Página Correio Esportes

terça-feira, 8 de agosto de 2017

O Karatê-dô e a Educação

Por Luiz Coelho
No Oriente, o Karatê-dô é disciplina obrigatória em escolas e universidades de alguns países, como forma de transmitir um legado cultural e de comportamento perante a sociedade. Na prática, física e filosófica, correta e consciente do Karatê-dô, desde o início do aprendizado, se obtêm noções de respeito e disciplina interna que o praticante leva para o cotidiano.
No Karatê-dô, a convivência cria uma relação de harmonia entre os praticantes da arte, onde todos passam pela posição de líder e liderado. Nessas situações a criança é levada a compreender que não existem diferenças entre ela e um colega, independentemente de sua graduação. Humildemente, um precisa do outro. O treino, simulando situações de ataque e defesa, provoca o crescimento conjunto dos praticantes.
O Karatê-dô fortalece moralmente e emocionalmente o praticante. A busca da perfeição durante a execução das técnicas de Karatê-dô leva a uma busca da perfeição na realização de outras atividades no dia-a-dia da criança. Assim, hábitos e atitudes desenvolvidas são levadas como modelo de comportamento em casa, na escola e no meio social.
______

Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.

Obs.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados no Blog Esportes em Debates são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores. Publicado originalmente no JORNAL CABOCLO.
Publicidade/Blog Esportes em Debates
Essa ação social tem o apoio do Blog Esportes em Debates
Siga o blog nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.