Página Correio Esportes

Sociedade e Política

Coluna Sociedade e Politica nº 022 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 03/12/2015.

IFC em Fraiburgo I
Na última segunda-feira (30/11), no Jornal do Meio dia da Rádio Fraiburgo o atual prefeito de Fraiburgo voltou a dizer: “Quando eu era vice-prefeito não medi esforços para trazer para Fraiburgo o IFC (Instituto Federal Catarinense), tenho uma preocupação muito grande com a formação técnica de nossos jovens”. Neste ano é a segunda vez que o prefeito utiliza desse instituto para divulgar inverdades sobre o processo de Federalização do Ceprof e a fundação do IFC de Fraiburgo a outra oportunidade foi em 02 de março desse ano.

IFC em Fraiburgo II
Ao ouvir a frase acima nas duas oportunidades, passei a perguntar-me, durante o primeiro trimestre de 2009 quando um conjunto de 21 entidades, entre as quais: associações, cooperativas, sindicatos, grêmio estudantil e movimentos sociais se organizaram para lutar pela federalização do Ceproff (Centro de Educação Profissional de Fraiburgo), o atual prefeito não estava na prefeitura, o vice-prefeito era outra pessoa.

IFC em Fraiburgo III
Não satisfeito com essa lembrança, coloquei-me a pesquisar noticias de janeiro, fevereiro e março de 2009, nenhuma delas fazem referencias ao papel desenvolvido pelo atual prefeito, que na época da federalização do Ceproff não era o vice-prefeito. O atual prefeito foi vice-prefeito no mandato anterior.  

Notícias pesquisadas e lidas sobre a federalização do Ceproff:
Notícia 1 – fonte Alesc: Audiência pública debate possível federalização do Centro de Educação Profissional de Fraiburgo

Notícia 2 – fonte Agecon: Coletivo de 21 Organizações Sociais do Contestado Apoiam a Federalização do CEPROFF

Notícia 3 – fonte Blog Escola Estadual: Assinatura deve definir federalização do CEPROFF

Notícia 4 – fonte Blog Opinião: Federalização do CEPROFF

Conclusão I
Lendo as notícias acima conclui que homens e mulheres públicos devem ser comprometidos com a verdade, custe o que custar! Jamais podem tomar como suas conquistas que são da comunidade fraiburguense, fruto da organização popular como é o caso da federalização do Ceproff e o surgimento do IFC em Fraiburgo.

Conclusão II
Nenhuma pessoa pode dizer eu federalizei o Ceproff, e ou, eu trouxe o IFC para Fraiburgo, essa conquista é de toda a comunidade fraiburguense que participou efetivamente com mais de 400 pessoas na audiência pública realizada em 19/03/2009, audiência da qual nem o prefeito, nem o vice-prefeito e muito menos a secretária da educação da época estiveram presente.  

Sugestões e criticas
As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 021 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 26/11/2015.

Seminário e divida histórica
O Estado Brasileiro historicamente tem negado o papel de algumas etnias e cultura na construção e formação do povo brasileiro, em especial a dos negros e indígenas. A obrigatoriedade do ensino de História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas municipais, estaduais e federais de ensino fundamental e médio através das leis: 10.639/2003 e 11.645/08, é o começo de um repensar sobre a importância da cultura das negras, negras e indígenas na formação da sociedade brasileira. Portanto essas duas leis são simbólicas, para a correção, por parte do Estado brasileiro, para o pagamento do débito histórico em políticas públicas para a população negra e indígena. Pensando nisto, a Associação dos Afrodescendentes de São Miguel do Oeste (Afrodesmo) realizou nos dias 20 e 21 de novembro, o 2º Seminário da Consciência Negra, no salão paroquial da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo para debater e refletir sobre a agenda de reivindicações dos negros, negras e indígenas da região extremo-oeste catarinense.

Lei 10.639/2003
Essa lei é um marco fundamental na história das lutas antirracismo e pela democratização do ensino no Brasil, completa em 2015, exatos 12 anos, portanto já é uma adolescente. A Lei 10.639/2003 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e dá outras providências, como incluir o dia 20 de novembro como "Dia Nacional da Consciência Negra". A lei prevê expressamente no caput do artigo 26-A, que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. O parágrafo primeiro da referida afirma que: "O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil". No segundo parágrafo consta que: "Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira".

Lei 11.645/2008
Editada em de 10 março de 2008, altera a lei no 9.394 e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ou seja, a Lei 11.645/08 estendeu a obrigatoriedade para a História e Cultura Indígena, entendendo que negros e índios convivem com problemas de natureza semelhante. Desta maneira, a Lei viria a ser uma ferramenta para superar a ideologia de reprodução dos mecanismos de dominação racial na escola, a partir da alteração no currículo escolar.

Em Fraiburgo
Quais são as atividades promovidas em Fraiburgo para que as leis: 10.639/2003 e 11.645/2008 sejam efetivadas e cumpridas nas escolas estaduais e municipais? Quais são ações desenvolvidas pela secretaria municipal de educação durante a Semana da Consciência Negra? Perguntas... Perguntas elas movem o mundo e ofendem somente os ignorantes e estúpidos!

Sugestões e criticas
As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 020 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 12/11/2015.
Policia ambiental I
O Capão das Araucárias no bairro Jardim América recebeu a visita do destacamento de Videira da Polícia Militar Ambiental na sexta-feira (06/11), segundo os militares a visita foi realizada a partir da denuncia promovida por este colunista no dia 12 de agosto do corrente ano. Ainda conforme a Polícia Ambiental a inspeção teve por objetivo buscar indícios do corte e da derrubada de árvores promovidos pela Secretaria de Infraestrutura Urbana do município nos dias 10, 11 e 12 de agosto, sob a coordenação do Sr. Fiorindo de Oliveira, então Secretário de Infraestrutura Urbana.

Policia ambiental II
A denuncia é que foram arrancadas pela raiz com o auxilio de uma retroescavadeira de 10 a 12 arvores nativas verdes, duas araucárias tiveram parte das cascas danificadas e de 35 a 40 arvores foram roçadas ou passado com a retroescavadeira por cima, essas estavam com o tamanho de 30 a 50 centímetros e faziam parte das 122 mudas de arvores nativas plantadas no ultimo 1º de Maio, por mais de 70 (setenta) fraiburguenses. A denuncia da devastação promovida no Capão das Araucárias nos dias 10, 11 e 12 de agosto foi encaminhada para os seguintes órgãos: Fundação Estadual do Meio Ambiente (FATMA), Ministério Publico Estadual do Meio Ambiente, Registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Policia de Fraiburgo e também a Câmara de Vereadores em todos os órgãos foi entregue levantamento fotográfico com mais de 80 fotos, as quais comprovam os fatos relatados.

Repercussão da visita
Segundo informações do jornalista Cesar Malinoski, que publicou no Blog Opinião em primeira mão a matéria sobre a visita, à repercussão foi muito boa de sexta-feira (06/11) a terça-feira (10/11) a matéria teve mais de 700 acessos. A mesma matéria foi replicada na íntegra no Blog Esportes em Debate e no mesmo período teve mais de 300 acessos.

Degaste eleitoral I
Segundo pessoas muito próximas aos ‘chefes’ dos dois partidos que sustentam o governo municipal, as denuncias da devastação feita no Capão das Araucárias certamente gerará um bom desgaste eleitoral ao atual prefeito, e poderá ser usada por seus adversários durante a próxima corrida a Casa Cinza. 

Degaste eleitoral II
Ainda segundo os ‘ideólogos’ dos dois partidos da base aliada do governo municipal, esse colunista patrocinou as denuncias exatamente para isso, e estão responsabilizando-me por isso! Quero esclarecer que fiz as denuncias pelo profundo amor e compromisso que tenho com o Capão das Araucárias e o único responsável pelo possível desgaste eleitoral é o próprio prefeito, que nomeou alguém completamente inabilitado para a função de secretário de infraestrutura urbana.

