d) Gols Average na chave
d) Saldo de gols
e) Maior Saldo de gols
f) Sorteio
Os mais desavisados poderão dizer.  Que diferença faz? E eu explico: Com o menor número de gols sofridos as equipes dependem única e exclusivamente delas, já se vem o saldo de gols antes ou o maior número de gols feitos isso das possibilidades do famoso XUNXO onde uma equipe que por estar classificada ou fora da competição deixa a outra dar uma goleada nela. Então faz muitos anos que esses critérios NÃO EXISTEM NESTAS COMPETIÇÕES.
GOLS AVERAGE: É o resultado da divisão dos gols feitos pelos gols sofridos. Alguns às vezes tiram o critério dos gols average.
Na Liga Nacional de Futsal é usado o critério de maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, cartões e por último o sorteio, porém na Liga a maioria dos jogos são televisionados ou transmitidos por inúmeras rádios o que impossibilitaria a possibilidade de maracutaia entre as equipes.

OUTRA SITUAÇÃO QUE ESTÁ NO REGULAMENTO DA NOSSA FME:
Reprodução Blog Visão Esportiva 
A Regra 07 onde fala Duração da Partida diz o seguinte: Nas categorias sub 17, sub 20 e adulto cada tempo será de 20 minutos.
Vejam só no nosso regulamento: Feminino livre, Veterano e Cinquentinha 15 minutos.  Isso é uma afronta, é desdenhar da inteligência das pessoas, Será que não sabem que até no Cinquentinha as equipes levam no mínimo 08 ou 10 atletas para poderem se revezarem e quando o técnico pensa em colocar alguns outros jogar já não dá mais tempo.
No sub 07 e no sub 09 pode ser um tempo especial de duração que até pode ser inferior, porém todos sabem que na Federação o tempo de 10 minutos é cronometrado e aqui já vi equipes onde quando o professor pensa em colocar a criança jogar já está terminando o jogo porque o cronômetro não para.   Analisando todas as equipes de sub 7 ou sub 09 tem bastante crianças,  então poderia ser tempo de 15 minutos também já que  a maioria dos professores pensam em colocar as crianças jogar sem se preocupar com o resultado do jogo.
Pra terminar e para não falarem que não adianta criticar sem apresentar sugestões, eu sempre digo que quem fala com conhecimento de causa faz crítica e quem fala sem conhecimento de causa FALA MAL, então eu até sugiro que quando tiverem alguma dúvida, que busquem informações com o professor Jilson da APAFEC ou com o Itamar da Silva ( Diabinho) que na minha opinião são umas das melhores cabeças pensantes no ramo da nossa cidade e região e que além de saberem fazer projetos que podem ser utilizados em busca de recursos para nossa FME sabem muito bem organizar tudo que é tipo de eventos.

Sobre o autor: 
Professor Sapuca é professor de educação física, técnico de futsal e futebol, organizador de eventos esportivos e um pagodeiro de primeira qualidade; o texto do educador foi publicado originalmente no Blog Visão Esportiva: para acessar o link original, clique aqui.
Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

Etapa Microrregional do Jesc será disputada no mês de agosto em Fraiburgo

O município de Fraiburgo receberá em agosto a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina, o JESC, para estudantes/atletas com idade entre 15 a 17 anos, a expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente 300 participantes durante os dias 8, 9, 10 e 17 de agosto.
Na ocasião, estarão em disputa as modalidades de Xadrez, Handebol, Voleibol, Futsal, Tênis de Mesa nos naipes masculino e feminino. As disputas acontecerão no Centro de Eventos e o Ginásio da Escola Gonçalves Dias.
Ao menos 21 escolas de 7 municípios da regional devem participar da competição; entre elas, Fraiburgo, Videira, Tangará, Pinheiro Preto, Iomerê, Arroio Trinta e Salto Veloso. Os campeões da etapa de Fraiburgo representarão a microrregião na etapa seletiva programada para acontecer em Caçador com outras microrregiões. 
Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates

Fonte: JORNAL CABOCLO 

Siga o blog nas redes sociais:

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Servidor Comissionado da Câmara de Fraiburgo tira 15 dias consecutivos de ‘folga’ com menos de 1 ano de trabalho

