Página Correio Esportes

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

INICIADO PROCESSO DE TOMBAMENTO DO PRIMEIRO SÍTIO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DA GUERRA DO CONTESTADO, EM SANTA CATARINA

O dia 12 de agosto de 2021 entra para a história catarinense como um grande marco, ao ser protocolado no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do município de Lebon Régis (Trombudo do Contestado) o processo de tombamento do Crematório de Cadáveres de Perdizinhas, no Coração do Contestado. Com este ato, é dado início ao pagamento da dívida histórica republicana brasileira ao povo caboclo remanescente da Guerra do Contestado, ocorrida oficialmente entre 1912 e 1916. Mas esta parcela do pagamento está sendo paga, de fato, pela própria população do município com auxílio de pesquisadores.

Nesta data, a região do Contestado, o município de Lebon Régis (Trombudo do Contestado), o estado de Santa Catarina e o Brasil vivem o marco inicial do reconhecimento e revalorização do patrimônio contestadense-caboclo que seguiu praticamente abandonado pelos poderes públicos estaduais e federais nos últimos 100 anos.

O pedido formal foi feito pela diretoria da Associação Cultural Coração do Contestado, de Lebon Régis (Trombudo do Contestado) e pela coordenação do Observatório da Região e da Guerra do Contestado, que tem sede na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, que protocolaram o primeiro pedido de tombamento de um sítio histórico-geográfico da Guerra do Contestado e do martírio caboclo no Brasil. Esta ação, mais do que simbólica, se caracteriza como um enorme passo no rompimento da invisibilidade, do silenciamento e do esquecimento republicano sobre a causa de um dos momentos mais caros registros de violência do Estado contra o povo brasileiro do sertão, ao longo do processo de formação da nação brasileira.

Crematório das Perdizinhas em Trombudo do Contestado

Fruto de muita luta da atual geração de cidadãos, cidadãs e pesquisadores, contou com um forte envolvimento coletivo, desde a proposição de legislação municipal sobre o tema, passando pelo rompimento da desconfiança local e regional, vivendo momentos de incertezas e, tomados pelos sonhos de numerosas pessoas envolvidas e que jamais deixaram de acreditar que este dia histórico chegaria.

Podemos dizer que são mais de 100 anos de lutas, resistências e encantamentos que buscam a plena coexistência de todos os povos que formam o território catarinense e brasileiro na atualidade.

O estado de Santa Catarina tem basicamente patrimônios tombados sobre a cultura ligada a imigração europeia, e praticamente não há o reconhecimento sobre a cultura indígena, assim como da cabocla e de outras. Este pedido de tombamento, se caracteriza como um ato mais do que simbólico, ele visa demonstrar ao próprio estado que há urgência no reconhecimento e aceite da diversidade dos povos formadores barrigas verdes e que toda expressão cultural tem seu papel na história, por mais que tenha sido ocultada e abafada pela força e venda de uma imagem europeizada catarinense.

É preciso reconhecimento e respeito de tudo, de todas e de todos que fazem Santa Catarina existir, sem a eliminação de determinados grupos sociais, pois tal esquecimento e abandono representa a própria proscrição do estado como um todo!

Em breve, assim que a lei for aprovada, traremos um estudo mais profundo que explicará a importância deste Crematório de Cadáveres de Perdizinhas como patrimônio tombado do Povo Caboclo na região da Guerra do Contestado.  

 

Por Nilson Cesar Fraga, Geógrafo - Pesquisador do CNPq, Universidade Estadual de Londrina e Coordenador do Observatório da Região e da Guerra do Contestado

 

#Contestado

#LebonRégis

#CoexistênciaCabocla

#CulturaCabocla

#GuerraDoContestado

#ValeDoContestado 

Publicidade/BED

Essa iniciativa tem apoio do BED

Blog Esportes em Debates, há 10 anos, fazendo Comunicação e Esporte em Coletivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.