Promoção pessoal
Os mesmos ‘ideólogos e chefes’ dos partidos políticos supracitados, também espalharam que as denuncias foram feitas em busca de promoção pessoal, outro grande equivoco, pois não busco promover-me com as lutas que travo, e as denuncias que fiz foram simplesmente para proteger um dos espaços comunitários mais propícios para a prática de esporte e lazer em nosso município, pena que as autoridades municipais ainda não se deram conta disso.

Agradecimentos
Desde o mês de agosto, quando aconteceu o fato, o Blog Opinião do jornalista Cesar Malinoski e a Rádio Fraiburgo, abriram espaço para que eu pudesse dialogar com a comunidade fraiburguense sobre o ocorrido divulgando matérias e realizando entrevistas, por isso, se faz necessário agradecer o espaço dedicado. Também agradeço todas as pessoas que estão enviando mensagem de apoio e parabenização, seja por telefone, via internet e ou pessoalmente.

Sugestões e criticas
As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Sociedade e Politica nº 019 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 05/11/2015.
Novidade
Resolvi dedicar a coluna dessa semana, para dar as boas vindas a uma ótima novidade aos internautas de Fraiburgo e região, trata-se do Blog Interseçõesde Fraiburgo, criado e editado pela Thairine Santos, que se define como vegana, feminista e defensora dos movimentos de emancipação social.

Motivo
Segundo a blogueira novata a criação do blog foi motivada por um episódio vivido em um ‘Grupo do Facebook de Fraiburgo’. O grupo é aberto e possui uma interessante descrição na qual dá as boas vindas a todas as pessoas que queiram participar de debates sobre assuntos em geral, mesmo os assuntos que não possuem relação com acontecimentos da cidade. Neste ‘Grupo do Facebook’, a maioria das opiniões são preconceituosas e discriminatórias a diversos grupos minoritários de nossa sociedade. Na referida ‘confraria virtual’ existem opiniões que atentam contra os Direitos Humanos e as liberdades individuais. Tais opiniões não são propagadas por trolls da internet, mas, pela maioria dos participantes, entre os quais estão ‘pessoas influentes do comércio e da política’ da cidade. Em resumo, um absurdo a forma leviana como temas importantes são expostos. Quando a nova blogueira ficou diante destes comentários pela primeira vez, sentiu-se na obrigação de posicionar-se, por isso, ela criou o Blog Interseções deFraiburgo.

Primeira postagem
Em sua primeira postagem Thairine, explica como tudo teve inicio: “Tudo começou quando um participante (homem, branco) menosprezou um quadro de dados que expõe a baixa representatividade de mulheres, negros e outras minorias no Congresso Nacional. Expus, de forma detalhada e evitando achismos, uma série de dados e análise de contextos históricos que mostram que a baixa representatividade é reflexo de injustiças sociais, e que isso não é um assunto insignificante ou de menor importância. Esta pessoa, e mais outra (também homem e branco), responderam aos meus comentários de forma rasa, ignorando os dados que apresentei. Além disso, as respostas vieram recheadas de comentários machistas e racistas. No final acabei deletada e bloqueada do grupo, sem aviso prévio ou chance de me defender. Segundo informações que soube posteriormente através de terceiros, os dois alegaram que meu perfil era fake. Talvez eles não sejam capazes de imaginar que exista uma mulher com capacidade de contra argumentar, ou talvez seja a forma que eles reagem quando não possuem mais argumentos. A descrição do grupo convida as pessoas ao debate de ideias. Na prática, o contraponto não é aceito, pois, quando existe, é rechaçado de forma violenta”.


Como acessar
O Blog Interseções de Fraiburgo pode ser acessando pelo link: http://intersecfrai.blogspot.com.br, seja muito bem vinda Thairine, Fraiburgo e região carecia de uma mulher escrevendo para fazer o contra ponto ao machismo e conservadorismo imperante em nosso munícipio e região.  

Sugestões e criticas
As críticas e sugestões de temas a serem comentados na Coluna Sociedade e Politica devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Sociedade e Politica nº 018 – publicada na Agência Comunidade, Jornal Vitória, Blog da PJR – PJMP e Blog Esportes em Debates, edição de 22/10/2015.

Escola estadual no São Miguel
No dia 20 de abril de 2011, mais de 250 moradoras e moradores dos bairros São Miguel e Nossa Senhora Aparecida, lançaram a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel. O ato aconteceu no Centro de Educação Cultura e Arte Popular (CECAP). A iniciativa é inédita no município de Fraiburgo, é um movimento social que emergiu da própria população e não tem vinculação político partidária. Até o momento foram mais de 20 ações (reuniões, audiências, ocupação da câmara de vereadores entre outras) organizadas e protagonizadas pelas pessoas e instituições que lutam pela construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel.

Manifestações
Durante os meses de setembro e outubro desse ano, a Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel realizou quatro importantes manifestações:

Manifestação I
Dia 07 de setembro, estudantes e professores\as da Escola Estadual Eurico Pinz (que funciona apenas no período noturno, por falta de prédio próprio), levaram para a avenida o tema da construção da sede própria da escola com muitas faixas, entre elas, uma com ótima pitada de ironia: “Governo finge que eu sou a olimpíadas e constrói a minha sede própria”. A manifestação foi destaque em blogs e sites de notícias da região.

Manifestação II
Na terça-feira, dia 15 de setembro, no Auditório da Unoesc de Videira, na presença de mais de 300 lideranças dos sete municípios que formam a Secretaria Regional de Desenvolvimento de Videira, a 9ª SDR, o assunto da construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel foi destaque outra vez. Entidades que promovem a campanha estiveram presentes e questionaram quais as providências tomadas pela secretaria estadual de educação até o momento, no sentido de iniciar as obras da construção do prédio próprio da escola estadual naquele bairro, tendo em vista que já se passaram 16 (dezesseis) meses, que o secretário estadual de educação Eduardo Deschamps, assumiu em audiência que a referida escola seria construída e até o momento nada foi feito.

Manifestação III
No domingo, dia 04 de outubro, as ruas de Fraiburgo foram palco da 1ª Caminhada Ecumênica pela Paz. Mais de 1200 caminhantes de diversos bairros, comunidades e localidades participaram. Uma das quatro concentrações de caminhantes pela paz partiu do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida. Estudantes e professores da Escola Estadual Eurico Pinz participaram empunhando cartazes que traziam as seguintes mensagens: “Chega de promessas, merecemos nossa escola”; “Temos direito a nossa escola”; e “Queremos nossa escola estadual”. Os estudantes e educadores foram muito bem acolhidos e receberam total apoio dos caminhantes pela paz.

Manifestação IV
Na terça-feira, dia 13 de outubro, um integrante da coordenação da Campanha em Prol da Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel esteve em Florianópolis participando de uma audiência na secretaria estadual de educação. A reunião foi agendada e acompanhada pelo deputado estadual Padre Pedro Baldissera. Durante o encontro, o secretário Estadual de Educação informou que até o final desde mês o Ministério da Educação abrirá espaço para credenciamento de projeto de construção de novas escolas, e o projeto da construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel será registrado, porque segundo o secretário, é uma das prioridades da secretaria estadual da educação.

Estranheza
Causa muita estranheza a inércia do poder executivo municipal, quando o assunto é a construção do prédio próprio da escola estadual no bairro São Miguel. Desde o dia 24 de março de 2014, quando o prefeito assumiu o compromisso em adquirir e doar terreno para que o prédio próprio da escola estadual fosse construída, o prefeito e a secretária municipal de educação não fizeram mais nada! Por que será essa inércia? Será que os dois gestores não tem compromisso com a educação? Será que não tem compromisso com as moradoras e moradores das 15 localidades que podem ser beneficiadas com a construção dessa escola? Perguntas, perguntas, elas movem o mundo e só ofendem os despreparados...