Em menos de um ano no cargo, o diretor geral de gestão de patrimônio da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, José Darcy Soares França, teve a seu favor a dispensa de quinze dias consecutivos de suas funções administrativas.
“Foi concedido quinze dias de folga [ao servidor comissionado]”, disse o administrador da Câmara de Fraiburgo Adilson Dias, que informou que o diretor geral de gestão de patrimônio não irá receber seus vencimentos como servidor público enquanto tiver ausente do cargo.
A reportagem do Jornal Caboclo perguntou ao administrador Adilson, em entrevista feita na tarde da terça-feira (25 de julho), se em menos de um ano no exercício no cargo um servidor público podia ou poderia se ausentar por quinze dias consecutivos do cargo.
O administrador indicou que o presidente do Legislativo de Fraiburgo, o vereador Gerson de Matia, o Cersão (PMDB), teria dado a autorização para os quinze dias consecutivos “de folga para o servidor”. A dispensa temporária de França do cargo de diretor geral de gestão de patrimônio começou no início da segunda metade de julho e deve ir até o fim do mês corrente.
À reportagem do JC, Adilson disse desconhecer o teor do pedido de “folga” ou se haveria um possível atestado médico anexado ao pedido de quinze dias de afastamento do cargo. O caso foi considerado como “excepcional” pelo representante do setor administrativo da Câmara de Fraiburgo.
O caso veio à tona depois de ao menos dois leitores entrarem em contato com a reportagem do Jornal Caboclo, questionando a razão e a eventual legalidade do afastamento temporário do diretor geral de gestão de patrimônio de suas funções administrativas antes de completar um ano no cargo.
Um dos leitores disse a reportagem sobre se o servidor França estaria “passando férias” ou “se estaria fora do estado de Santa Catarina” e ainda comparou a situação do diretor de geral de gestão de patrimônio a dos demais funcionários da Casa Legislativa, que não tiveram ou que eventualmente não possam receber o mesmo tratamento, se eventualmente pedirem. Clique aqui e leia a matéria completa.
Publicidade/ Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

Atleta fraiburguense é destaque na 30ª Edição dos Joguinhos de Caçador; conquista medalha de prata


Ruan a primeiro a esquerda - foto de divulgação 
        O município de Caçador está sendo o principal cenário do esporte amador catarinense entre os 22 a 29 de julho, no período acontece a 30ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
São 15 modalidades em disputa entre as quais o handebol, ginástica rítmica, atletismo, vôlei de praia, ciclismo, xadrez, basquete, futebol, futsal, karatê-dô e voleibol. Os atletas são oriundos de 81 municípios catarinenses. A abertura da competição foi realizada na noite do último sábado (22/07), no Ginásio do Sesi em Caçador.
O enxadrista fraiburguense Ruan Gonçalves conquistou a primeira medalha para o município, ele foi prata na modalidade individual BLITZ (partidas com duração de apenas 10 minutos).
Fraiburgo também participa na categoria equipe pensado, e até o fechamento dessa matéria (26/07), as 11h00, a equipe fraiburguense tinha alcançado duas vitórias contra Balneário Camboriú e Chapecó e acumulava uma derrota para Blumenau, essa categoria é dividia em 07 partidas, a próxima rodada é contra o município de Joinville.    

Com informações da Fesporte e Xadrez Fraiburgo
Publicidade/Blog Esportes em Debat
Essa ação social tem o apoio do Blog 
Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

terça-feira, 25 de julho de 2017

Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras – JTT edição 07

A Cooperativa Comunicacional Sul e o Portal Desacato apresentam: A edição 07 do JTT. Imagem e conteúdo de qualidade.
Confira nesta edição:
- Manifestação do dia 20 de julho reúne centenas de trabalhadores e trabalhadoras nas ruas da capital de SC;
- Mais de 40 médicos cubanos chegaram em SC no mês de junho. Veja a importância para a saúde pública do estado;
- e muito mais.
          Valorize a produção independente catarinense! Assista o JTT#7 abaixo:


Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates

Siga o blog nas redes sociais:

Tangará realiza novos amistosos com as categorias de base

Uma das equipes de Tangará - Foto de divulgação 
Mesmo no período de férias escolares as duas categorias base do futsal tangaraense estão mantendo a preparação para as próximas competições. Na última quarta-feira dia (19/07), foi realizado um amistoso contra o município de Ibiam nos dois naipes, aproveitando foram entregues as medalhas de 3º lugar da equipe masculina na fase microrregional da Olesc 2017.
Já na quinta-feira, (20/07), aconteceu mais um amistoso da categoria sub-16, no masculino e feminino contra as equipes de Videira. O masculino fez apenas um amistoso, já o feminino fez um triangular contra a equipe do Tabajara e a equipe do Bairro Amarante de Videira. Os treinos retornam na segunda-feira (31/07), para todas as categorias. 
Publicidade/ Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates


Siga o blog nas redes sociais:

Moradores do Nossa Senhora Aparecida em Fraiburgo celebram a edição da Lei de Regularização Fundiária

Foto de divulgação
A Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Fraiburgo, publicou na sexta-feira (21 de julho), em sua página eletrônica no Facebook, uma mensagem em que celebra a publicação e sanção pela Presidência da República da Lei 13.465, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana.
A Lei 13.465 entrou em vigor no dia 11 de julho de 2017. Em seu art. 9º está disposto, conforme destaca a página da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida: “ficam instituídas no território nacional normas gerais e procedimentais aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana – Reurb, a qual abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes”.
Com aproximadamente dois mil habitantes, o bairro Nossa Senhora Aparecida possui, conforme cálculo da Associação de Moradores, 554 lotes em situação dita irregular.
A expectativa é que uma reunião para tratar do assunto seja agendada nos próximos dias e autoridades políticas do município de Fraiburgo sejam convidadas a participar de discussões e de buscas de soluções ou ações concretas. Leia matéria completa clicando aqui.
Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog
Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Salto Veloso estreia com empate no returno da Liga de Futsal de SC contra um dos postulantes ao título da competição

