Página Correio Esportes

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pronto para treinar para uma maratona?

A distância mítica inspira muitos corredores, porém demove ainda mais, os 42km que o separam de ser um Maratonista, não são de todo 2 meias maratonas. O que se passa irá mudar a sua vida radicalmente. Mas antes de tomar o primeiro passo, responda às seguintes questões para saber se de facto está pronto para correr uma Maratona.

Corre há pelo menos um ano?
Recomenda-se que esteja a correr regularmente há pelo menos 1 ano, no mínimo 3 vezes por semana em treinos pelo menos de 5km. Se começar um plano de treino para a Maratona sem estes mínimos, poderá correr um grave risco de lesão.

Tem tempo suficiente para dedicar ao treino?
Os planos incluem pelo menos 3 treinos semanais de 6 a 13km mais uma sessão longa ao fim de semana que pode chegar aos 32km. Isto equivale a correr cerca de 6 horas por semana sem contar com os alongamentos e trabalho de reforço muscular, além dos treinos de recuperação. Olhe para a sua agenda e assegure-se que consegue cumprir um calendário assim.

Tem outras prioridades na sua vida?
Se tem filhos pequenos ou se tem um projeto profissional importante para iniciar talvez seja desnecessário somar-lhe outro fator de stress. A estrada espera por si… Poderá continuar a fazer as suas corridas e acumular quilómetros para mais estar poder dedicar-se a 100%, os sacrifícios familiares e individuais a que se terá de obrigar poderão não ser compatíveis com esta sua fase da vida.



Acha que é capaz?
Se não tem a certeza, pense duas vezes. Um plano de treino pode levar 20 semanas, mas se não se sente capaz de fazer 21km, como vai fazer 42km? Tem de acreditar em si, porque isso será vital quando as pernas quiserem ficar na caminha.

Porque quer correr uma Maratona?
Cada maluco tem a sua mania e cada corredor a sua motivação. Correr fez-me sentir capaz de fazer coisas que pensava não serem possíveis, ou por outro lado fez-me sentir capaz de percorrer distâncias que pensava só ser possível fazer de carro. Quando começamos mal conseguimos fazer 5km, e um dia damos por nós a correr uma meia-maratona. Este tipo de experiências muda a maneira de pensar de uma pessoa sobre as suas capacidades.


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.