Sugestões e criticas
As críticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


Coluna Sociedade e Politica nº 017 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 15/10/2015

40 anos
O prefeito anterior de Fraiburgo pavimentou com asfalto utilizando dinheiro publico, muitas vias em diversos bairros, em algumas oportunidades ele usou a Rádio Fraiburgo (basta buscar os arquivos das entrevistas), para dizer que os asfaltos que estava sendo feitos durariam 40 anos. Com as fortes chuvas dos últimos dias estão pipocando denúncias de moradores dos bairros São Miguel, Jardim América, Santo Antônio entre outros que o asfalto na frente de suas casas que deveriam durar 40 anos (segundo o então prefeito) não durou mais que 5 anos.  Alguns desses munícipes dividiram o pagamento das melhorias em 36 parcelas, ou seja, recém terminaram de quitar os pagamentos e as pavimentações já estão danificados.  Até quando os politiqueiros mentirão para os cidadão e cidadãs fraiburguenses? O pior esse vivente está se postulando como pré-candidato a prefeito para as previas de seu partido.
 
Lotérica fechada
Segundo consta o bairro São Miguel em Fraiburgo, tem mais de 11 mil habitantes, o que populacionalmente falando o torna maior que 147 municípios catarinenses.  Há mais de 04 (quatro) meses a lotérica que existia na comunidade foi fechada.  Sem explicações claras de quais os motivos que levaram ao fechamento do estabelecimento. Conversando com vários moradores e moradoras do bairro, alguns questionamento sugiram entro os quais: Porque os bancos públicos (Banco do Brasil e ou Caixa) não abrem um posto de atendimento no bairro São Miguel? Porque os bancos privados e ou as cooperativas de créditos ainda não abriram um posto de atendimento? Será que esta faltando visão estratégica aos gerentes das unidades bancárias em Fraiburgo?

Ser palhaço
Precisamente na quinta-feira 15/10, quando se celebra o dia dos professores e professoras, a atual secretaria de educação de Fraiburgo em entrevista ao vivo para uma das duas emissoras de Rádio da cidade disse: “Nos dias atuais, os professores precisam ser criativos e um tanto quanto palhaços”.  Não, mil vezes não... Professoras e professores precisam ter bons salários, ter o direito a formação continuada respeitado, serem respeitados pelos estudantes que devem receber educação e em hipótese alguma podem tornar-se ‘palhaço’ em sala de aula.

Prefiro essas palavras...
Prefiro as palavras de Paulo Freire quando nos ensina: “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor e uma boa professora são imprescindíveis no processo de educativo. Mas, ainda que desejem bons professores/as para seus filhos, porém, poucos pais desejam que seus filhos/as sejam professores/as. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados/as. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. O dia dos professores e professoras é um convite para que todos/as, pais, mães, estudantes, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores/as, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem autônomas e não apenas “cumpridores de ordens”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 016 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 08/10/2015
Perguntas I
Você conhece a câmara de vereadores de sua cidade? Você que é trabalhador/a e sabe como é a sua luta todos os dias. Então, você sabe o que é feito no parlamento de seu município? Vamos utilizar como exemplo, Fraiburgo/SC, são 11 (onze) legisladores municipais. Quantos servidores existem para servir os 11 vereadores? Sabe qual a atividade de cada servidor/a?

Perguntas II
Existe e existia onze pagamentos a serem feitos que são os subsídios de vereadores. Análise de projetos, algumas compras entre outras ações administrativas. Quantos projetos de leis, indicações e moções foram votados este ano? O que mais é feito? Quem faz a limpeza  e a segurança da ótima sede do poder legislativo de Fraiburgo? Quem faz a contabilidade e a administração da câmara de Fraiburgo?

Perguntas III
Você caro cidadão/ã fraiburguense sabe o que acontece com os valores que sobram nas câmaras de vereadores? Eles são devolvidos para o executivo que pode ser destinado a saúde, educação, entre outras ações. Você sabe que o dinheiro que vai para as câmaras de vereadores são impostos pagos pelos trabalhadores/as? Vocês já viram alguma prestação de contas das câmaras de vereadores de nosso país ao povo? No que é gasto o dinheiro do/a cidadão/a, quando esta sob reponsabilidade do poder legislativo? Quantos servidores têm e o que cada um faz? E o valor do salário dos mesmos?  

Devolução
Recentemente foi publicado na imprensa local e regional que o presidente da câmara de vereadores de Fraiburgo comprometeu-se em devolver nos próximos dias aos cofres do poder executivo o valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Ainda segundo as matérias divulgadas esse valor é o resultado da economia que foi apurada durante todo o ano. Duas instituições sem fins lucrativos vêm pleiteado o repasse desses recursos a serem investidos em suas atividades.   

Sugestão I
Já passou da hora que a prestação de contas da câmara de vereadores de Fraiburgo e de outros municípios se tornem publicas. O atual presidente da câmara de vereadores vem implantando várias inovações no parlamento municipal, quem sabe, ele também tonará publico da maneira mais clara possível, quanto o poder executivo repassou a câmara de vereadores em 2015? Onde e como foram utilizados esses recursos? Pois a sobre já foi divulgada.  

Sugestão II
Pesquisando sobre as câmaras de vereadores, para escrever essa coluna encontrei alguns exemplos do que é feito com a ‘sobra dos recursos nos parlamentos municipais’. Um exemplo interessante é a câmara de Caçador-SC, onde os vereadores fazem subvenções sociais que podem ser destinadas a todas as entidades sem fins lucrativas declaradas de utilidade publica municipal, instituições que atuam com atividades sociais, esportivas, culturais, educacionais entre outras. Quem sabe os vereadores de Fraiburgo não apresentam um projeto de lei, para que isso também se torne lei em nosso município.

Lembrete:
Parte dessas reflexões e perguntas são provocações da advogada Anilse Seibel de Guaraciaba, feitas através de sua página pessoal em uma rede social virtual.

Sugestões e criticas

As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Sociedade e Politica nº 015 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 01/10/2015
Erro estratégico I
Segundo divulgação realizada por jornais de circulação regional o município de Fraiburgo desembolsou em julho do corrente ano, a cifra de R$ 37.032,00 (trinta e sete mil e trinta e dois reais) para a realização do Rally Transcatarina. Recursos destinados a um pequeno grupo de ‘atletas’ com excelentes condições financeiras, pois esse esporte é praticado apenas por pessoas que possuem bons rendimentos. Em Fraiburgo são 03 ou 04 praticantes dessa modalidade automobilística. Também circulou nas redes sociais virtuais e em colunas de opiniões que a participação de adolescentes/atletas fraiburguenses nas modalidades de Handebol, Voleibol, Futsal e Tênis de mesa na OLESC 2105 etapa regional de Presidente Getúlio foi cancelada. Um grupo de pais, mães e atletas, estiveram na prefeitura e tentaram realizar audiência com o prefeito para saber quais os reais motivos para o referido cancelamento. A delegação foi recebida apenas pelo secretário de desenvolvimento econômico Tadeu Borges, o qual  alegou que o cancelamento foi devido à falta de recursos financeiros, segundo levantamento seriam necessários investir nessa competição algo em torno de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Portando ficou claro, o erro estratégico da a atual administração que preferiu investir recursos em poucos esportistas argentários e agora faltou dinheiro para incentivar o esporte de base, o qual afasta crianças e adolescentes das drogas e outros malefícios de nossa sociedade.

Erro estratégico II
Estava marcada para acontecer no dia 25/01 a segunda edição da Corrida Unimed em Fraiburgo, a mesma foi cancelada segundo o que esta sendo vinculado na imprensa, devido ao fato de no mesmo dia acontecer em Fraiburgo mais uma edição do Fusca Fest (encontro de carros antigos). Portando eventos distintos e que um não atrapalharia o outro, muito pelo contrario poderiam ser completares. Porém, por falta de dialogo e ação politica (sentido literal da palavra) da atual administração, Fraiburgo perdeu um ótimo evento, para diversificar as praticas esportivas no município, é hora dos gestores esportivos despertarem e compreenderem de uma vez por todas que o esporte não se resume ao futebol, erros estratégicos como estes certamente custarão muito caro aos agentes políticos/partidários que pretendam se candidatar no próximo pleito eleitoral.  

Apafec no Tocantins I
Segundo lista divulgada pela organização do 3º Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais, Santa Catarina será representada por três instituições, a região do Contestado estará presente através da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC), que enviará ao encontro o educador físico Emerson Souza que é um dos fundadores da instituição. Para mais detalhes da programação, acesse: www.facebook.com/IIIPanamericanoJogosTradicionais/timeline

Apafec no Tocantins II
O 3º Encontro Panamericano de Jogos e Desportes Autóctones e Tradicionais,  acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2015, em Palmas no Tocantins, o evento é organizado pela Associação Panamericana de Jogos e Esportes Autóctones e Tradicionais (APJDAT), conta com o apoio da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Apafec no Tocantins III
O representante da Apafec, segundo orientações recebidas da organização do evento, o educador, embarcará no dia 22/10, as 8h26 no aeroporto internacional Afonso Pena em Curitiba e fará escala em São Paulo (Congonhas) e Brasília (J.Kubitschek) com previsão de chegada em Palmas no Tocantins por volta das 16h30min.     

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 014 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 24/09/2015
Troca-troca de partido
O ex-cargo comissionado da Fundação Municipal de Esportes, Marcel Rodrigo de Lemos publicou em seu perfil em uma rede social virtual, nota comunicando que a partir dia 24/09 não fará mais parte das fileiras do PPS (23). Comunica também que seu destino político/partidário já foi definido e de hoje em diante, regressará ao PSDB (45), portando volta ao ninho do tucanato fraiburguense. Segundo a nota os motivos são de foro íntimo e familiar.

Nova filiação
O micro empresário do ramo de tecidos e aviamentos Marcelo de Oliveira, formalizou nesta semana a sua afiliação no PSC (20) de Fraiburgo. Segundo o vereador Josiel Nunes da Silva, fazendo uso da tribuna livre na 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 21/09, o empresário filiou-se para ser candidato a prefeito ou a vice.  Marcelo tem um histórico de participação em associação e clubes de serviço do município.

Movimentações partidárias I
Até dia 30/09 as movimentações partidárias se intensificarão visando o próximo pleito eleitoral. Espero que a partir dessa data os partidos fraiburguense iniciem os debates e formação politica dos pré-candidatos a vereadores/as, prefeito/a e vices, para evitar baixarias como as que observamos nas ultimas eleições municipais.

Movimentações partidárias II
Além disso, é fundamental os partidos prepararem seus pré-candidatos com valores republicanos e construírem bons e reais planos de governo consultando os cidadãos e cidadãs. As movimentações na politica partidária que aconteceram até o momento são bastante semelhantes, e isso muito preocupa a sociedade fraiburguense, pois fica cada vez mais claro, pelas movimentações partidárias realizadas até o momento, que mais uma vez teremos uma disputa apenas de poder pelo poder, ou seja, temas que são centrais para os moradores e moradoras de Fraiburgo ficarão em segundo plano mais uma vez. Claro que muita água irá rolar no Lago das Araucárias até o inicio das eleições de 2016, porém  esta cada vez mais difícil dormir com o barulho desses!

Tribuna livre
Li no Blog Opinião do jornalista Cesar Malinoski e achei interessante a forma que o mesmo abordou minha ida a câmara de vereadores na ultima segunda-feira, por isso resolvi publicar na integra a matéria produzida pelo blog. Obrigado Malinoski pela forma respeitosa como noticiou o tema, parabéns pela qualidade! Leia abaixo o que disse o jornalista:
O educador popular Jilson Carlos Souza foi convidado para participar da 29ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 21/09, ele é morador do bairro Jardim América e faz o uso da tribuna Livre pelo prazo de dez minutos para dissertar sobre a "devastação" promovida pela Secretaria de Infraestrutura Urbana no Capão das Araucárias no bairro Jardim América nos dias 10,11 e 12 de agosto.    O educador entregou dois levantamentos fotográficos com mais 80 fotos, nas quais pode ser observado o dano a duas araucárias, várias arvores arrancadas pelas raízes e a destruição de várias outras arvores que foram roçadas ou passado com a retroescavadeira por cima, essas arvores estavam com 30 a 50cm,  e faziam  parte das 122 mudas de arvores nativas plantadas no dia 1º de Maio do corrente ano como forma de celebrar o dia do Trabalhador/a, realizada por mais de 70 (setenta) fraiburguenses sob a orientação técnica do Viveiro de Mudas Nativas Figueiredo.  Souza solicitou a mesa diretora da câmara de vereadores, requeira junto ao chefe do poder executivo se a prefeitura tinha autorização e plano de corte emitido pelos órgãos ambientais responsáveis. Também foi solicitado pelo educador que a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores promova as seguintes indicações ao poder executivo, para que o mesmo realize as seguintes melhorias no Capão das Araucárias: Instalação de iluminação por toda a extensão do Capão das Araucárias; Construção de muro de contensão para evitar a erosão em toda a extensão da praça; Construção de calçada por toda a extensão, tornado o espaço local apropriado para pratica de corridas e caminhadas a ser utilizado por moradores dos bairros: Jardim América, São José entre outros bairros; Colocação de caçambas móveis para ser depositados entulhos, ao menos uma em cada lado do Capão das Araucárias; Reforma, pintura e demais melhorias no parquinho existente no local e Estudo para tornar a Praça das Araucárias em um Parque Permanente de Preservação Ambiental.  “Estou satisfeito com a minha ida a câmara de vereadores, pude esclarecer a alguns dos legisladores municipais, que existe muita diferença entre limpeza e destruição da natureza, além disso, o uso da tribuna gerou um importante debate e ficou claro nas intervenções dos vareadores da base de sustentação do atual governo municipal a falta de compromisso com a natureza”, finaliza Jilson.

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Sociedade e Politica nº 012 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 17/09/2015

A coluna Sociedade e Politica dessa semana abre espaço para a jornalista Claudia Weinman e reproduz na íntegra a Coluna Palavra Nua que traz presente a 23ª edição da Romaria da Terra e da Água que aconteceu em Timbó Grande no ultimo domingo (13/09).

Chão Contestado e a morte cabocla
Os ‘comunistas’ voltaram para as ruas neste final de semana. Sim. Formaram um cenário de mais de 10 mil pessoas caminhando pelas terras de Timbó Grande\SC, durante a 23ª edição da Romaria da Terra e da Água. Grande parte dos romeiros\as são conhecidos\as como: Vagabundos\as, baderneiros\as, rebeldes e sim, as putas não poderiam faltar é claro. Essa multidão de gente carregava dizeres em memória a esta frase: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.

Dei destaque para o “encantamento”, e até pensei que seria interessante disseminar o seu significado em nosso município, onde, como na maioria da região, o ideal de “encantamento” está ligado aos heróis estrangeiros.

Timbó grande, onde o povo de São Miguel do Oeste fez contato no domingo, dia 13, concentrou um dos maiores massacres da luta pela terra, que foi o Genocídio do Contestado. Sentir o chão de sangue, olhar para o rio que guarda na sua profundidade a memória de tantos corpos jogados como se fossem nada nos faz acreditar ainda mais na necessidade de movimentar. O espaço marcado como sendo o último Reduto Santo do Contestado também traz em seu contexto a história dos inúmeros caboclos e caboclas mortos a fogo de canhão, outros tantos, incendiados dentro das igrejas e casas, sem piedade alguma.

A história do Contestado, a qual citei algumas vezes por aqui, segue tão viva em nós que é impossível não replicá-la. Como podem nossas escolas serem tão vazias desse processo? Como podem nossos meios de comunicação não falarem sobre isso, quando ainda vivem em nossos arredores os caboclos\as, que passam fome, que tem sede de liberdade, que pensam na sua dignidade corrompida pelo poder do ‘desenvolvimento’?

Santa Catarina, local que cresceu, como tantos outros lugares, a base da morte indígena e cabocla, hoje ainda é predominantemente comandada pelos empresários e capachos de guerra. Nosso chão “esconde” gritos... Quando sentimos Taquaruçu, primeiro reduto, também ouvimos esses gritos, que não se calam… A sensibilidade nos faz encontrá-los a cada passo na terra violentada.

Quando paramos para pensar o que foi e o que o Contestado nos representa, brota também a esperança de que esse sistema que oprime tanto a gente não será duradouro. A esperança também nos surge quando ouvimos de líderes inseridos dentro de um contexto conservador da própria igreja, falar da necessidade de nos posicionarmos na contramão da história e reforçarmos os trabalhos de base e a formação de consciência do povo. Essa boa nova nos provoca e marca sim posição em São Miguel do Oeste assim como, tem marcado posicionamento político libertador em outros espaços.

Maria Rosa, Chica Pelega, São João Maria, mártires do Contestado, seguem vivos também nas falas dos jovens que participaram da romaria. Enquanto uma grande parcela da igreja condena a juventude por não frequentar o culto todos os domingos do mês, momentos como a romaria nos fazem pensar no papel político que a juventude possui, de ser igreja onde nem mesmo os ditos mais “fiéis” conseguem ser.

Certamente Jesus Cristo não reuniu o povo rezando individualmente. Ele precisou pisar no chão dos condenados para então trabalhar a sua consciência num pensamento de libertação. É para isso que nos desafiamos e quando citamos Chica Pelega, Maria Rosa, estamos falando de duas jovens que agiram em defesa de suas gentes.

Embrenhados no mato, lutando com facão de pau contra canhões e exército preparado para matar, esses caboclos\as são resistência para nós. Pensar no encantamento do Contestado é também refletir sobre qual fé estamos vivenciando hoje. Se “entre nós está e não o conhecemos, entre nós está e nós o desprezamos”, terço nenhum salvará o homem das imundícies que pratica, desde a condenação dos povos a negação da sua história.

Portanto, seguimos em marcha, denunciando o projeto de morte. A Palavra Nua de hoje, segue vestindo-se de esperança pelo que viu e sentiu neste último final de semana.


Até breve!

Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 011 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 03/09/2015
Decisão acertada
Um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversas em Fraiburgo na ultima semana foi à decisão da Câmara Municipal de Fraiburgo de promover a aproximação com a população, através da transmissão ao vivo das sessões pela Rádio Fraiburgo. Desde a ultima segunda-feira 31/08, quando aconteceu a 27ª sessão ordinária todos os encontros do parlamento municipal serão transmitidos pela Rádio e os cidadãos poderão acompanhar parte do trabalho dos vereadores fraiburguenses no conforto de suas casas. Sem dúvida uma decisão acertada da mesa diretora da casa de leis fraiburguense.

Mulher na politica partidária I
Também na 27ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Fraiburgo a suplente do PP, Elionete Francescato Konkol assumiu como vereadora por 30 dias. Cerca de 80 pessoas acompanhavam a posse da vereadora. Na atual legislatura é a primeira vez que uma mulher toma acento no parlamento municipal.   

Mulher na politica partidária II
Com a posse temporária da vereadora podemos fazer algumas reflexões importantes sobre a participação da mulher na politica partidária. Você sabia que em um ranking com 146 países, o Brasil ocupa o modesto 110º lugar, quando o assunto é a participação feminina na vida politica partidária brasileira, estamos atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.

Mulher na politica partidária III
Muito embora as mulheres representem 51,7% dos eleitores brasileiros, apenas 9% dos integrantes da Câmara de Deputados são do sexo feminino, número semelhante aos 10% registrados no senado. São Paulo, a maior cidade do País, possui os mesmos 9% de vereadoras na câmara municipal. No poder executivo, a situação não é diferente: das 26 capitais, somente duas têm mulheres como prefeitas.

Mulher na politica partidária IV
A tímida representação feminina nos poderes legislativos (municipais, estaduais e federais) se mantém inalterada mesmo depois da aprovação da Lei Eleitoral 9.100, promulgada em 1995, segundo a qual 20% das vagas de candidaturas deveriam ser ocupados pelas mulheres. Em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu outra reforma da lei, tornando obrigatória 30% a proporção mínima de participação das mulheres, mas os partidos políticos alegam ter dificuldades em atrair as mulheres para seus quadros. Nas últimas eleições legislativas, a média de candidatas à câmara dos deputados foi de minguados 19% e para as assembleias legislativas, 21%.

Mulher na politica partidária V
Segundo o professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, José Eustáquio Diniz Alves, o fenômeno não decorre da carência de mulheres aptas a concorrer, mas antes do modo como os partidos são organizados: “Os partidos políticos são controlados por homens, que dão pouco espaço para as mulheres nas estruturas partidárias e para estruturarem suas campanhas”.

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 



Coluna Sociedade e Politica nº 010 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 26/08/2015
Movimentações partidárias I
O PSC (Partido Social Cristão) de Fraiburgo, coordenado pelo vereador Josiel Nunes da Silva recebeu no dia 25/08 a filiação de Ivo Tribeck e Mariana Schur sócios-proprietários da Tribeck Publicidades. Fica claro que seguem a todo vapor as movimentações nos partidos de Fraiburgo visando o próximo pleito eleitoral, segundo informações repassadas em primeira mão a essa coluna, a Mariana poderá ser candidata à vereadora, é esperar para ver.

Movimentações partidárias II
O PPS (Partido Popular Socialista) tinha 04 pretendentes ao cargo de presidente da sigla, segundo informações vinculadas em uma rede social virtual, foi necessário apenas um bate papo, para definir o novo presidente e vice. Será?

Partido Novo I
Novidade na politica partidária fraiburguense, nessa semana esse colunista foi informando que um grupo de pessoas com atuação profissional em diversas áreas está realizando visitas, reuniões e conversas para viabilizar a criação de um novo partido politico em Fraiburgo. O grupo pretende concluiu todos os trâmites necessários para formalizar o partido até meados de setembro e entre os dias 25 e 30 de setembro fará as filiações visando o pleito do próximo ano. Os dirigentes dessa nova agremiação partidária em formação pretendem filiar de 80 a 100 pessoas, e asseguraram que o partido lançará candidato próprio a prefeito e no mínimo 14 candidatos a vereador, disseram ainda que o programa de governo e a forma de fazer politica partidária serão os grandes diferenciais desse novo partido. 

Partido Novo II
Sem duvida alguma Fraiburgo carece de renovação e novidades na forma de fazer politica partidária, por isso à iniciativa é louvável e certamente será um espinho no pé dos tubarões e velhas raposas da politica partidária da terra da maça.

Destaque I
Neste domingo 30/08, acontece na cidade de Brusque no Estádio Augusto Bauer, às 15h00, a final da série B do Campeonato Catarinense 2015. Cabe destacar que as duas equipes já garantiram a vaga na divisão de elite do Catarinense de 2016. Terá fraiburguense participando e fazendo história nessa final. O fraiburguense Jonatam Cordeiro que atualmente integra a equipe de esportes da Rádio Clube AM 1190 de São João Batista próximo a Itapema, vai contar todos os detalhes final da série B do Campeonato Catarinense 2015.

Destaque II
Também recebemos informações quando o assunto é o futuro profissional do comunicador Jonatam Cordeiro, o mesmo poderá ainda este ano emprestar sua narração empolgante a jogos da serie A do campeonato brasileiro de futebol 2015. O narrador fraiburguense aguarda apenas, a finalização de seu credenciamento junto à federação catarinense de futebol para narrar jogos do Avaí e Figueirense na elite do futebol brasileiro, portanto temos um fraiburguense fazendo história no futebol catarinense e brasileiro. Parabéns Jonatam, continue sendo um grande incentivador do esporte, pois é como diz o um desses seus principais bordões: “Esporte é vida, droga é morte”!

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


Coluna Sociedade e Politica nº 009 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 19/08/2015
Superou as expectativas
O Primeiro Bingão e Pastelada da Solidariedade e a 5ª Mateada da Solidariedade realizados no último sábado, dia 15, no Pavilhão Comunitário do bairro São Miguel em Fraiburgo, superaram todas as expectativas das mais de 60 pessoas envolvidas na organização da atividade. Segundo o membro da coordenação da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), João Carlos Rodrigues, o trabalho conjunto com a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, fez com que as atividades superassem tudo o que foi planejado. Mais de 600 pessoas participaram e contribuíram com o karatê-dô e com a Apafec.

Esforço coletivo
Para realizar três eventos em um, foi fundamental a participação de várias pessoas, mais de 60 pessoas que formaram quatro Grupos de Trabalho: GT da Cozinha; GT do Bar; GT da Infraestrutura; e GT de Sonorização, Fotos e Divulgação. Quando o assunto é a venda de cartelas do bingão e cartões da pastelada antecipados, mais de 160 pessoas da Apafec e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô contribuíram.

Premiação
Os prêmios do 1º Bingão da Solidariedade foram distribuídos a 15 ganhadores e ganhadoras. O segundo prêmio, de R$ 900,00, foi divido por dois sortudos. Cada um levou R$ 450,00 em dinheiro para casa. O terceiro prêmio, de R$ 600,00 em dinheiro, teve apenas uma ganhadora. E o prêmio máximo, um boi avaliado em mais de R$ 2.000,00, teve como ganhadora, Eliane Pommerening. Outros prêmios também foram sorteados em rodadas extras e entregues a seus respectivos ganhadores. As fotos dos ganhadores podem ser vistas acessando o link: www.facebook.com/Apafec

Objetivos alcançados
O resultado final do 1º Bingão e Pastelada da Solidariedade chegou ao valor de R$ 14.890,25. O total de saída foi de R$ 5.960,19. Gerando como resultado líquido total o montante de R$ 8.930,06, sendo que a Apafec terá a entrada liquida de R$ 4.465,03 e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô o mesmo valor. Com esse valor os karatecas de Fraiburgo, Lebon Régis e Timbó Grande participaram no dia 12 de setembro de 2015 da 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê-dô categoria B em Urussanga. A Apafec investirá os recursos na continuidade da reforma do Cecap (Centro de Educação, Cultura e Arte Popular).

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 008 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 05/08/2015
Conversas e analises I
Estamos há mais de um ano do inicio do pleito eleitoral municipal de 2016, na coluna anterior escrevi sobre as movimentações e reuniões partidárias que já vem acontecendo, desconectadas da discussão de temas e assuntos importantes para a população que anseia em participar da montagem dos planos de governos e que os mesmos debatam e atendam as principais reivindicações dos cidadãos e cidadãs de Fraiburgo. Essas movimentações continuam e começam aparecer os primeiros nomes. 

Conversas e analises II
Segundo um determinado analista ligado ao atual governo municipal, as primeiras conversas dão conta que serão quatro candidaturas a prefeito de Fraiburgo em 2016. Esse analista tem ouvindo rumores nos corredores da politica partidária que os pré-candidatos seriam os seguintes: Antônio Carlos (PSDB), Juliano Costa (PP), Beto Ferreira (PMDB) e Emerson Zabloski (PPS), todos como cabeça de chapa e as candidaturas à vice estariam todas em aberto.

Conversas e analises III
Outro analista e sabido da politica partidária fraiburguense, faz a seguinte conjectura: no PMDB que a disputa já teve três chapas de pré-candidatos, agora a querela é capitaneada por duas, de um lado estariam Nelmar Pinz (prefeito) e Gabriel Fantin (vice) essa seria a opção conservadora do partido e de outro estariam os pré-candidatos Beto Ferreira e Juca Checci prefeito e vice respectivamente. No lado dos ocupantes da casa cinza, os pré-candidatos seriam o atual prefeito com o Emerson Zabloski vice, outro pré-candidato a vice-prefeito seria o vereador Rodrigo de Lara. Outra informação que esse segundo critico traz a baila, é que corre a boca pequena que sonho do prefeito é ter um vice alguém do PMDB, e o provável pré-candidato a vice-prefeito seria o vereador Gabriel, que vem amenizando suas criticas ao alcaide na tribuna da câmara de vereadores. A terceira chapa apontada seria o atual vice-prefeito Juliano Costa (PP), que trabalha com a possibilidade de costurar um acordo com o PR e ter Jorge Pederiva como vice, caso o mesmo filie-se ao PR e mude o domicilio eleitoral para Fraiburgo, caso essa amarração não se concretize, a opção do pré-candidato a prefeito do PP seria o vereador Josiel Silva (PSC) como vice.

Conversas e analises IV
Portando as analises feitas pelos dois observadores da politica partidária são bastante similares, e isso muito me preocupa, pois fica cada vez mais claro pelos nomes cogitados e as movimentações partidárias realizadas até o momento, mais uma vez teremos uma disputa apenas de poder pelo poder, ou seja, temas que são centrais para os moradores e moradoras de Fraiburgo ficarão em segundo plano mais uma vez, tomará que as disputas não caminhem para os ataques pessoais como aconteceram em pleitos anteriores.

Claro que muita água irá rolar no Lago das Araucárias até o inicio das eleições de 2016, porém durma-se com o barulho desses!

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 





Coluna Sociedade e Politica nº 007 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 29/07/2015
Partidos I
Aconteceu na segunda feira (27/07), no Pavilhão da Comunidade Católica do Bairro São José reunião do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). O evento, denominado Jornada da Unidade - Juntos Por Toda Santa Catarina, reuniu integrantes do diretório municipal, presidente estadual do partido, Deputado Valdir Cobalchini entre outros parlamentares.   O encontro faz parte do roteiro de reuniões que a direção estadual do PMDB vem realizando, com a finalidade de mobilizar o partido para as eleições municipais de 2016.

Partidos II
Já no sábado 25/07, ocorreu reunião do PP (Partido Progressista) no Restaurante Aromas. O encontro serviu para promover a escolha da nova comissão executiva municipal e demais preparativos visando à eleição municipal de 2016. A votação foi por voto secreto e apenas uma chapa inscreveu-se e foi eleita por unanimidade. A mesma ficou constituída da seguinte maneira: Presidente: Juliano Cesar Costa; 1º Vice-presidente: Rodrigo Riegert; 2º Vice-presidente: Osenir Ribeiro; Secretária geral: Elionete Francescatto; Secretário: Rodrigo Jacinto Golin; Tesoureiro geral: Alcides Meirelles;  e Tesoureiro: Nilson Soberano.

Partidos III
Outros partidos a se movimentarem com vistas à eleição de 2016 são o PSD (Partido Social Democrático) e o PPS (Partido Popular Socialista) filiados desses dois partidos são o núcleo duro da atual administração municipal. Lideres desses partidos entre os quais o atual prefeito e o presidente da Sanefrai vem realizando visitas a lideranças comunitárias de diversos bairros. Uma das lideranças visitadas foi o educador João Ademir Cancilier que foi candidato a vereador na ultima eleição.

Partidos IV
Nas noticias vinculadas em jornais, portais de internet e informações que chegaram a este colunista sobre as reuniões, encontros e visitas realizadas pelos partidos citados até o momento não foi feita nenhum tipo de referência à construção de planos de governos e mudanças estruturais que Fraiburgo tanto necessita.  

Sugestões
Para contribuir no debate de futuros planos de governos a Coluna Sociedade e Politica sugere os seguintes temas:
a)      Promoção de eleição direta para diretor e diretora das escolas e creches;
b)     Criação com autonomia estatutária, orçamentária e operacional da Fundação Municipal de Cultura;
c)      Autonomia estatutária, orçamentária e operacional a Fundação Municipal de Esportes;
d)     Criação do Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte e a Cultura;
e)      Redução em 50% (cinquenta por cento) o salário do ‘Primeiro Escalão’, para sobrar recursos financeiros municipais a serem investidos em saúde, educação, cultura, habitação popular;
f)       Redução em 50% (cinquenta por cento) do número de cargos comissionados;
g)     Realização de tratativas junto ao governo federal e estadual para liberação de recursos financeiros para a duplicação da Rodovia Airton Sena, melhorando e ampliando também a calçada e construindo ciclovia em toda a extensão da rodovia;
h)     Pressão junto ao governo estadual, para que a escola estadual seja construída o mais rápido possível no bairro São Miguel e a mesma esteja à disposição dos moradores da região sul do município nos períodos matutino, vespertino e noturno;
i)        Construção, manutenção e melhorias nas praças e espaços de lazer, esporte e cultura comunitários nos seguintes bairros: São Sebastião, Jardim América, Liberata e São Miguel (neste bairro não tem nenhuma praça);
j)        Respeito às instituições, entidades e movimentos sociais mantendo dialogo amplo e constante com os diversos setores organizados de Fraiburgo;
k)      Promoção de reforma tributária desonerando as pequenas e micros empresas;
l)        Fortalecimento de ações concretas para potencializar a cadeia turística do município;
m)   Consolidação de ações que visem a humanização do SUS, e inscrição do município no programa mais médicos;
n)     Apoio e fomento ao debate para fortalecer os grupos, associações e cooperativas que fazem a Economia Solidária no município;
o)     Promova a criação de um novo bairro com moradias populares, pois Fraiburgo têm um déficit em mais de 400 moradias;  
p)     Ações para promoção da organização, fortalecimento e autonomia dos conselhos paritários, além de garantir as condições mínimas de trabalho ao Conselho Tutelar.

Bom debate até a próxima!


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


Coluna Sociedade e Politica nº 006 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 22/07/2015
Transparência I
A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41(I) da Lei nº 12.527/2011, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013. A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Transparência II
Segundo a EBT o município catarinense de Apiúna foi considerado pela CGU o mais transparente no quesito prestação de contas à sua população. Apiúna recebeu nota 10, o município tem 10 mil habitantes e cumpriu com todas as exigências da CGU na prestação de contas e transparência à população. O primeiro lugar e a nota 10 são divididos com o município de São Paulo (a capital paulista). Outras duas cidades catarinenses estão entre as cinco mais transparentes: Frei Rogério em quarto lugar, e Correia Pinto em quinto, ambas com 9,44 de nota. Para surpresa desse colunista, Fraiburgo não figura entre os 492 municípios melhor avaliados quando o assunto é transparência e prestação de contas a seus munícipes. Os dados podem ser verificados no link; http://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente

Biblioteca Municipal I
A Biblioteca Municipal de Fraiburgo além do acervo de livros, cartilhas e jornais recebe duas exposições nos meses de julho e agosto. A primeira é de 860 desenhos dos estudantes da rede municipal de ensino que participaram do concurso de Transcatarina. As obras estão expostas nas vitrines e nas áreas internas da biblioteca até 31 de julho. A segunda exposição é de livros que datam do início do século XX, vitrolas, discos, câmeras e projetores de cinema, ou seja, peças voltadas à comunicação e às artes, esse itens fazem parte do acervo da Casa da Cultura Lydia Frey, e poderão ser visitados na biblioteca até o final de agosto.

Biblioteca Municipal II
As exposições são fruto do trabalho de sua nova coordenadora Letícia Fontanella, que desde que assumiu o posto vem promovendo mudanças significativas na Biblioteca Municipal de Fraiburgo. Os livros do acervo podem ser consultados na biblioteca ou emprestados por 15 dias, com renovação. Para emprestar as obras, basta levar RG, CPF e um comprovante de residência à biblioteca para fazer o cadastro de usuário. Além de emprestar livros, é possível fazer consultas na internet. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30mim. Outras informações pelo fone (0**49) 3908 – 2027 ou pelo e-mail biblioteca@fraiburgo.sc.gov.br.

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 005 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 15/07/2015
Santa Catarina
De acordo com o TCE (Tribunal de Contas do Estado), o governo de Santa Catariana está gastando 49,15% da receita corrente líquida com os salários dos servidores, portanto 0,15 pontos acima do que determina a lei de responsabilidade fiscal. Talvez, por isso, o governador tenha optado por apresentar a sociedade e ao parlamento catarinense o projeto que rebatiza as secretarias de desenvolvimento regionais para agências regionais e corta 217 cargos, o que considero pouco ainda, pela pouca eficiência da maioria das 36 secretarias regionais. É hora de economizar e o governador tem um documento do TCE para comprovar isso.

Chapecó
A prefeitura municipal de Chapecó vem promovendo uma série de ajustes financeiros, o que levará o município a reduzir em até 60% os cargos comissionados. O número de apadrinhados políticos que serão exonerados não foi definido, mas o corte deve representar uma economia de R$ 1 milhão por mês nos cofres da cidade. Atualmente, são 420 comissionados no município de Chapecó.

Itajaí
O prefeito de Itajaí, confirmou nos últimos dias que promoverá a redução do próprio salário, essa será a primeira medida de uma reforma para readequar os custos do município. Outra medida tomada pelo prefeito serão cortes significativos no número de cargos comissionados, que hoje está perto de 500. O principal motivo para as medidas é a queda na arrecadação: Itajaí perdeu 5% de receita nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período no ano passado.

Fraiburgo I
Segundo informações extras oficiais Fraiburgo atualmente tem mais de 120 cargos comissionados e segundo fontes oficiais (site da prefeitura) são 12 agentes políticos (Prefeito, Assessor de Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral do Município, Vice-prefeito, Secretaria de Administração e Planejamento, Secretaria de Finanças, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Ação Social e Presidência da Sanefrai).

Fraiburgo II
Estudos demonstram que o segundo grupo, ou seja, apenas os 12 agentes políticos que formam o chamado ‘primeiro escalão’ da prefeitura de Fraiburgo, retiram em salários mensalmente dos cofres de Fraiburgo o total de R$ 95.094,45 (noventa e cinco mil e noventa e quatro reais com quarenta e cinco centavos). Será que não é hora do prefeito de Fraiburgo, seguir o exemplo do governador e dos prefeitos de Chapecó e Itajaí? E promover uma redução de salários e cargos comissionados! Fazer assim o dever de casa, ao invés de ficar apenas reclamando que o país passa por uma crise, pois ao enxugar despesas, sobrarão recursos para investir na qualidade de vida da população fraiburguense.

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 




Coluna Sociedade e Politica nº 004 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 08/07/2015
Denuncia
Esta circulando em uma rede social virtual um vídeo com denuncia de infiltração e posterior alagamento em salas de aula da Escola Municipal São Miguel. Na noite da segunda-feira (06/07), estudantes da Escola Estadual de Ensino Básico Eurico Pinz, que funciona no bairro São Miguel (apenas no período noturno) em prédio cedido pela prefeitura, antes de iniciar as aulas tiveram que realizar a retirada de agua das salas para poder estudar. O vídeo do trabalho voluntário realizado pelos estudantes pode ser assistindo pelo link: www.facebook.com/100007787957719/videos/1623019997967583/?pnref=story.

Responsáveis
Segundo os estudantes os responsáveis pelo colégio já realizaram as tratativas junto à secretaria municipal de educação de Fraiburgo para que fosse realizada a manutenção para evitar as infiltrações e alagamentos, já faz algum tempo, mas até o momento nada foi feito.

Campanha
A Escola Municipal São Miguel não oferece as condições ideais para funcionamento das atividades pedagógicas da Escola Estadual, por isso desde abril de 2011, moradores dos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão estão mobilizados exigindo a construção da escola estadual funcionando nos três períodos com ensino médio para estudantes moradores dos bairros, comunidades e localidades da região do sul de Fraiburgo. Entidades que atuam nos três bairros mantêm a Campanha Pela Construção da Escola Estadual, como forma de pressionar as autoridades estaduais e municipais, no link: www.escolaestadualnosaomiguel.blogspot.com.br tem informações sobre a campanha.

Omissão I
Durante o vídeo além de secar a sala de aula, os educandos também fazem cobranças claras as autoridades estaduais, pois desde 30 de abril de 2014, o secretário estadual de educação Eduardo Deschamps em nome do governador Raimundo Colombo assumiu o compromisso de construir o prédio próprio da escola estadual em dois anos, e já se passaram 16 meses e até o momento nada foi feito. 

Omissão II
Quais foram os esforços empreendidos pelo atual chefe do poder executivo fraiburguense e secretária municipal da educação nos últimos 16 meses, junto ao governo estadual para que a escola estadual fosse construída no bairro São Miguel?

Omissão III
E a Secretaria de Desenvolvimento Regional o que faz até o momento para que o prédio da escola estadual no bairro São Miguel fosse construído? Segundo dados estatísticos esse bairro em termos populacionais é maior que 147 municípios catarinenses.

Passou da hora
A resolução desse problema não passa apenas por resolver as infiltrações na Escola Municipal São Miguel. A resolução do problema passa pelo comprimento da promessa do governador do estado e do secretário estadual de educação em construir o prédio próprio para a Escola Estadual Eurico Pinz. Por isso, passou da hora do prefeito de Fraiburgo, da secretária municipal de educação e do secretário de desenvolvimento regional juntarem-se a Campanha Pela Construção da Escola Estadual no bairro São Miguel e tomarem as medidas necessárias para a construção desse educandário.