Foto de divulgação 
A equipe de Salto Veloso empatou por 3 a 3 com a ADC/Curitibanos uma das postulantes ao título da competição pelo investimento feito, em partida realizada no sábado (22 de julho), em Curitibanos.
A disputa marcou a primeira rodada do returno do Campeonato Estadual da Liga Catarinense de Futsal. “Está semana a equipe trabalhará para enfrentar no próximo domingo, dia 30/07, A.A.P.F. de Palmitos, o jogo será realizado no Ginásio Municipal de Salto Veloso e o início da partida será às 18 horas”, conforme informação publicada na página do Facebook Futsal Salto Veloso.
“Os ingressos para mais está batalha serão comercializados a partir de terça-feira”, cita a página.
Para saber de detalhes do empate de 3 a 3 entre Salto Veloso e Curitibanos, clique aqui.
Publicidade/Blog Esportes em Debates 
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates


Fonte: JORNAL CABOCLO 


Siga o blog nas redes sociais:

Na ultima quarta-feira 19/07 teve inicio os cursos de informática básica e avançada oferecidos Projeto de Inclusão Digital da Apafec

O Pavilhão da Igreja católica, no bairro São Miguel, foi espaço na noite da quarta-feira (19 de julho) de um encontro entre estudantes, pais de estudantes e responsáveis e coordenadores de cursos de informática do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, mantido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).
Na oportunidade, foi dado o início dos cursos de informática básica (14ª turma) e avançada (12ª turma) destinados a crianças (9 anos completos), adolescentes, jovens e adultos sem limite de idade, oferecidos pelo Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes.
“São mais de 35 matriculados”, destacou a coordenação do Projeto de Inclusão Digital. As aulas ocorrem às segundas-feiras (tarde-básico), às terças-feiras (manhã e noite – básico), às quartas-feiras (noite avançado) e às sextas-feiras (tarde-básico).
Atuarão como educadores: Jesié da Rosa, que coordenará o curso avançado e Carolina dos Santos e Jilson Carlos Souza, coordenadores do curso básico.
Os cursos, com duração de 100 horas/aulas, vão de 19 de julho a 22 de dezembro, quando serão concluídas as aulas e feita a entrega dos certificados com o encerramento das atividades da Apafec no ano de 2017.

Sobre o Projeto de Inclusão Digital
O Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, oferece os cursos de informática, é mantido pela Apafec desde outubro de 2006. Desde então, mais de 1450 pessoas fizeram o curso e ou acessaram a internet na Sala de Inclusão da Apafec, localizada no bairro São Miguel.
Mais informações sobre o projeto podem ser conseguidas pelos fones: (49) 99931 – 6598 e (49) 99111 – 6453 ou também pelo e-mail: apafec@apafec.org.br
Publicidade/Blog Esportes em Debates 
Essa ação social tem o apoio do Blog
Esportes em Debates
Fonte: JORNAL CABOCLO 

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @esportesedebate
Facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

Outdoors irregulares nas margens da rodovia Ayrton Senna tem prazo para serem removidos conforme decisão da Prefeitura de Fraiburgo


A Prefeitura de Fraiburgo deu prazo para que os proprietários de outdoors em situação irregular façam a remoção das peças publicitárias postadas às margens da rodovia Ayrton Senna.
Segundo documento emitido pelo poder público local, as pessoas notificadas têm até 10 de agosto de 2017 para cumprir a determinação. Após a data, as placas publicitárias que não tiverem sido retiradas das margens da rodovia, mais especificamente aquelas que estejam em terreno público, serão removidas pela Prefeitura Municipal.
O documento, emitido pela Prefeitura após pedido de informações feito pela reportagem do Jornal Caboclo, destaca que a faixa a ser respeitada para a instalação de outdoors ou peças publicitárias na Ayrton Senna é de 14 metros do eixo da pista.
O documento, no entanto, cita que a “faixa de domínio poderá ser ocupada, mediante prévia autorização do Município, após a análise técnica do empreendimento ou a finalidade a que se destina”.
No pedido de informações, via Lei de Acesso à Informação (nº 12527/2011) feito pela pessoa do editor do Jornal Caboclo, foi solicitada à Prefeitura de Fraiburgo, basicamente: 1) Informações sobre limites da faixa de domínio que garantam segurança daqueles que trafegaram pelas rodovias municipais; informações sobre as formas de ocupação ou uso da faixa de domínio; informações sobre o responsável pela fiscalização das rodovias municipais; informações do nome completo do proprietário legal dos outdoors citados em reportagem.
Das informações pedidas pelo editor do Jornal Caboclo, apenas o nome completo do proprietário dos outdoors citados na reportagem do jornal, não foi informado pela Prefeitura. A justificativa para a falta desta resposta ou a íntegra do documento oficial emitido pode ser conferida no rodapé desta reportagem. Clique aqui e leia matéria completa.
Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais: