Página Correio Esportes

sexta-feira, 7 de março de 2014

Escolinhas de Esportes de Macieira já estão em Andamento.

Desde o ultimo dia 22/02, estão acontecendo às atividades das escolinhas e treinamentos de esportes do município de Macieira. O Departamento de Esportes de Macieira – DEMA, contam com duas novidades em comparação ao ano de 2013, o xadrez e o tae-kwon-do as novas opções para a população macieirense.

As oficinas e treinamentos de tae-kwon-do estão sendo conduzidas pelo professor Juliano Pereira, essas atividades só acontecem, em função da parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e são desenvolvidas todas as terças-feiras.


Já as escolinhas e treinamentos de futsal continuam sob a coordenação do educador Paulo Eduardo Gonçalves da Silva, popularmente conhecido por Tico-Tico e devem seguir sob os mesmos moldes propostos, graças a um planejamento realizado de forma constante.

As novas oficinas de Xadrez são realizadas nas segundas-feiras também ficam sob a batuta do educador Tico-Tico, que também é professor do coletivo do Projeto Esporte Bemlegal – PEB em Fraiburgo, desenvolvido pela Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), desde abril 2003. No PEB são desenvolvidas diversas ações e oficinas entre as quais futsal, xadrez, ações de cidadania, passeios...


Todas as crianças e adolescentes de Macieira estão convidados a participarem das atividades do Departamento de Esportes, para isso, deverão preencher a ficha de inscrição disponível na secretaria de educação do município ou nas secretarias das escolas, onde também podem se informar sobre os dias e horários das atividades que pretendem participar.

Por: Paulo Eduardo Gonçalves da Silva – Tico-Tico


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Karatê-dô – Gashuku de Carnaval 2014

O Gashuku de Carnaval 2014, foi realizado no Dojô do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, Bairro São Miguel, na cidade de Fraiburgo, contou no primeiro dia (28/02) com a visita do Sr. Ivo Biazzolo, prefeito municipal, pais e responsáveis, que acompanharam o exame de graduação dos estudantes.

Segundo dia (01/03), no período da manhã, foi realizado exame de graduação, com estudantes do São Miguel, Videira e Lebon Régis, no período da tarde, continuamos com a parte técnica iniciada na sexta-feira.



Terceiro dia (02/03), aconteceu palestra sobre a filosofia do karatê-dô e treino técnico de manhã, à tarde, exame de graduação com estudantes de Ibiam, Tangará e Timbó Grande. Em seguida, mais técnicas, acompanhadas atentamente, pelos estudantes e alguns pais/responsáveis que não mediram esforços para acompanhar o evento até as 17h00min.

Quarto dia (03/03) pela manhã, último dia de treinamento da parte técnica com ênfase, para as técnicas avançadas de Suriashi e Oriashi (arrastar). Segundo estudantes que acompanharam as atividades declararam satisfação com o evento, já que é uma oportunidade de lapidar as técnicas e adquirir conhecimento, para o desenvolvimento pessoal, buscando formação das equipes que representarão o município de Fraiburgo, nos eventos oficiais do calendário anual.

Este foi o 14º ano que o coordenador nacional do estilo Hayashi-ha Shito Ryu, veio a Fraiburgo, acompanhar o desenvolvimento do estilo na Região. “Sair da zona de conforto, chegar ao extremo no treino, exigir o melhor do corpo, são princípios do treinador. Na aula o estudante busca o ensinamento. No treino o estudante busca o aperfeiçoamento da técnica” Shihan Paulo Mota.




“O Gashuku 2014 pode ser considerado o evento mais importante do ano para a mais nobre das artes marciais – o karatê-dô. Conseguimos com a realização desse treinamento intensivo, coordenado pelo Shihan Paulo Mota, oportunizar aos estudantes de Fraiburgo e Região, condições técnicas para representarem seus municípios nos eventos oficiais da Federação Catarinense de Karatê – F.C.K”. Cometa Luiz Coelho

A coordenação da Associação Vital Fraiburgo de karatê-dô agradece a todos que colaboraram, com a realização deste evento em nosso município. Todos os estudantes que participaram, pais/responsáveis, apoiadores, F.M.E. Fundação Municipal de Fraiburgo, Secretaria Municipal de Ação Social, Trombini Embalagens S.A., Fischer S.A., Supermercado Zabloski, Castel Frutas, Farmácia Líder Farma, Cáritas Diocese de Caçador, Prefeitura Municipal de Lebon Régis, Paróquia São José de Timbó Grande, APAFEC – (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), Supermercado Bela Vista / São Miguel, Hotel Renar, Jornal Vitória, Jornal Informe, Restaurante Zesito´s, Aline Morganti Pinto (Fotógrafa/Torcedora).

Por Luiz Antônio Laudelino Coelho – Educador Marcial
CREF – 4.099/P-SC


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

08 de março

Para muitos, pouco é o significado. Talvez por desconhecerem a sua própria história. Outros, por negarem um passado de sofrimento, de violência física e psicológica. Outros ainda, por apenas, se “esquecerem” desta data. O 08 de março, é comemorado por algumas pessoas, na verdade, a data deveria ser mesmo lembrada, estudada nas escolas e ser refletida politicamente em todos os espaços. Dia Internacional da Mulher, o 08 de março.

Tudo bem, mulheres são mães também. Mas não se limitam a isso. Dizer que temos a função de “reproduzir”, é coisa de uma sociedade machista que insiste em impregnar esse pensamento ultrapassado. As 129 mulheres que morreram em 1857, queimadas em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque foram mortas porque indiscutivelmente, formaram corpo e estavam sendo decisivas no processo de movimentação das massas.

Algumas considerações de Lênin se fazem relevantes neste momento histórico. Defendia ele, a criação de um poderoso movimento feminino sobre uma base teórica, clara e precisa, conciliando a teoria marxista com a prática, conquistando para a luta revolucionária, as massas femininas, que já se movimentavam e oferecia perigo à “ordem” patriarcal. É claro que este pensamento feria muita gente, principalmente o mundo das excelências machistas, dos mandantes estupradores de “escravas”, dos queimadores de bruxas na época da inquisição na Idade Média.

Algumas pesquisas mais recentes mostram que a “ordem” patriarcal se mantém e se reproduz de maneira intensa. Na verdade, nem precisaríamos de pesquisa para saber que a sociedade capitalista gera o machismo em diversos canais e com uma frequência espantadora. Li artigos nesta semana, onde, seres “iluminados” defendiam que “A vida da mulher sempre foi mais fácil”. Imagine você ter sido estuprada a vida inteira, tendo que servir aos senhores o tempo todo e sendo excluída de todos os direitos. Mais fácil?

Embora nós mulheres e homens tenhamos conseguido por meio de MUITA LUTA e ORGANIZAÇÃO POPULAR muitos direitos, ainda somos “objeto” para reprodução de músicas que ridicularizam nossa essência. O sertanojo universitário é um dos gêneros musicais que mais prolifera essa idiotice machista, que fala de nosso corpo como se fosse mercadoria, sem consciência de classe nenhuma. Poderíamos falar sobre isso em muitas páginas, mas faltaria espaço para descrever o quanto a educação é machista ao reproduzir uma falsa ideologia sobre a nossa vida, a nossa história.

Quero neste 08 de março, destacar a todas as mulheres e homens, que a luta feminista é histórica, e ela está embasada em direitos equânimes, para que mulheres e homens possam viver dignamente, resistindo a hipocrisia machista e a sociedade capitalista que reproduz uma imagem distorcida do ser mulher. Viva o 08 de março, viva as mulheres e homens, lutadoras e lutadores da história!

Por Claudia Weinman

Publicado originalmente na coluna Oeste de Fato


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quinta-feira, 6 de março de 2014

Projetos e ações da Apafec em 2014

Várias pessoas estão entrando em contato via telefone, e-mail ou por redes sociais na internet, buscando informações sobre o inicio das atividades dos projetos e ações da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) em 2014. Através desde a Apafec informa a situação de alguns de seus projetos e ações:

Projeto Artesanato Cidadão, no domingo 16/02/14, 08 integrantes desse projeto e da coordenação da Apafec, participaram em Tangará da 5ª Fecauva, expondo e comercializando artesanatos produzidos durante o ano de 2013. Nos próximos dias será divulgado quando iniciarão as oficinas para produção de artesanatos em 2014;

Projeto de Cultura Itinerante Mario Lago, as aulas das oficinas de violão e música iniciarão ainda no mês de março, acontecerão em dois dias por semana, nas terças e quintas, no período noturno, serão abertas 20 vagas o educador continuará sendo o músico Robson Ribeiro, em breve começara as inscrições aguardem;

Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, as aulas da 2ª turma do Curso de Instrutor começaram no dia 27/01/14. As aulas dos cursos básico e avançado de informática terão inicio na primeira semana de abril, nos próximos dias serão abertas as matriculas para estes dois cursos;

Projeto Esporte Bemlegal – PEB, começou no dia 23/02/14, no mês de março as atividades são para os meninos e meninas que integravam o PEB em 2013, serão realizadas neste mês atividades especiais como piquenique e passeios. A partir de abril terá inscrições para meninos e meninas novos interessados em participar e ajudar na construção desse projeto;

Outros projetos, atividades e ações estão sendo organizadas e articuladas pela coordenação da Apafec para este ano, todas elas tem como base pedagógica o legado de Paulo Freire o patrono da educação brasileira, aguarde as novidades.

Para mais informações sobre a Apafec acesse: www.apafec.org.br. Contatos pelo e-mail: apafec@apafec.org.br e pelos fones: (0**49) 9111 - 6453 (vivo), (0**49) 9931 - 6598 (tim) e (0**49) 8418 - 3450 (oi). 

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Corrente no Facebook que incentiva consumo de bebida alcoólica pode ter causado a morte de três pessoas no Reino Unido.

"Brincadeira" incentiva consumo de bebida alcoólica em pouco tempo. Lembra dos e-mails com correntes que você recebia quando sua mãe começou a usar o correio eletrônico? Elas também invadiram o Facebook sugerindo compartilhamento de listas de livros, filmes, entre outros.

No Carnaval, uma das correntes que circulou no Facebook foi uma chamada de Jogo Bávaro da Cerveja, uma versão brasileira de um desafio em que incentiva perigosamente o consumo de alguma bebida alcoólica em pouco tempo. Segundo o texto postado em diferentes perfis, o objetivo é desafiar três amigos a tomar MEIO LITRO DE CERVEJA SEM PARAR.

Nas instruções, o amigo desafiado terá de postar, em menos de 24 horas, um vídeo MEIO LITRO DE CERVEJA SEM PARAR. Se não "cumprir" o desafio, terá de pagar uma caixa de cerveja aos amigos. Nos vídeos de quem aceitou o "desafio", a cerveja é bebida em 50 segundos e os comentários dos amigos comemoram que o amigo conseguiu beber. Alguns até brincam por terem sido desafiados.

BRINCADEIRAS À PARTE, É BOM FICAR ATENTO: SEGUNDO O DAILY MAIL, TRÊS JOVENS MORRERAM AO PARTICIPAREM DA BRINCADEIRA EM NOTTINGHAM E CARDIFF, NO REINO UNIDO. O jogo no Exterior é chamado de Neknominate, que significa neck your drink and nominate another, traduzido como vire sua bebida e indique outra pessoa.

Pesquisadores e especialistas que estudam os malefícios do consumo exagerado do álcool aconselham que a bebida pode ser consumida em pequenas doses e lentamente, sempre alternando a bebida alcoólica com água, sucos e comida. O álcool é considerado a segunda causa de câncer, segundo o psiquiatra Thiago Marques Fidalgo.

Cerca de 40% do risco de uma pessoa ter problemas de alcoolismo pode ser explicado por questões genéticas, afirma a psiquiatra Camila Magalhães, do Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas da USP. Quanto mais jovem se inicia o consumo, maior o risco da DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

Fonte: Diário Catarinense


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

quarta-feira, 5 de março de 2014

Agradecimentos a Apafec

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate


Karatê-dô em Lebon Régis se fortalece com exame de faixas e treinamento intensivo

Cinco estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro do Núcleo Rio Doce em Lebon Régis, participaram durante o carnaval de exame de graduação e curso técnico/treinamento intensivo com o coordenador nacional do Estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai – Shihan Paulo Miguel da Mota Junior – 7º dan.

O Gashuku (treinamento intensivo) é realizado há 14 anos, em Fraiburgo, busca o intercâmbio técnico e filosófico entre praticantes do karatê-dô de Fraiburgo e região.

Sensei Luiz e shihan Paulo Mota com karatecas lebonregenses 

No sábado 01/03, aconteceu o cerimonial para a entrega de 07 (sete) faixas pretas para estudantes de Fraiburgo e do Troféu Vital para o Esporte 2013 (Premiação que busca incentivar os destaques municipais e regionais da modalidade e do esporte amador em geral).

O estudante Roberto Caetano Moraes, de Lebon Régis recebeu essa honraria pelos serviços prestados à comunidade lebonregense.

Roberto recebendo o Troféu Vital para o Esporte 2013

Segundo Luiz Coelho. “Com a participação no Gashuku e com a graduação dos primeiros karatecas lebonregenses, surgem agora novos desafios, para os estudantes do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro Núcleo Rio Doce, a serem superados com muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos no projeto”.

No sábado 22/03, a assistente social da prefeitura municipal de Lebon Régis é a convidada para palestrar para os estudantes, pais e responsáveis do Núcleo Rio Doce, essas conversas tem por objetivo formar integralmente os praticantes do karatê-dô.

Fotos: Marcel Rodrigo de Lemos

Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Ótimo negócio!




























Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

segunda-feira, 3 de março de 2014

Cantante Pedro Munhoz fez apresentação em São Miguel do Oeste

O músico popular e trovador gaúcho, Pedro Munhoz fez apresentação na noite de sábado 01/03, no Salão Paroquial em São Miguel do Oeste. O artista cantou várias músicas de sua autoria que contam história das pessoas e dos movimentos sociais, entre as quais a música Canção da Terra, feita em 1999 e que em 2011 foi regravada pela Trupe Teatro Mágico. Em 2013 a canção fez parte da trilha sonora da novela Flor do Caribe.

Integrantes da Apafec com o cantante Pedro Munhoz.
Pedro Munhoz esteve em São Miguel do Oeste a convite da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e da Pastoral da Juventude Rural (PJR), a apresentação do cantante gaúcho foi uma das atividades da Noite Cultural, que também contou o lançamento do Jornal Comunitário editado pelo coletivo PJR/PJMP e do documentário O que a Periferia tem? Prosa na Perifa.    

A Noite Cultural foi uma das atividades do encontro para planejamento e partilha de jovens da roça e da cidade de São Miguel do Oeste, acompanhado e com a participação de 14 integrantes da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular).

Tomado do Portal da Apafec


Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Aliança entre PJR/PJMP e Apafec se fortalece

Com o objetivo de avaliar as atividades de 2013 e planejar as ações em 2014, a PJR (Pastoral da Juventude Rural) e a PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) realizaram nos dias 01 e 02 de março, encontro de formação e planejamento para coordenadores/as das duas pastorais. Para fortalecer a aliança, 14 integrantes dos projetos da Apafec viajaram para São Miguel do Oeste, para participaram do espaço.

No sábado 01/03, as 20h00min no Salão da Paróquia São Miguel Arcanjo ocorreu à noite cultural acompanhada por mais de 250 para o lançamento do documentário O que a Periferia tem? Prosa na Perifa e do Jornal Comunitário da PJR e da PJMP que será bimestral e o nome definido em concurso. Logo em seguida aconteceu à apresentação do cantante Pedro Munhoz, trovador gaúcho, que com seu violão, espalha seu canto por onde passa.

Jovens da PJR/PJMP e Apafec em trabalho em grupo durante momento de estudo.
Com a participação dos integrantes da Apafec nos dois dias de atividades, a aliança com a PJMP e PJR que vem sendo construída desde 2006 se fortaleceu, várias atividades foram planejadas e serão preparadas durante 2014 e nos próximos anos em conjunto pelas três organizações.

As atividades a serem desenvolvidas terão como objetivos proporcionar acesso à cultura, a formação e a educação popular de jovens da base social dos três coletivos. Entre as ações definidas está à realização da 4ª Jornada Paulo Freire de Educação e Cultura Popular que acontecerá em Fraiburgo com várias apresentações culturais e artísticas, durante a primeira semana de junho.

Tomado do Portal da Apafec


 Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate

Troféu Vital Para o Esporte 2013, Apafec foi uma das agraciadas!

Aconteceu sábado 01/03 a entrega do Troféu Vital Para o Esporte 2013, a Apafec – (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular), foi uma das entidades ou pessoas agraciadas com o recebimento da honraria. A entrega do troféu aconteceu durante a confraternização para apresentação a comunidade dos novos faixas pretas da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô graduados em julho de 2013.


O Troféu Vital Para o Esporte é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, a entrega do ultimo sábado marcou a 14ª edição. A premiação tem por objetivo reconhecer os trabalhos realizados por desportistas e entidades em favor do esporte amador de Fraiburgo e região.

Carolina dos Santos da coordenação representou todos os integrantes dos projetos sociais esportivos da Apafec. Além da Apafec, também receberam o troféu: Daniele de Souza Pires, Fatima Pontes, Gerson Isonia Boesing Pereira (Tangará), Jonas Lima, José Osni da Silva, Karine França, Leticia Varella, Marcos Antônio Ribeiro Stegue, Mariane Santos e Roberto Caetano Moraes (Lebon Régis).



 Siga o blog pelo twitter: @Esportes_Debate