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br


Siga o blog nas redes sociais:
Twitter: @Esportes_Debate 


Coluna Sociedade e Politica nº 003 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 01/07/2015
CPI
Na 20ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, realizada na segunda-feira (29/06) o cidadão Marcelo de Oliveira representante dos moradores e comerciantes das ruas Arnoldo Frey e Rio Grande do Sul, fez uso da tribuna e discorreu sobre o alagamento ocorrido no último dia 14/06, nas ruas citadas. Além de explicitar os prejuízos de alguns dos moradores e comerciantes dessas ruas, Marcelo solicitou em nome dos atingidos pelos alagamentos que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquerido), para averiguar quem são os responsáveis por abrir as comportas do Lago das Araucárias e tomar providências para falhas humanas dessa natureza não se repitam.

Reforma da Lei Orgânica I
A Lei Orgânica de Fraiburgo foi promulgada em 05 de abril de 1990! Qual era a população fraiburguense nessa época? Quais eram as demandas dos moradores e moradoras? Qual era o PIB (Produto Interno Bruto) fraiburguense na década de 90? Quanto Fraiburgo arrecadava em impostos? Com qual orçamento anual o prefeito da época trabalhava? Quantas eram as entidades sem fins lucrativos existentes? 

Reforma da Lei Orgânica II
25 anos se passaram... Quantos somos hoje? Quais as demandas e necessidades dos atuais habitantes fraiburguense? Quanto Fraiburgo arrecada com impostos hoje? Quantas são as instituições sem fins lucrativos neste momento? Nossa lei orgânica comtempla leis que atendem as necessidades e ou demandas dos fraiburguenses hoje?

Reforma da Lei Orgânica III
Será que a Lei Orgânica de Fraiburgo não está defasada e ou desatualizada? Não seria momento de se fazer uma ampla revisão da Lei Orgânica Municipal? Pois, a Fraiburgo de hoje, não é a mesma de 25 anos atrás!

Sugerencia
Além de um processo de revisão e possíveis mudanças na Lei Orgânica Municipal, as mesmas poderiam ser promovidas em audiências publicas e aprovadas por referendum/plebiscito, ou seja, o processo da possível reforma da lei orgânica fraiburguense deve ser democrático e ter a participação direta das cidadãs e cidadãos fraiburguenses.

Casa do povo!
Mesmo com um Habeas Corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, impediu a entrada dos movimentos da juventude na "Casa do Povo" para acompanhar a votação da PEC 171, da diminuição da maioridade penal. Os militantes foram recebidos com bombas de gás lacrimogêneo do lado de fora da casa. Onde está à democracia na ‘casa do povo’?

Sugestões e criticas
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviados para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br



Coluna Sociedade e Politica nº 002 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 24/06/2015
Defesa civil I
A defesa civil tem por finalidade executar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Defesa civil II
Em Fraiburgo uma das obrigações da defesa civil é estar atenta as questões que dizem respeito ao Lago das Araucárias.  Ou seja, sempre que tiver previsões de muitas chuvas, às comportas do Lago devem ser abertas, esvaziando o máximo possível o nosso Lago, assim o mesmo tornar-se um reservatório natural evitando os problemas de alagamento da parte central do município, portando a solução de possíveis alagamentos esta no próprio Lago.

Defesa civil III
A questão dos alagamentos do Lago das Araucárias e do Arroio Passo é muito simples de se revolver, sempre que tiver previsão de chuvas fortes, o nosso Lago precisa ser seco, as comportas do Lago devem ser abertas com pelo menos dois ou três dias de antecedências e não no momento das chuvas torrenciais, assim o Lago passa a ser reservatório ideal para a água das chuvas.

Mudança de voto
O vereador em exercício Sandro Morando mudou seu voto no projeto de lei nº 2420/2015 que autoriza o chefe do poder executivo a aderir ao programa BADESC cidades e tomar empréstimo junto e essa instituição. Isso faz parte da democracia, o que foi antidemocrático e desrespeitoso foi à maneira como o prefeito tratou o assunto, usando o Programa da Prefeitura na Rádio Fraiburgo (pago com recursos públicos municipais), para atacar no campo pessoal os vereadores que votaram contra o projeto na sua primeira votação ocorrida na segunda-feira 15/06. O prefeito utilizou palavras e termos rudes/chulos como expressões do tipo: “Os bonitãos”, relembrando os velhos coronéis da politica partidária, os quais não tinham e não tem apreço algum pela frágil democracia que vivemos.

Reflexão
“O conflito do Contestado com todas as suas especificidades, não deixou de ser um episódio importante na história da luta de classes no Brasil”.  Trecho do livro: Lideranças do Contestado, escrito pelo professor Paulo Pinheiro Machado.

Sugestões e criticas
As sugestões de temas a serem comentados por esse colunista devem ser enviados para o e-mail:  jilsoncarlos@yahoo.com.br 
Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate



Coluna Sociedade e Politica nº 001 – publicada no Portal de Noticias da Agência Comunidade e no Jornal Vitória 17/06/2015
Coluna Sociedade e Politica
Fui desafiado pelo diretor geral Jornal Vitória e Agência Comunidade a escrever uma coluna semanal sobre politica (sentido amplo e literal da palavra) regional o qual aceite e toda quarta-feira, terão comentários desse colunista sobre esse tema na Agencia Comunidade e quinzenalmente no Jornal Vitória. Nessa primeira oportunidade vou arrimar-se ao assunto que tem tomado conta das rodas de conversa em Fraiburgo nos últimos dias, a polemica sobre o empréstimo junto ao Badesc, para asfaltamento e calçamento de ruas de Fraiburgo. 

Derrota I
Na 18ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fraiburgo, realizada no dia 15 de junho de 2015 foi rejeitado por 6 votos contra 5 em 1ª votação, o projeto de lei nº 2420/2015, que “autoriza o poder executivo municipal a aderir ao Programa Badesc Cidades a contrair empréstimo junto a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC) e dá outras providências”.

Contra
Votaram contra o projeto, os vereadores: Oracir Ferreira de Deus (PP), Paulos Santos (PP), Sandro Morando (PT), Gabriel Fantin (PMDB), José Valdir Dias Cechi (PMDB) e Gerson de Matia (PMDB), que deu o voto de minerva, pois essa é uma das prerrogativas do cargo do presidente do legislativo, pois a votação estava empatada.

A favor
Votaram a favor do projeto, os vereadores: Claudio Antônio Padilha (PP), Rodrigo de Lara (PSD), Valcir Rezzadori (PSD), Francisco Maciel (PPS) e José Darcy Soares França (PPS).

Motivos
Segundo explicações dadas em meios comunicação falado e escritos (blogs e sites) alguns dos vereadores justificaram seu voto contra o projeto devido a falta de clareza do mesmo. Pois o artigo 2º do projeto tem o seguinte texto: “A adesão ao Programa BADESC CIDADES propiciará o aporte de recursos ao município para financiamento de Pavimentação Asfáltica e Pavimentação de Passeios Públicos”. Ou seja, o chefe do poder executivo não explicitou quais ruas e bairros seriam beneficiados. Na próxima segunda-feira (22/06) o projeto, terá sua segunda votação.

Desrespeito
Além do voto contrario outro fato que chamou bastante atenção da comunidade fraiburguense, foi à forma desrespeitosa com a qual o prefeito tratou o assunto, usando o Programa da Prefeitura na Rádio Fraiburgo (pago com recursos públicos municipais), para atacar no campo pessoal os vereadores que votaram contrario ao projeto, utilizado palavras e termos rudes/chulos como expressões do tipo: “Os bonitãos”, relembrando os velhos coronéis da politica partidária, os quais não tinham e não tem apreço pelo frágil democracia que vivemos.

Sugestões e criticas
As sugestões de temas a serem comentados por esse colunista devem ser enviados para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br 

Siga o blog no twitter: @Esportes_Debate 
Siga o blog no facebook: facebook.com/blogesportesemdebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.